Nobel da Física 2016 premeia descoberta de segredos da matéria exótica no mundo quântico

Anders Wiklund / EPA

Os professores Nils Martensson, Goran K Hansson e Thomas Hans Hansson, da Real Academia das Ciências, apresentam o Prémio Nobel da Física 2016: David Thouless, Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz

O prémio Nobel da Física 2016 foi atribuído esta terça-feira, a meias, a David J. Thouless, e a F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz, “pelas descobertas teóricas das transições das fases topológicas da matéria”.

A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu metade do prémio ao escocês David Thouless e a outra metade aos britânicos Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz.

“Os laureados deste ano abriram a porta para um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos. Usaram métodos matemáticos avançados para estudar fases, ou estados, pouco habituais da matéria, como os supercondutores, superfluidos ou películas magnéticas finas”, pode ler-se no comunicado da Real Academia Sueca das Ciências.

Segundo o comunicado, os três cientistas britânicos “revelaram os segredos da matéria exótica no mundo quântico”.

“Matéria exótica” é um termo que se refere à matéria que de alguma forma se desvia do normal, apresentando propriedades “exóticas” que violam as leis da física, como por exemplo uma partícula que tenha massa negativa ou partículas cujas propriedades sejam compreendidas de forma incompleta pela ciência, como as da matéria escura.

“Graças aos seus trabalhos pioneiros, a caça agora é por novas e exóticas fases da matéria”, conclui o comunicado da Real Academia das Ciências.

O galardão atribuído deixa de fora outras apostas para o Nobel da Física deste ano, como as novas descobertas no campo das ondas gravitacionais e da matéria escura, assim como dos exoplanetas.

Os três cientistas de origem britânica, que realizam as suas pesquisas em universidades norte-americanas, descobriram novos estados de transição da matéria.

Contactado em direto pela academia durante a cerimónia de anúncio do prémio, Duncan Haldane mostrou-se “muito surpreendido e muito grato” pela distinção.

“Este trabalho foi realizado há muito tempo, mas agora há novas descobertas a acontecer baseadas nesse trabalho. Há muita esperança de que estes novos materiais tenham grande potencial”, disse o cientista, citado pelo JN,.

“Como em outras descobertas, tropeçamos nelas e nem nos apercebemos das implicações até que outras pessoas comecem a falar disso”, admitiu o físico britânico.

De acordo com o Observador, os cientistas galardoados estudaram “os supercondutores, os superfluidos e as finíssimas películas magnéticas”, com possíveis aplicações na eletrónica.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou esta segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Química é anunciado amanhã, seguindo-se o Nobel da Paz (sexta-feira) e da Economia (dia 10). O Nobel da Literatura será atribuído no dia 13.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

O prémio Nobel corresponde a uma recompensa de oito milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 834 mil euros.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …