Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local.

Benet terá enviado na sexta-feira uma mensagem ao agora líder da oposição, dando-lhe no máximo 14 dias para deixar a residência oficial, onde Netanyahu viveu nos últimos 12 anos.

O novo primeiro-ministro não tenciona mudar-se com a família para a residência oficial, mantendo a morada em Telavive, para que os filhos não tenham de mudar de escola, mas pretende usar a residência oficial em Jerusalém para pernoitar, quando o trabalho o exigir, e para eventos oficiais e receber dignitários estrangeiros.

Face a esta situação, Vladimir Beliak, deputado do Yesh Atid, um dos partidos da nova coligação de Governo que permitiu afastar Netanyahu, já anunciou que vai apresentar uma proposta legislativa para garantir que os primeiros-ministros cessantes abandonem a residência oficial, no prazo máximo de 14 dias, depois da tomada de posse de novos executivos.

Benet, um ultranacionalista religioso que lidera o partido Yamina, vai ocupar o cargo de primeiro-ministro nos dois primeiros anos da legislatura, até agosto de 2023, altura em que passará a pasta ao parceiro de Governo, o centrista e laico Yair Lapid, líder do Yesh Atid e arquiteto do chamado Governo de mudança.

A mensagem do novo primeiro-ministro é enviada após serem levantadas suspeitas de que Benjamin Netanyahu poderia estar relutante em deixar a casa onde viveu nos últimos 12 anos, depois de ter recebido Nikki Haley, a ex-embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, na residência oficial.

Em Israel, não há um prazo definido para que um primeiro-ministro abandone a residência oficial, mas a eventual mudança tornou-se um assunto de especulação nos últimos tempos, depois de Netanyahu ter acusado o seu sucessor de cometer a “fraude do século” ao usar os votos do seu eleitorado de direita para liderar uma coligação ideologicamente diversa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …