Nobel da Paz atribuído à Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares

Tim Wright / ICAN Handout / EPA

O Nobel da Paz foi atribuído, esta sexta-feira, à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares (ICAN na sigla em inglês), informou o Comité Nobel norueguês, que justificou a decisão com o trabalho feito para a eliminação de armamento nuclear no mundo.

Esta coligação de associações que se estende por cerca de cem países foi uma “força motriz” e um “ator líder da sociedade civil” do movimento contra as armas nucleares e galvanizou esforços para “estigmatizar, proibir e eliminar” este tipo de armamento, aponta a argumentação do prémio.

O Comité sublinhou, como “importante argumento” para a proibição das armas, o “inaceitável sofrimento humano” que provocam e destacou que outros tipos de armamento menos destrutivos como as minas antipessoas, bombas de fragmentação e armas químicas e biológicas já foram proibidas por diferentes tratados.

O Nobel destacou que, a 7 de julho deste ano, 122 países assinaram um tratado internacional contra a proliferação nuclear, mas lamentou que nem “os países que têm armas nucleares nem os seus aliados” o ratificaram, apesar dos EUA, Rússia, Reino Unido, França e China terem dado um primeiro passo neste sentido.

Este prémio, acrescenta a decisão, é “também uma chamada” a estes países para que iniciem “negociações sérias” para a eliminação das 15 mil “armas nucleares que há em todo o mundo”.

A ICAN sucede ao Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, distinguido no ano passado pelos seus esforços na restauração da paz na Colômbia.

À semelhança dos restantes, o Nobel da Paz tem um prémio de nove milhões de coroas suecas (cerca de 943.784 euros).

O anúncio deste ano foi a estreia à frente do Comité Nobel de Berit Reiss Andersen, que chegou ao cargo depois da morte de Kaci Kullmann Five, ex-líder conservadora norueguesa, em fevereiro deste ano.

O prémio da Paz fecha os anúncios do Nobel desta semana, que começou na segunda-feira com o de Medicina para os cientistas norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, por descobrirem os mecanismos do “relógio biológico interno”.

No dia seguinte, foi conhecido o Nobel da Física para os americanos Rainer Weiss, Barry C. Barish e Kip S. Thorne pelo seu trabalho na deteção de ondas gravitacionais e, na quarta-feira, foi atribuído o Nobel da Química aos investigadores Richard Henderson, Joachim Frank e Jacques Dubochet pelo estudo da estrutura de biomoléculas.

Esta quinta-feira, foi a vez do Nobel da Literatura, atribuído ao escritor britânico de origem japonesa Kazuo Ishiguro, em reconhecimento da “força emocional” dos seus romances.

Na próxima segunda-feira, será conhecido o Nobel da Economia, o último destes prestigiosos galardões.

A entrega dos prémios vai realizar-se a 10 de dezembro, no aniversário da morte do fundador dos galardões, Alfred Nobel, numa dupla cerimónia na Câmara Municipal de Oslo, onde se entrega o Nobel da Paz, e no Konserthus de Estocolmo, onde serão entregues os restantes galardões.

ZAP // Lusa / EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …