Nobel da Paz para o Presidente da Colômbia

Presidencia El Salvador / Flickr

Juan Manuel Santos, Presidente da Colômbia

O Comité Nobel norueguês anunciou esta sexta-feira que o o Nobel da Paz 2016 foi atribuído ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, pelo acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O Nobel da Paz foi atribuído a Juan Manuel Santos “pelos seus esforços resolutos para acabar com a guerra civil de mais de 50 anos no país” que custou a vida de mais de 220 mil pessoas e obrigou à deslocação de mais de seis milhões de cidadãos.

O comité norueguês afirma que a distinção a Juan Manuel Santos é também um tributo às vítimas da guerra no país.

As negociações de paz com a guerrilha marxista duraram quase quatro anos e o histórico acordo, assinado em 26 de setembro, prevê, entre mais de 150 pontos, prazos e locais para o desarmamento das guerrilhas, a desmobilização dos 5.765 combatentes e a conversão da guerrilha em movimento político legal.

Apesar de a constituição colombiana não exigir uma consulta ao eleitorado colombiano, o Presidente insistiu num plebiscito para dar “uma legitimidade maior” à paz, que classificou como “provavelmente a decisão de voto mais importante” que cada um dos colombianos teria de tomar em toda a sua vida.

Depois dos colombianos terem rejeitado o acordo de paz em referendo – o “Não” ganhou com 50,21% dos votos contra 49,78%, num escrutínio em que a abstenção atingiu os 62% -, o chefe de Estado prometeu não desistir e já tinha anunciado uma nova fase de diálogo.

“Solicitei a Humberto de la Calle, que confirmei como negociador chefe (…), que começasse discussões que nos permitam abordar todos os temas necessários para conduzir a um acordo e ao sonho de toda a Colômbia de acabar com a guerra com as FARC”, afirmou Santos, durante um discurso televisivo, transmitido na noite de segunda-feira.

Carlos Silva / Presidencia de la República

Juan Manuel Santos, Presidente da Colômbia

Juan Manuel Santos, Presidente da Colômbia

Nos últimos anos, as instituições dominaram o Nobel da Paz, tendo arrecadado três dos últimos cinco galardões: em 2012 foi a vez da União Europeia, em 2013 da Organização para a Proibição das Armas Químicas e em 2015 do Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia.

Este ano havia 148 instituições entre os nomeados e a Save the Children era uma das favoritas à vitória. Sobretudo pelo seu trabalho com as crianças nos campos de refugiados na Síria e nos países vizinhos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

CDS-PP quer manter corridas de touros na RTP e contrariar a “política de gosto”

A bancada parlamentar do CDS-PP questionou hoje o Governo sobre o eventual fim das transmissões televisivas de corridas de touros nos canais públicos da RTP, mostrando-se contra a “tutela política” a ditar “uma política de …

Cabeceiras de Basto recua no desconfinamento. Quatro concelhos podem agora avançar

A ministra Mariana Vieira da Silva apresentou um quadro geral da situação em Portugal e revela que há um concelho que vai recuar no desconfinamento: Cabeceiras de Basto. A ministra de Estado e da Presidência acrescentou …

Aeroporto no Montijo pode levar à perda das principais áreas de alimentação das aves migratórias

Caso o Montijo venha mesmo a receber um novo aeroporto, poderá levar à perda de até 30% das principais áreas de alimentação das aves migratórias que passam o Inverno no estuário do Tejo. A conclusão está …

Príncipe de Liechtenstein acusado de matar Arthur, o maior urso da Roménia

Grupos ambientalistas acusaram um príncipe da família real de Liechtenstein de matar o maior urso da Roménia, violando a proibição da caça de grandes carnívoros. Em comunicado citado pelo jornal britânico The Guardian, a ONG romena …

França e Reino Unido mobilizam navios para Jersey e aumentam a tensão no Canal da Mancha

A Marinha francesa respondeu esta quinta-feira ao envio de dois navios-patrulha britânicos para Jersey, na véspera, e mobilizou as suas próprias embarcações militares para as imediações da ilha, contribuindo, dessa forma, para o aumento da …

Governo aprova a criação da tarifa social de internet. Preço ainda vai ser definido

O Governo aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a criação de uma tarifa social de acesso a serviços de internet em banda larga, conhecida como tarifa social de internet, anunciou o ministro de Estado …

Cerca sanitária em Odemira diminuiu casos para menos de metade, garante Governo

O ministro da Administração Interna salientou hoje que a cerca sanitária em Longueira-Almograve e São Teotónio permitiu baixar os casos de infeção por covid-19 em Odemira para menos de metade e acusou a direita de …

Joshua Wong condenado a mais dez meses de prisão por participar em vigília que lembrava "massacre de Tiananmen"

O ativista de Hong Kong Joshua Wong foi condenado a dez meses de prisão por participar em 4 de junho de 2020 numa vigília para lembrar o chamado "massacre de Tiananmen", que Pequim não reconhece. A …

Um polícia morto e vários feridos em tiroteio durante operação no Rio de Janeiro

Um polícia morreu e várias outras pessoas ficaram feridas num tiroteio esta quinta-feira durante uma operação da polícia contra o tráfico de droga na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, noticiou a imprensa. Segundo …

Austrália vai manter fronteiras fechadas até 2022. Índia com novo máximo de casos

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham. "As incertezas sobre a velocidade da vacinação e …