Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

University of Bath

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas.

Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath criaram neurónios artificiais que podem vir a ter importantes aplicações médicas, nomeadamente na cura do Alzheimer e de outras doenças degenerativas crónicas. Estes chips de silicone comportam-se como verdadeiros neurónios, respondendo a sinais do sistema nervoso.

De acordo com o Neuroscience News, este é um feito há muito tempo perseguido pela comunidade científica. Os neurónios artificiais têm a capacidade de reparar os biocircuitos, replicando a sua função saudável e restaurando a função corporal completa do paciente.

No caso da insuficiência cardíaca, por exemplo, os neurónios do cérebro das pessoas não respondem corretamente ao sistema nervoso, não enviando os sinais corretos para o coração. Isto faz com que o coração não bombeie sangue com a intensidade que deveria.

O estudo publicado esta terça-feira na revista Nature Communications detalha a forma como os cientistas conseguiram modelar e derivar equações para explicar como é que os neurónios respondem a estímulos elétricos de outros nervos. Os investigadores conseguiram replicar as dinâmicas naturais em ratos, usando chips de silicone.

“Até agora, os neurónios eram como caixas negras, mas conseguimos abri-la e espiá-la por dentro. O nosso trabalho altera paradigmas porque fornece um método robusto para reproduzir as propriedades elétricas dos neurónios reais em detalhes mínimos”, disse o autor do estudo, Alain Nogaret.

O investigador realça ainda que uma das vantagens da sua inovação é que os seus neurónios precisam de pouca energia (140 nanowatts).

“Estamos a desenvolver pacemakers inteligentes que não apenas estimulam o coração a bombear a um ritmo constante, mas usam esse neurónios para responder em tempo real às exigências impostas ao coração”, acrescentou o investigador da Universidade de Bath.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ó Eu! aproveita e encomenda neurónios! Vais ter uma sensação única ao conseguir raciocinar como os seres humanos! Aproveita! No teu caso, e tendo em conta o teu estado, devem considerar-te prioritário e até te devem dar desconto pela compra em quantidade que obrigatoriamente terás de fazer para atingir um padrão médio de capacidade de raciocínio.

RESPONDER

Quim Torra anuncia eleições antecipadas na Catalunha

O Presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, anunciou esta quarta-feira que irá anunciar a data para umas eleições antecipadas naquela comunidade autónoma assim que for aprovado o orçamento regional. "Assim que for aprovado o …

Piccini sobre Alcochete: "Eles queriam o William, o Patrício, o Battaglia e o Acuña"

O futebolista italiano Cristiano Piccini considerou hoje em tribunal que os invasores da academia do Sporting tinham alvos específicos e admitiu ter estranhado a calma do presidente Bruno de Carvalho numa reunião, na véspera, com …

Salário mínimo do Grupo Super Bock aumenta para 735 euros

O Grupo Super Bock vai aumentar o salário mínimo pago aos trabalhadores para 735 euros em 2020, um aumento de 5% face aos 700 euros pagos em 2019. Em comunicado enviado à agência Lusa, o Grupo …

Acionistas da Prisa dão luz verde à venda da Media Capital à Cofina

Os acionistas da Prisa aprovaram, esta quarta-feira, a venda da Vertix, que detém a maioria da Media Capital, à Cofina, em assembleia-geral extraordinária, em Madrid. Segundo um comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores …

Lisboa vai ter um museu da reciclagem (e tem apenas um ano para o visitar)

  O ReMuseu, um equipamento temporário, reciclado e reciclável, que pretende mudar comportamentos, será inaugurado em 17 de maio, em Alcântara, Lisboa, e estará disponível durante um ano, foi esta terça-feira anunciado. Em declarações aos jornalistas na …

Governo quer transpor estatuto do denunciante para legislação nacional ainda este ano

O Governo pretende transpor ainda este ano para a legislação nacional a diretiva europeia do estatuto do denunciante, integrada no pacote anti-corrupção que o executivo está a preparar, anunciou hoje a ministra da Justiça. "Estamos a …

Orçamento da UE. Sem acordo não há dinheiro de fundos para os países

Ainda não se sabe o que acontecerá na União Europeia (UE) a partir de 01 de janeiro de 2021 se não houver acordo entre os diferentes países sobre o próximo orçamento europeu. As opiniões dividem-se …

Hospitais com saldo negativo não podem comprar medicamentos. TdC diz que aplica a lei

Entre 2017 e 2019, o Tribunal de Contas (TdC) recusou vistos prévios a 35 contratos apresentados por vários hospitais para aquisição de medicamentos, bem como outros bens e serviços devido à falta de saldo. A notícia …

Castração química proposta pelo Chega viola o 1.º artigo da Constituição

De acordo com o Conselho Superior de Magistratura (CSM), a proposta do Chega para castrar quimicamente quem é condenado por abuso sexual de menores, em casos especialmente graves, viola dois artigos da Constituição da República …

Já são 50 os militares dos EUA com lesões cerebrais após ataque iraniano

O Pentágono anunciou, esta terça-feira, que 50 militares norte-americanos foram diagnosticados com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. Na última sexta-feira, o porta-voz do Pentágono, Jonathan …