Nobel da Física 2016 premeia descoberta de segredos da matéria exótica no mundo quântico

Anders Wiklund / EPA

Os professores Nils Martensson, Goran K Hansson e Thomas Hans Hansson, da Real Academia das Ciências, apresentam o Prémio Nobel da Física 2016: David Thouless, Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz

O prémio Nobel da Física 2016 foi atribuído esta terça-feira, a meias, a David J. Thouless, e a F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz, “pelas descobertas teóricas das transições das fases topológicas da matéria”.

A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu metade do prémio ao escocês David Thouless e a outra metade aos britânicos Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz.

“Os laureados deste ano abriram a porta para um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos. Usaram métodos matemáticos avançados para estudar fases, ou estados, pouco habituais da matéria, como os supercondutores, superfluidos ou películas magnéticas finas”, pode ler-se no comunicado da Real Academia Sueca das Ciências.

Segundo o comunicado, os três cientistas britânicos “revelaram os segredos da matéria exótica no mundo quântico”.

“Matéria exótica” é um termo que se refere à matéria que de alguma forma se desvia do normal, apresentando propriedades “exóticas” que violam as leis da física, como por exemplo uma partícula que tenha massa negativa ou partículas cujas propriedades sejam compreendidas de forma incompleta pela ciência, como as da matéria escura.

“Graças aos seus trabalhos pioneiros, a caça agora é por novas e exóticas fases da matéria”, conclui o comunicado da Real Academia das Ciências.

O galardão atribuído deixa de fora outras apostas para o Nobel da Física deste ano, como as novas descobertas no campo das ondas gravitacionais e da matéria escura, assim como dos exoplanetas.

Os três cientistas de origem britânica, que realizam as suas pesquisas em universidades norte-americanas, descobriram novos estados de transição da matéria.

Contactado em direto pela academia durante a cerimónia de anúncio do prémio, Duncan Haldane mostrou-se “muito surpreendido e muito grato” pela distinção.

“Este trabalho foi realizado há muito tempo, mas agora há novas descobertas a acontecer baseadas nesse trabalho. Há muita esperança de que estes novos materiais tenham grande potencial”, disse o cientista, citado pelo JN,.

“Como em outras descobertas, tropeçamos nelas e nem nos apercebemos das implicações até que outras pessoas comecem a falar disso”, admitiu o físico britânico.

De acordo com o Observador, os cientistas galardoados estudaram “os supercondutores, os superfluidos e as finíssimas películas magnéticas”, com possíveis aplicações na eletrónica.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou esta segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

O Nobel da Química é anunciado amanhã, seguindo-se o Nobel da Paz (sexta-feira) e da Economia (dia 10). O Nobel da Literatura será atribuído no dia 13.

Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

O prémio Nobel corresponde a uma recompensa de oito milhões de coroas suecas, o equivalente a cerca de 834 mil euros.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Fez a Amadora e uma parte de Luanda". Amigo de Salgado nega "qualquer perdão de dívida" do Montepio

O construtor civil José Guilherme, que está no centro das investigações ao Banco Montepio, assegura que não recebeu qualquer empréstimo sem garantias, nem "qualquer perdão da dívida", garantindo ainda que sempre cumpriu todas as suas …

Entre Rui Rio e Luís Montenegro, há quem vote no regresso de Passos Coelho

O presidente do PSD, Rui Rio, e o antigo líder parlamentar Luís Montenegro voltam hoje a disputar eleições directas, numa inédita segunda volta em que podem votar 40.604 militantes com as quotas em dia. Nos …

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …