No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Joshua Stevens / NASA Earth Observatory

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra.

O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao longo do caminho, o seu afluente, o Hayes River junta-se a ele, mas permanece visualmente distinto durante cerca de 16 quilómetros. Apenas quando os rios entram no seu destino final, Chantrey Inlet, é que as águas se começam a misturar.

Este fenómeno – em que dois rios se juntam, mas não se misturam – é o resultado das condições a montante, incluindo diferenças de densidade e velocidade, de acordo com o Atlas Obscura.

O Back River flui rapidamente durante quase 1.600 quilómetros, sobre rápidos, cascatas e outras características, através de uma paisagem plana dominada por musgo e líquen. Como resultado, a sua água permanece relativamente clara.

O Hayes, no entanto, atravessa áreas de erosão ativa e está cheio de lodo, argila e outros materiais que colhe ao longo do seu curso de 321 quilómetros até ao ponto de encontro com o Back River.

Chantrey Inlet, onde os rios entram no Oceano Ártico como um só, fica a sul da histórica Passagem do Noroeste, a rota marítima histórica evasiva que atraiu exploradores europeus do século XIX, como a desastrosa Expedição Franklin, que desapareceu na década de 1840.

Em 1854, durante uma expedição de mapeamento da grande área de Chantrey Inlet, o John Rae aprendeu as primeiras pistas sobre o destino daqueles a bordo dos navios de Franklin, HMS Erebus e Terror. Membros de uma comunidade inuíte local disseram-lhe que homens europeus tinham sido vistos alguns anos antes, movendo-se para sul a pé.

Uma nota manuscrita encontrada por outra expedição em 1859, a mais de 160 quilómetros ao norte na Ilha King William, refere-se aos membros sobreviventes da tripulação perdida do Terror e do Erebus a partir para a foz do Back River, possivelmente para segui-lo até um posto avançado distante da Hudson Bay Company.

Não há evidências de que algum dos homens tenha chegado ao seu destino.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …

O orgulho, os milhões da Champions e (talvez) um título estão em jogo neste Clássico

O FC Porto não desiste da corrida pelo título, mas o segundo lugar é a principal luta deste Clássico. A posição dá lugar acesso direto à Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto defrontam-se hoje na …

"Crise de saúde global". Biden apoia levantamento das patentes das vacinas (e UE segue o exemplo)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a proposta da Organização Mundial do Comércio (OMC) para renunciar às proteções de propriedade intelectual para as vacinas contra a covid-19. "Esta é uma crise de saúde global …

-

Confrontos entre polícia e adeptos em Alvalade. PSP avança com participação ao MP

A chegada da equipa do Sporting ao estádio de Alvalade ficou marcada por confrontos entre vários adeptos e a polícia. A PSP já anunciou que vai fazer uma participação ao Ministério Público. Depois da vitória por …

Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que "não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias". As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder …

Apoio ao aumento do salário mínimo "vale 84,5 euros por posto de trabalho"

O ministro da Economia explicou que o apoio ao aumento do salário mínimo, que só vai acontecer em 2021 e que custará cerca de 60 milhões de euros ao Estado, corresponde a 84,5 euros por …

Estádio Sp. Braga

Afinal, o Sporting de Braga é mais antigo do que se pensava

Uma investigação de dois sócios do Sporting de Braga descobriu documentos que os levam a concluir que o clube, a comemorar este ano o seu centenário, foi fundado em 1919 e não em 1921. A polémica …

"Espetáculo deplorável". Imigrantes realojados no Zmar de madrugada com forte efetivo policial

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura em Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil. Segundo o …

Encontrados os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia

Uma equipa de arqueólogos russos identificou os túmulos reais dos príncipes da Pereslávia, Dmitri Alexandrovich e Ivan Dmitrievich, os descendentes de Alexandre I de Kiev, o lendário príncipe de Rus' e santo da Igreja Ortodoxa …

Jantar-comício e bairro da Jamaica levam Ventura duas vezes a tribunal

O presidente e deputado único do Chega irá duas vezes a tribunal nos próximos tempos e deverá ter mais dois processos na calha, mas ainda não foi notificado. Esta terça-feira, o jornal Público já tinha avançado …