Nobel da Medicina diz que a covid-19 foi criada em laboratório em Wuhan

Prolineserver / Wikimedia

Luc Montagnier foi laureado com o Nobel da Medicina em 2008.

O cientista laureado com o prémio Nobel da Medicina em 2008, Luc Montagnier, defende que o novo coronavírus foi criado num laboratório em Wuhan, na China.

Luc Montagnier foi o laureado com o Nobel da Medicina, em 2008, após ter ajudado a identificar o vírus do HIV. Numa opinião altamente controversa, o especialista diz que o novo coronavírus foi criado num laboratório em Wuhan, na China, o epicentro original da pandemia.

A teoria de Montagnier foi anteriormente contradita num estudo, publicado no mês passado na revista científica Natural Medicine. Um grupo de cientistas conseguiu comprovar que o vírus é um produto da evolução natural, refutando assim as teorias da conspiração que sugeriam que o novo coronavírus era uma arma biológica criada em laboratório.

Em entrevista ao Porquoi Docteur, Montagnier diz que a versão relatada de que o vírus terá começado a ser propagado num mercado de Wuhan é uma “história da carochinha”.

O virologista e médico francês de 87 anos alega que o genoma completo do novo coronavírus possui sequências de outro vírus, nomeadamente o HIV. “É o trabalho de um aprendiz de feiticeiro”, sustenta o prémio Nobel da Medicina de 2008.

De acordo com a revista Sábado, Montagnier acredita que a sequência do HIV terá sido inserida no genoma do coronavírus na tentativa de fazer uma vacina contra o HIV.

“O laboratório da cidade de Wuhan especializou-se neste tipo de coronavírus desde o início dos anos 2000. Eles têm experiência nessa área“, explicou o especialsita. “Não fomos os primeiros, já houve um grupo de cientistas indianos tentou publicar um estudo que mostrava que o genoma completo deste coronavírus possuía sequências de outro vírus, o HIV, o vírus da SIDA”.

Luc Montagnier tem estado no centro de várias polémicas nos últimos anos, tendo mesmo publicado vários artigos muito mal recebidos por diversos cientistas, escreve o Observador. O investigador francês já sugeriu também, por exemplo, tratar o autismo com antibióticos e chegou a defender a homeopatia e a anti-vacinação.

ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. Acredito mais nesta versão do que qualquer outra, no entanto nunca se saberá ao certo, porque do país de onde vem a origem do mal jamais sairá qualquer informação fidedigna. Uma coisa é certo, continuar a Europa de cocaras perante os interesses da China, será a nossa ruína completa, é altura para meditar e repensar o futuro quanto ao sistema de globalização a seguir.

    • Pois claro. Desses amarelos, vermelhos, etc., só pode vir maldade, não é? Vamos desconfiar porque fomos amestrados para isso. De cócoras nunca! A não ser… aos EUA, à União Europeia, à Arábia Saudita, a Israel…

      • Amestrados? Já vivi em dois regimes e nenhum me limitou o pensamento, portanto você é que parece sofrer de vesguice política ao se recusar reconhecer a forma do regime em causa e a forma como a UE abdicou da sua capacidade tecnológica, científica e industrial para entregar de mão beijada quase tudo isso nas mãos dos asiáticos, se não consegue ver agora uma dependência destas em coisas tão simples como luvas ou máscaras, jamais conseguirá detectar qualquer outra anomalia.

        • “De mal a pior”, concordo em absoluto com o seu comentário.
          Infelizmente, tudo o que referiu é o resultado da ganância desmesurada. A troco de custos de produção mais baixos, nomeadamente baixos vencimentos, muitas das empresas de topo europeias e não só, deslocalizaram a produção dos seus produtos para a China, entregando, como bem referiu, todo o “know-how” de “bandeja”. Eles, que não são parvos, aproveitaram a oferta e, agora, que já dominam tecnologias e formas avançadas de produzir, fazem-no, estabelecendo um novo paradigma, ou seja, os “aprendizes pobrezinhos”, que trabalham em formato de semi-escravatura, pela “tacinha diária de arroz”, tornaram-se nossos concorrentes. Estes empresários, imbecis e ganaciosos, involuntáriamente e numa incomensurável estupidez, pautados pela falta de visão de longo prazo, acabaram por “acordar o gigante” e torná-lo um sério concorrente.

  2. “Eu tenho um Nobel e posso dizer o que quiser: abaixo as vacinas, os chineses são maus e amarelos e criam bichos, vamos tratar o autismo com antibióticos, o cancro com água benta e canela… Eu tenho um Nobel!”

    • Completamente!
      Na cabeça de um alucinado que acredita em tratamentos à base de água com “memória”, tudo é possível!…
      Curiosamente não apresenta qualquer indício que corrobore os disparates que diz!
      “Eles têm experiência nessa área”
      Eles quem?
      Qual laboratório?
      Parece mesmo conversa de taxista (sem ofensa) e não de um médico, mas, há malucos para tudo e idade também não perdoa!…
      Curiosamente, esta também é a tese de outro cientista de renome: Trump!!

    • Jorge Matos: Não vale a pena insistir, porque enquanto eu e outros se baseiam aqui em desconfianças mais do que justificáveis, você já demonstrou perfeitamente estar baseado apenas na defesa de um regime e até note-se agora, no ataque disfarçado a uma religião, quase que apostava se a origem viesse dos EUA e um qualquer Nobel aparece-se com a mesma afirmação, você estaria de pedra e cal de acordo com ele. Para mim qualquer um seria duvidoso, para mais tratando-se de uma super-potência, neste caso, para além dessa qualidade existem outras visíveis e inegáveis que poderão reforçar a suspeição e é apenas isto!

      • Obviamente que o SARS-CoV-2 foi editado! 1+2=3 já dizia o meu avô que não sabia ler nem escrever! Quer dizer num país tāo grande o vírus tinha logo que surgir a curta distância do único BioLab com seg.nível 4 da china!
        E já não é a primeira vez no mesmo local! Os tipos desse instituto andarm todos fazer doutoramentos e trabalharam nos laboratórios mais avançados da Europa, Canadá e USA.

        No laboratório mais avançada do planeta que trabalha com vírus, no Canadá, uma equipa de cientistas chineses foi expulsa por espionagem e por terem roubado e enviado para China amostras de vírus letais. Isto foi público e gerou uma crise diplomática.

        A CIA, NSA, e os israelitas têm provas! O Trump não fala á toa.

        Há uma coisa que me intriga, quem está a pagar a certos cientistas para virem defender a China? Cientistas da treta como aquele Artigo da Nature que é uma aberração. O título do artigo diz tudo sobre a honestidade dos seus autores!
        Está na hora do nosso Governo pedir contas à China pelos Danos causados, a começar pelas Portugueses e Portuguesas que morreram da covid-19.
        Estão á espera de quê para expulsar os chineses da EDP?À que arrestar, e nem para uma décima parte do prejuízo chega!

    • Também não duvido nada da opinião dele… Sempre achei muito estranho este vírus especialmente pelo facto de desde o início dizerem que acaba os idosos principalmente e nunca se falou nos bebés. Estudo da enfermagem na década de 80 fui enfermeira durante 12 anos e sempre percebi que os bebés e os idosos eram os mais vulneráveis para as doenças contagiosas. Porque será que este vírus escolhe mais os velhos!?
      Sempre mexer ou a estratégia de poupança monetária para os comandantes do mundo!

    • Completamente errado!!
      Em ciência não há “autoridades”; antes pelo contrário!!
      Ou ele demonstra o que diz através de algo minimamente comprovável ou é apenas mais um a mandar bitates!!
      Tirar conclusões baseadas na autoridade/reputação e não em factos, só pode dar asneira!!
      É a falácia da autoridade:
      pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

  3. Se ele tem ou não razão, nenhum de nós saberá. Agora que tem uma valentíssima cara de bêbedo, isso ninguém o pode negar!
    O álcool liberta(-nos do virus)!.

    Mantenham-se ébrios, mas sãos, camaradas!

  4. Um artigo que é uma tragicomédia, que devia começar pelo seu fim: “O investigador francês já sugeriu também, por exemplo, tratar o autismo com antibióticos e chegou a defender a homeopatia e a anti-vacinação.” O nível intelectual da coisa. Um cientista que não acredita na ciência e nos resultados objetivos, portanto.

    • Caro leitor,
      O artigo é a notícia de um facto, tal como relatado: um cientista e Nobel da Medicina defendeu uma opinião, que o artigo começa por dizer que é controversa.

  5. Como bem diz o António Machado, trata-se de um cientista que não acredita na ciência. É o mesmo que um padre não acreditar em Deus, acrescento.

    • Exactamente!!
      Um cientista a defender vigarices anti-ciência como a homeopatia ou está maluquinho ou é um charlatão!!
      Tudo aponta para a primeira!….

  6. “O investigador francês já sugeriu também, por exemplo, tratar o autismo com antibióticos e chegou a defender a homeopatia e a anti-vacinação.” No Coments

    • Meu caro essa tática de usar algo negativo para tirar credibilidade não cola, toda gente conhece! E o burro é você que não sabe somar 1+2. Não precisa ciência nem artigos da treta da Nature que já há muitos anos é tb ela uma grande treta, para pôr os neurónios a funcionar e concluir que não existem coincidências. E o problema com o SARS-CoV-2 é que elas são muitas e estão muito bem documentadas, desde o local de origem do vírus (quer dizer num país tāo grande e tinha que ser logo ao lado do dito laboratório, aliás único na China), a morte do médico, as movimentações do ministro da ciência, as demissões no dito laboratório.
      , O artigo chinês que revela a origem do SARS-CoV-2 que foi retirado do research gate, etc, etc, …. Portugal tem que exigir reparação pelos Danos causados à China! À que arrestar a EDP, isto para começar…

      • “Não precisa ciência…”
        Pois… lamento informar mas somar 1+2 é ciência!
        De resto, o discurso de “iluminado” à Bolsonaro, dá o belo resultado que se vê!…

  7. Com ciência ou sem ciência, da China, para mim, nada. Pena é que o mundo está cego e os governos encandeados com as coisas chinesas. Portugal só tinha que trabalhar, e ter juízo, não precisaria nada da China. Só made in Portugal, Se mandasse EDP e outras empresas compradas pela China voltariam de imediato para Portugal. Todos estamos a pagar para eles nos envenenar e contentinhos.

RESPONDER

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …

Orçamento Retificativo: entre um cocktail de propostas e os apoios que Costa prefere segurar

António Costa decidiu ouvir todos os partidos com assento parlamentar antes de desenhar o esboço final do Orçamento Retificativo. Os encontros decorrem entre segunda e terça-feira. O primeiro-ministro recebe, entre hoje a amanhã, todos os partidos …

Descobertos fósseis do maior canguru do mundo e lagarto com seis metros

Os fósseis do maior canguru do mundo e de um lagarto com 6 metros de comprimento foram alguns dos achados de uma equipa de paleontólogos na Austrália. Uma equipa de paleontólogos relatou a descoberta de uma …

"Resolvia metade dos problemas sociais". PCP critica verba para o Novo Banco

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) disse este domingo que os 850 milhões de euros transferidos recentemente para o Novo Banco davam para “resolver metade dos problemas sociais que neste momento existem”. “Tantas vezes nos …

Schumacher "está numa fase difícil", revela antigo colega do piloto

Michael Schumacher "está numa fase difícil", disse este domingo Felipe Massa, que foi colega do piloto alemão na Ferrari, em 2006. "Sei como está, tenho informações. A minha relação com [Michael Schumacher] sempre foi muito próxima. …

Centeno deixa na gaveta reforma que tira poder ao governador do BdP

O ministro das Finanças, Mário Centeno, deixou na gaveta uma reforma da supervisão financeira que retirava poder ao governador do Banco de Portugal (BdP), avança este domingo o jornal Expresso. Em causa está uma reforma …

Um supercomputador culpou a nossa espécie por aniquilar os neandertais

De acordo com modelos desenvolvidos num supercomputador, a extinção dos neandertais não foi causada por mudanças repentinas no clima glacial nem por cruzamentos com o Homo sapiens. Os neandertais viveram na Eurásia durante, pelo menos, 300.00 …

Liverpool-Atlético levou a 41 mortes por covid-19, revela estudo

Um estudo publicado pelo jornal Sunday Times conclui que o jogo da Liga dos Campeões de futebol entre Liverpool e Atlético de Madrid, em 11 de março, levou a 41 mortes por infeção de covid-19. O …