/

Nicolas Sarkozy recebe prémio de “político mentiroso do ano”

UMP / Flickr

Nicolas Sarkozy, ex-Presidente francês

Nicolas Sarkozy, ex-Presidente francês

O ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy recebeu hoje o prémio de “político mentiroso do ano” em França pelos seus alegados equívocos durante a campanha que o conduziu à liderança do partido União por um Movimento Popular (UMP) em 2014.

Criado por iniciativa do politólogo Thomas Guénolé e integrado por um júri especialista em verificação de dados, o galardão pretende incentivar os políticos gauleses a mentirem menos, sensibilizar o jornalismo político sobre a importância de comprovar os factos e exortar as pessoas a assegurarem-se da veracidade do que foi dito.

Os peritos escolheram este ano Nicolás Sarkozy, presidente francês entre 2007 e 2012, 60 anos, por 17 declarações repetidas durante a sua campanha eleitoral, que, segundo os especialistas, se demonstraram falsas.

Entre outras, Sarkozy referiu que o actual Presidente francês, François Hollande, disse em 2012 que não gostava dos ricos, quando de facto o disse em 2006, e seis anos mais tarde apenas evocou a frase para se arrepender.

Hollande também não foi, apesar de ter sido assegurado por Sarkozy, o primeiro chefe de Estado francês a aumentar os impostos em 30 mil milhões de euros em dois anos, já que o próprio Sarkozy segundo o júri, alcançou esse número nos seus primeiros 18 meses de mandato.

E apesar do defendido pelo político conservador, também não é certo que todos os sindicatos franceses tenham apelado a votar contra si em 2012, porque centrais como a CFDT rejeitaram fornecer indicação de voto aos seus membros.

Para além de Sarkozy, o júri atribuiu o prémio especial “pelo conjunto da sua obra” ao ex-ministro das Finanças socialista Jérôme Cahuzac, substituído em março de 2013 após reconhecer que tinha contas bancárias não declaradas em diversos paraísos fiscais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.