Nigel Farage demite-se da liderança do UKIP

European Parliament / Flickr

O líder do UKIP, Nigel Farage

O líder do UKIP, Nigel Farage

O líder do Partido da Independência do Reino Unido anunciou esta segunda-feira que vai abandonar o cargo, depois de ter alcançado o seu principal objetivo: a vitória do Brexit.

De acordo com a BBC, Nigel Farage anunciou esta manhã que vai abandonar a liderança do Partido da Independência do Reino Unido, também conhecido por UKIP.

O líder do partido, um dos principais protagonistas na campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia, diz que sai do lugar com o principal objetivo cumprido.

“Já fiz a minha parte”, declarou Farage, citado pela emissora britânica.

O líder do UKIP considera que o partido “está num bom lugar” e afirma que não vai voltar atrás com a sua decisão, tal como aconteceu depois das eleições gerais de 2015.

Farage explicou que liderar o UKIP “foi por vezes duro” mas que “tudo valeu a pena”. Agora, depois do referendo que ditou a saída do país da UE, o líder considera que o Reino Unido precisa de um “primeiro-ministro do Brexit”.

Na semana passada, o líder do partido teve direito ao “seu momento” durante um discurso no Parlamento Europeu.

“Não é engraçado? Quando aqui cheguei há 17 anos e disse que queria liderar uma campanha para tirar o Reino Unido da União Europeia, todos vocês se riram de mim. Bem, agora não estão a rir-se“, começou por dizer.

“Vocês, como um projeto político, estão em negação; estão em negação que a vossa moeda está a falhar”, continuou com as críticas.

“O Reino Unido não será o último Estado-membro a abandonar a União Europeia”, deixou ainda o aviso.

Isto depois de Jean-Claude Juncker ter interrompido o discurso para se dirigir aos eurodeputados do UKIP, que batiam palmas de forma provocadora.

“Esta é a última vez que aplaude aqui”, disse o presidente da Comissão Europeia, dirigindo-se a um dos deputados.

“Em certa medida, estou muito surpreendido que estejam aqui. Lutaram pela saída. Os britânicos votaram a favor da saída. Porque é que estão aqui?”, questionou.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Respeitando as suas ideias da saída só espero é que os britânicos saibam respeitar e cumpri-las e que não andem a brincar ao jogo do gato e do rato onde os europeus têm colaborado de maneira escandalosa com a presença da Grã-Bretanha com um pé dentro outro de fora sempre exigindo mais e obtendo melhores resultados, desejo-lhes boa sorte e que consigam demonstrar à restante Europa que se pode ser desenvolvido, feliz e mais livre fora da mesma.

RESPONDER

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …