Nigel Farage entrou em ação na campanha de Donald Trump

European Parliament / Flickr

O líder do UKIP, Nigel Farage

O ex-líder do UKIP, Nigel Farage

O ex-líder do eurocético e anti-imigração UKIP, participou esta quarta-feira numa ação de campanha do candidato republicano à Casa Branca e lançou um apelo para que se vença o poder que Washington representa.

Na iniciativa em Jackson, no Mississípi, o candidato republicano apresentou Nigel Farage como o “brilhante” artífice do Brexit, a opção tomada pelo Reino Unido de abandonar a União Europeia.

“Vim do Reino Unido com uma mensagem de esperança e otimismo”, disse o político britânico, instando os simpatizantes de Donald Trump a trabalhar para “vencer as sondagens, vencer os comentadores e vencer Washington“, assim como os grandes bancos e multinacionais.

“Tudo é possível se houver gente decente suficiente para combater o poder”, disse Farage, de 52 anos, que renunciou à liderança do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) depois de sair vitorioso do referendo de junho, considerando que havia cumprido o objetivo da sua vida.

Farage também exortou os republicanos a não caírem no desânimo e recordou que as sondagens realizadas no mesmo dia do referendo no Reino Unido condenavam o “Brexit” a uma clara derrota, o que não veio a acontecer.

“Chegamos a essas pessoas que nunca tinham votado – mas acreditem em mim – ao votar pelo Brexit recuperaram o controlo do seu país, das suas fronteiras, recuperaram o orgulho e a autoestima”, afirmou o eurodeputado.

Farage também endereçou uma mensagem ao Presidente dos Estados Unidos, que esteve em Londres a convite do ex-primeiro-ministro britânico David Cameron para fazer campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia.

“A carta que o nosso primeiro-ministro decidiu jogar no referendo foi convidar um visitante estrangeiro a ir a Londres. Sim, Barack Obama visitou-nos. Subestimou-nos, tratou-nos como se não fossemos nada”, apontou.

O ex-líder do UKIP, que afirmou que não pretendia assemelhar a Obama intrometendo-se em assuntos de outros países, disse ainda que se fosse norte-americano não votaria em Hillary Clinton “nem que lhe pagassem”.

A aparição de Farage, conhecido pelas suas ideias anti-imigração, na campanha eleitoral chega numa altura em que Trump tenta moderar o seu discurso para se afastar do estigma “racista” e seduzir o voto hispânico e afroamericano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …

Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras duas estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações. Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na …

Falta de condições para emergência médica obriga INEM a transferir helicóptero para Viseu

A falta de condições para operações de emergência médica no heliporto de Santa Comba Dão obrigou o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a transferir o seu helicóptero para o aeródromo de Viseu, foi anunciado …

Macacos "arrasaram" humanos num simples jogo de computador

Quando se trata de ganhar jogos e resolver quebra-cabeças, às vezes os macacos fazem-no de forma mais inteligente do que os humanos. Para além das suas incríveis capacidades físicas, os macacos também mostram uma incrível "flexibilidade …

Morreu Marieke Vervoort, a campeã paralímpica belga que recorreu à eutanásia

Morreu Marieke Vervoort, de 40 anos, que sofria de uma doença muscular degenerativa sem cura. Decidiu pôr termo à vida com recurso à morte assistida. A belga era campeã paralímpica com conquistas de medalhas de ouro …

China pode substituir chefe de governo de Hong Kong face aos recentes protestos

A China estará a equacionar substituir Carrie Lam, chefe do governo de Hong Kong, por um líder interino, na sequência dos protestos violentos que decorrem na cidade há cinco meses. De acordo com o Financial Times, …