É uma prática educativa que na maioria dos países do mundo seria vista com maus olhos, mas no Japão são os próprios alunos que limpam as casas de banho das escolas como forma de aprendizagem.
Os alunos não só limpam as casas de banho como parte da sua rotina escolar, como também varrem e esfregam o chão da escola e ainda servem o lanche aos seus colegas.
“Na escola, um aluno não estuda apenas as disciplinas, também aprende a cuidar o que é público e a ser um cidadão mais consciente“, refere o professor Toshinori Saito, citado pela BBC.
A prática verifica-se no ensino Primário e Secundário, não havendo reclamações porque já é uma tradição das comunidades escolares conhecida como o-soji.
“Eu também ajudei a cuidar da escola, assim como o fizeram os meus pais e avós, e sentimo-nos felizes por receber a tarefa porque adquirimos uma responsabilidade”, explica Toshinori Saito.
Os alunos dividem-se em grupos, num sistema rotativo que garante que todos passam pelas diversas tarefas de limpeza.
ZAP / BBC
Muito bem se assim fosse por cá de certeza hoje em dia teríamos melhores políticos que saberiam dar o valor ao trabalho manual muito mal pago como a limpeza .
e nunca ouvi dizer que tivesse morrido algum
Mas que nao sao muito limpos tb é verdade
Não conheço as suas referências, mas posso assegurar que dá mentalidade deles faz parte de que, devem deixar tudo conforme encontraram…
Deve estar a confundir com os chineses.
Bom, este comentário vindo de um europeu. Apenas para lembrar que os europeus só começaram a tomar banho regularmente quando os portugueses trouxeram o hábito do…. Japão… 🙂
(Época dos Descobrimentos. Fomos o primeiro povo a negociar com o Japão. Naquela época ninguém tomava banho pois achávamos que poderia deixar a pele aberta á entrada de doenças…)
Ah?!
Onde viu esse “filme”?
Já ouviu falar dos romanos? E dos banhos romanos?
.
Japoneses?
Muitos falam porque só conhecem algumas (poucas) coisas boas da cultura deles, mas quem não os conhecer que os compre!!
O que não faltam lá são “manhas”…
Além da Yakuza, que é só a organização criminosa mais poderosa do mundo (mete “num bolso” o Exército Islâmico)!!…
Acho que nunca esteve no Japão!! pois o que diz é errado. é simplesmente o país mais limpo do mundo, não há sequer beatas no chão, nunca vi casas de banho publicas tão limpas na vida, não fale do q não sabe
Excelente prática que só poderia existir no país com maior tradição de higiene e limpeza do mundo.
Acho bem, no meu tempo não existiam as mulheres de limpeza na escola, e no dos meus pais ainda menos, eram os alunos a tratar da escola.
Assim talvez aprendam a vandalizar menos a coisa pública a exemplo do que acontece por cá.
Acho muito bem!!
Não digo que façam tudo, mas ter tarefas dessas só faz bem!