No adeus a Fidel, Raúl Castro jura defender o socialismo

Orlando Barria / EPA

Milhares de pessoas estiveram na Praça da Revolução Antonio Maceo numa homenagem ao líder histórico cubano Fidel Castro, em Santiago de Cuba

Milhares de pessoas estiveram na Praça da Revolução Antonio Maceo numa homenagem ao líder histórico cubano Fidel Castro, em Santiago de Cuba

O funeral de Fidel Castro começou este domingo em Santiago de Cuba, berço da revolução cubana, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados depois da morte do ex-presidente, a 25 de novembro, aos 90 anos de idade.

A cerimónia começou cerca das 7h (12h em Lisboa) com 21 salvas de artilharia, pouco depois da chegada ao cemitério de Santa Ifigénia do cortejo fúnebre com as cinzas do “Comandante”, que governou a ilha sem partilha durante quase meio século.

Esta noite, o Presidente cubano, Raúl Castro, jurou “defender a pátria e o socialismo” numa cerimónia de homenagem ao pai da revolução, o seu irmão Fidel, falecido a 25 de novembro, aos 90 anos.

“Perante os restos mortais de Fidel (…) na cidade heróica de Santiago de Cuba, juramos defender a pátria e o socialismo“, afirmou, durante uma homenagem com milhares de pessoas naquela cidade do leste do país.

Os restos mortais de Fidel Castro chegaram no sábado à província de Santiago de Cuba, berço da revolução, em cuja capital homónima serão enterrados hoje.

No mesmo discurso, o atual Presidente cubano anunciou ainda que, por desejo expresso do falecido líder revolucionário, o seu nome e a sua figura não vão ser utilizados em lugares públicos, ruas ou praças, nem serão erigidos em sua memória monumentos, bustos ou estátuas.

“O líder da revolução rejeita qualquer tipo de manifestação de culto à personalidade e manteve essa atitude até às suas últimas horas de vida”, disse Raúl Castro.

A urna com as cinzas de Fidel, inserida numa caravana de sete veículos, deixou Havana na quarta-feira, depois de dois dias de homenagem na praça da Revolução da capital cubana.

Contidas numa arca de cedro envolta na bandeira cubana e protegida por uma caixa de vidro, as cinzas fizeram o trajeto efetuado em sentido inverso por Fidel Castro no momento da vitória da sua guerrilha em 1959.

Serão enterradas hoje no cemitério de Santa Ifigenia de Santiago, ao lado do mausoléu de José Marti, herói da independência de Cuba.

O funeral rematará o luto nacional decretado por nove dias após a morte de Fidel.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …