/

No adeus a Fidel, Raúl Castro jura defender o socialismo

Orlando Barria / EPA

Milhares de pessoas estiveram na Praça da Revolução Antonio Maceo numa homenagem ao líder histórico cubano Fidel Castro, em Santiago de Cuba

Milhares de pessoas estiveram na Praça da Revolução Antonio Maceo numa homenagem ao líder histórico cubano Fidel Castro, em Santiago de Cuba

O funeral de Fidel Castro começou este domingo em Santiago de Cuba, berço da revolução cubana, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados depois da morte do ex-presidente, a 25 de novembro, aos 90 anos de idade.

A cerimónia começou cerca das 7h (12h em Lisboa) com 21 salvas de artilharia, pouco depois da chegada ao cemitério de Santa Ifigénia do cortejo fúnebre com as cinzas do “Comandante”, que governou a ilha sem partilha durante quase meio século.

Esta noite, o Presidente cubano, Raúl Castro, jurou “defender a pátria e o socialismo” numa cerimónia de homenagem ao pai da revolução, o seu irmão Fidel, falecido a 25 de novembro, aos 90 anos.

“Perante os restos mortais de Fidel (…) na cidade heróica de Santiago de Cuba, juramos defender a pátria e o socialismo“, afirmou, durante uma homenagem com milhares de pessoas naquela cidade do leste do país.

Os restos mortais de Fidel Castro chegaram no sábado à província de Santiago de Cuba, berço da revolução, em cuja capital homónima serão enterrados hoje.

No mesmo discurso, o atual Presidente cubano anunciou ainda que, por desejo expresso do falecido líder revolucionário, o seu nome e a sua figura não vão ser utilizados em lugares públicos, ruas ou praças, nem serão erigidos em sua memória monumentos, bustos ou estátuas.

“O líder da revolução rejeita qualquer tipo de manifestação de culto à personalidade e manteve essa atitude até às suas últimas horas de vida”, disse Raúl Castro.

A urna com as cinzas de Fidel, inserida numa caravana de sete veículos, deixou Havana na quarta-feira, depois de dois dias de homenagem na praça da Revolução da capital cubana.

Contidas numa arca de cedro envolta na bandeira cubana e protegida por uma caixa de vidro, as cinzas fizeram o trajeto efetuado em sentido inverso por Fidel Castro no momento da vitória da sua guerrilha em 1959.

Serão enterradas hoje no cemitério de Santa Ifigenia de Santiago, ao lado do mausoléu de José Marti, herói da independência de Cuba.

O funeral rematará o luto nacional decretado por nove dias após a morte de Fidel.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.