No Japão são os alunos que limpam as casas de banho da escola

É uma prática educativa que na maioria dos países do mundo seria vista com maus olhos, mas no Japão são os próprios alunos que limpam as casas de banho das escolas como forma de aprendizagem.

Os alunos não só limpam as casas de banho como parte da sua rotina escolar, como também varrem e esfregam o chão da escola e ainda servem o lanche aos seus colegas.

“Na escola, um aluno não estuda apenas as disciplinas, também aprende a cuidar o que é público e a ser um cidadão mais consciente“, refere o professor Toshinori Saito, citado pela BBC.

A prática verifica-se no ensino Primário e Secundário, não havendo reclamações porque já é uma tradição das comunidades escolares conhecida como o-soji.

“Eu também ajudei a cuidar da escola, assim como o fizeram os meus pais e avós, e sentimo-nos felizes por receber a tarefa porque adquirimos uma responsabilidade”, explica Toshinori Saito.

Os alunos dividem-se em grupos, num sistema rotativo que garante que todos passam pelas diversas tarefas de limpeza.

ZAP / BBC

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem se assim fosse por cá de certeza hoje em dia teríamos melhores políticos que saberiam dar o valor ao trabalho manual muito mal pago como a limpeza .

    • Não conheço as suas referências, mas posso assegurar que dá mentalidade deles faz parte de que, devem deixar tudo conforme encontraram…

    • Bom, este comentário vindo de um europeu. Apenas para lembrar que os europeus só começaram a tomar banho regularmente quando os portugueses trouxeram o hábito do…. Japão… 🙂
      (Época dos Descobrimentos. Fomos o primeiro povo a negociar com o Japão. Naquela época ninguém tomava banho pois achávamos que poderia deixar a pele aberta á entrada de doenças…)

      • Ah?!
        Onde viu esse “filme”?
        Já ouviu falar dos romanos? E dos banhos romanos?
        .
        Japoneses?
        Muitos falam porque só conhecem algumas (poucas) coisas boas da cultura deles, mas quem não os conhecer que os compre!!
        O que não faltam lá são “manhas”…
        Além da Yakuza, que é só a organização criminosa mais poderosa do mundo (mete “num bolso” o Exército Islâmico)!!…

    • Acho que nunca esteve no Japão!! pois o que diz é errado. é simplesmente o país mais limpo do mundo, não há sequer beatas no chão, nunca vi casas de banho publicas tão limpas na vida, não fale do q não sabe

  2. Acho bem, no meu tempo não existiam as mulheres de limpeza na escola, e no dos meus pais ainda menos, eram os alunos a tratar da escola.

RESPONDER

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …