/

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Joshua Stevens / NASA Earth Observatory

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra.

O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao longo do caminho, o seu afluente, o Hayes River junta-se a ele, mas permanece visualmente distinto durante cerca de 16 quilómetros. Apenas quando os rios entram no seu destino final, Chantrey Inlet, é que as águas se começam a misturar.

Este fenómeno – em que dois rios se juntam, mas não se misturam – é o resultado das condições a montante, incluindo diferenças de densidade e velocidade, de acordo com o Atlas Obscura.

O Back River flui rapidamente durante quase 1.600 quilómetros, sobre rápidos, cascatas e outras características, através de uma paisagem plana dominada por musgo e líquen. Como resultado, a sua água permanece relativamente clara.

O Hayes, no entanto, atravessa áreas de erosão ativa e está cheio de lodo, argila e outros materiais que colhe ao longo do seu curso de 321 quilómetros até ao ponto de encontro com o Back River.

Chantrey Inlet, onde os rios entram no Oceano Ártico como um só, fica a sul da histórica Passagem do Noroeste, a rota marítima histórica evasiva que atraiu exploradores europeus do século XIX, como a desastrosa Expedição Franklin, que desapareceu na década de 1840.

Em 1854, durante uma expedição de mapeamento da grande área de Chantrey Inlet, o John Rae aprendeu as primeiras pistas sobre o destino daqueles a bordo dos navios de Franklin, HMS Erebus e Terror. Membros de uma comunidade inuíte local disseram-lhe que homens europeus tinham sido vistos alguns anos antes, movendo-se para sul a pé.

Uma nota manuscrita encontrada por outra expedição em 1859, a mais de 160 quilómetros ao norte na Ilha King William, refere-se aos membros sobreviventes da tripulação perdida do Terror e do Erebus a partir para a foz do Back River, possivelmente para segui-lo até um posto avançado distante da Hudson Bay Company.

Não há evidências de que algum dos homens tenha chegado ao seu destino.

Maria Campos, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.