Netflix registou “Space Force” antes da Força Espacial dos EUA

(dr) Netflix

A plataforma de streaming Netflix conseguiu registar a marca “Space Force”, uma série de comédia que estreou no final de maio, antes da própria Força Espacial dos Estados Unidos.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos só estabeleceu o seu escritório de marcas e licenciamento de marcas em 2007, décadas depois de a indústria do entretenimento começar a plantar as suas bandeiras no mundo das marcas.

De acordo com o Hollywood Reporter, no caso do ramo mais jovem das Forças Armadas dos Estados Unidos, a Space Force, a Netflix estava quase um ano à frente em registar uma marca comercial com o mesmo nome pelo seu programa satírico protagonizado por Steve Carell.

A marca registada da plataforma de streaming para “Space Force” remonta a janeiro de 2019. O serviço de guerra espacial militar dos Estados Unidos com o mesmo nome foi fundado em dezembro, onze meses depois, sem nunca ter registado uma marca comercial com o seu nome.

Enquanto isso, a Força Aérea apenas possui um pedido de registo pendente nos Estados Unidos com base na intenção de uso. Assim, conseguiram um lugar na fila, mas nenhum direito confirmado de marca registada até ao momento.

De acordo com o Futurism, a Netflix tem o mesmo direito – devido à Primeira Emenda e aos argumentos de “uso justo” – de possuir os direitos autorais de um programa chamado “Força Espacial”, enquanto o governo dos Estados Unidos opera a sua própria e verdadeira Força Espacial.

Ainda assim, não há garantias que esta questão se torne um problema. Porém, se se tornar, não seria totalmente sem precedentes. Em 2011, a Disney tentou registar a frase “Seal Team 6” após o assassinato de Osama bin Laden – até que a pressão do público fez com que desistisse da ideia.

“De momento, não temos conhecimento de nenhum conflito de marca registada com o programa fictício Space Force produzido pela Netflix”, disse um porta-voz da Força Aérea dos Estados Unidos ao Hollywood Reporter. “Desejamos à Netflix e aos produtores do programa o melhor na sua representação criativa do mais novo ramo militar do país”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …

Mais 1.058 infeções, seis mortes e menos doentes internados nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 1.058 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, seis mortes atribuídas à covid-19 e uma redução significativa nos internamentos em enfermaria. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da …