No último dia útil antes do Natal, bitcoin perde mais de 30% do seu valor

Depois da ascensão, a queda: investidores de bitcoins acordaram esta sexta-feira com uma notícia preocupante. O valor das criptomoedas caiu mais de 30%.

Há algumas semanas, a bitcoin estava em alta, chegando a valer 20 mil dólares a unidade (cerca de 16 mil euros).

Agora, poucos dias depois de se tornar notícia em todo o mundo e atrair novos investidores, as criptomoedas não param de cair, chegando a custar 11.657 dólares (quase 10 mil euros).

Ainda não se sabe ao certo o motivo da queda vertiginosa da cotação da bitcoin. Os especialistas acreditam que o movimento está relacionado com a crescente popularização do Bitcoin Cash, um clone que está em queda no gosto popular há algumas semanas no por partilhar o mesmo nome da principal criptomoeda da atualidade.

A situação só piorou depois de a Coinbase, uma das principais casas de câmbio do segmento, ter começado a vender o clone na terça-feira, dia em que a bitcoin experimentou desvalorização de 10%.

Também há quem explique a montanha-russa com a possibilidade de muita gente ter resolvido vender as suas unidades para garantir um Natal mais farto. E, seguindo a premissa máxima do capitalismo, quanto maior a oferta, menor o valor.

Avatar ZAP // CanalTech

PARTILHAR

RESPONDER

Xanana Gusmão dorme à frente de centro de isolamento em protesto (e é filmado a esbofetear pessoas)

Xanana Gusmão quer que o corpo de um homem vítima de covid-19 seja entregue à família para que faça as cerimónias fúnebres. O comportamento do líder histórico timorense, que se encontra em protesto, está a …

SEF oficialmente extinto. Serviço de Estrangeiros e Asilo entra em funções esta quinta-feira

O processo de reestruturação do SEF foi publicado em Diário da República, esta quarta-feira, entrando em vigor no dia seguinte, ou seja, esta quinta-feira. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi oficialmente extinto esta quarta-feira, …

União Europeia não vai renovar contrato com AstraZeneca e Johnson & Johnson

A União Europeia não vai renovar os contratos da vacina contra a covid-19 com empresas como Astrazeneca e Johnson & Johnson no próximo ano. A notícia da decisão de não renovação dos contratos da vacina contra …

Entre um Porto "dominante" e "ineficaz", a bicicleta de Taremi foi um "inútil golo de bandeira"

A imprensa internacional realça a boa prestação do FC Porto e o golo de bandeira de Taremi, que acabou por revelar-se insuficiente para dar continuidade às aspirações portistas. O FC Porto está fora da Liga dos …

Eventual criação do indicador "incidência vizinha" pode influenciar planos do Governo

Esta terça-feira, na reunião no Infarmed, o matemático Óscar Felgueiras defendeu a criação de um novo indicador, "incidência vizinha", que teria como vantagens sinalizar risco associado à proximidade de zonas mais críticas e evitar a …

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …