Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

Kremlin.ru / Wikimedia

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas para a abandonar.

Num comunicado, o Governo israelita indicou que Netanyahu, agora líder da oposição, e família “terminarão a estada na residência a 10 de julho” e que, até essa data, “não irão realizar-se reuniões oficiais” no edifício.

A partir dessa data, a residência passará a ser utilizada pelo ultranacionalista religioso Benet que, após assumir o cargo há uma semana, no quadro do “Governo de Mudança”, permanecerá nos próximos dois anos como primeiro-ministro.

Em agosto de 2023, e no quadro do acordo do governo, entregará a residência oficial ao centrista laico Yair Lapid, principal impulsionador da ampla coligação governamental que conseguiu afastar Netanyahu após 12 anos como primeiro-ministro, entre 2009 e 2021.

Neste período, bem como numa primeira fase como chefe de governo entre 1996 e 1999, Netanyahu ocupou a residência oficial na rua Balfour, em Jerusalém, com a mulher, Sara.

Segundo a imprensa israelita, nos últimos dias Netanyahu estava a atrasar a mudança e Benet deu-lhe um prazo de duas semanas para abandonar a residência oficial do chefe de governo, tendo sido alcançado um acordo entre ambos que prevê a saída do ex-primeiro-ministro em 20 dias.

Apesar de ser o novo primeiro-ministro, Benet não planeia mudar-se com a família para a Rua Balfour e permanecerá na sua casa em Raanana, uma cidade rica a norte de Telavive, para que os seus quatro filhos não precisem mudar de casa.

No entanto, Benet já referiu que pretende utilizar a residência oficial apenas durante as noites em que permanecerá em Jerusalém para trabalhar, bem como para eventos oficiais e para receber dignitários estrangeiros.

Após sair da residência, Netanyahu vai mudar-se para a sua casa de férias na cidade costeira de Cessarei, entre Haifa e Telavive, por vários meses, até que o seu apartamento em Jerusalém esteja equipado com todas as medidas de segurança.

  // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …