Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

University of Bath

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas.

Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath criaram neurónios artificiais que podem vir a ter importantes aplicações médicas, nomeadamente na cura do Alzheimer e de outras doenças degenerativas crónicas. Estes chips de silicone comportam-se como verdadeiros neurónios, respondendo a sinais do sistema nervoso.

De acordo com o Neuroscience News, este é um feito há muito tempo perseguido pela comunidade científica. Os neurónios artificiais têm a capacidade de reparar os biocircuitos, replicando a sua função saudável e restaurando a função corporal completa do paciente.

No caso da insuficiência cardíaca, por exemplo, os neurónios do cérebro das pessoas não respondem corretamente ao sistema nervoso, não enviando os sinais corretos para o coração. Isto faz com que o coração não bombeie sangue com a intensidade que deveria.

O estudo publicado esta terça-feira na revista Nature Communications detalha a forma como os cientistas conseguiram modelar e derivar equações para explicar como é que os neurónios respondem a estímulos elétricos de outros nervos. Os investigadores conseguiram replicar as dinâmicas naturais em ratos, usando chips de silicone.

“Até agora, os neurónios eram como caixas negras, mas conseguimos abri-la e espiá-la por dentro. O nosso trabalho altera paradigmas porque fornece um método robusto para reproduzir as propriedades elétricas dos neurónios reais em detalhes mínimos”, disse o autor do estudo, Alain Nogaret.

O investigador realça ainda que uma das vantagens da sua inovação é que os seus neurónios precisam de pouca energia (140 nanowatts).

“Estamos a desenvolver pacemakers inteligentes que não apenas estimulam o coração a bombear a um ritmo constante, mas usam esse neurónios para responder em tempo real às exigências impostas ao coração”, acrescentou o investigador da Universidade de Bath.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Ó Eu! aproveita e encomenda neurónios! Vais ter uma sensação única ao conseguir raciocinar como os seres humanos! Aproveita! No teu caso, e tendo em conta o teu estado, devem considerar-te prioritário e até te devem dar desconto pela compra em quantidade que obrigatoriamente terás de fazer para atingir um padrão médio de capacidade de raciocínio.

RESPONDER

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …