Netanyahu recusa-se a deixar residência oficial. Bennett não se quer mudar para lá (pelo menos, para já)

Abir Sultan / EPA

Benjamin Netanyahu

No domingo, o Parlamento de Israel aprovou o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, mas Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos, não parece disposto a entregar-lhe as chaves da residência oficial.

Segundo o The New York Times, as suspeitas de que Benjamin Netanyahu possa estar relutante em deixar a casa onde viveu nos últimos 12 anos foram reforçadas esta semana, depois de ter recebido Nikki Haley, a ex-embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, na residência oficial.

Em Israel, não há um prazo definido para que um primeiro-ministro abandone a residência oficial, mas a eventual mudança tornou-se um assunto de especulação nos últimos tempos, depois de Netanyahu ter acusado o seu sucessor de cometer a “fraude do século” ao usar os votos do seu eleitorado de direita para liderar uma coligação ideologicamente diversa.

Mas, mesmo com a residência oficial vazia, Naftali Bennett parece não ter pressa para se mudar. Para já, prefere ficar na casa onde vive, em Ra’anana, para não tirar os filhos da escola. Além disso, revela o diário norte-americano, já deixou claro que, inicialmente, só usará a residência para fins cerimoniais e fins de semana familiares.

A decisão de ficar em sua casa está, no entanto, a irritar os vizinhos, devido ao aparato de segurança em torno do novo chefe do Governo.

Críticos e opositores do ex-primeiro-ministro criticam a sua atitude. Netanyahu já foi, inclusivamente, ameaçado com um processo judicial se não deixar, até 27 de junho, a casa onde vive com a mulher Sara e o filho Yair.

“Chegou a altura, após 12 anos de alienação e desajustamento, de a família Netanyahu perceber que a residência do primeiro-ministro é um bem público e sair voluntariamente num curto período de tempo, como é prática numa democracia a sério”, lê-se na carta enviada ao tribunal.

Já em 1999, após acabar o primeiro mandato, Netanyahu terá demorado seis semanas a sair da residência oficial.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está cada vez pior este Benjamim, que mais parece uma mistura de Putin/Trump…
    Um soldado altamente condecorado, meteu-se na política, foi apanhado em vários casos de corrupção e, foi ficando cada vez mais radical para se manter no cargo – agora, tal como o Trump, não o quer largar para se tentar proteger dos processos judiciais.
    Israel precisa urgentemente de um líder como o Y. Rabin – que foi assassinado precisamente pelos judeus radicais que agora suportam o Netanyahu!

RESPONDER

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …

Siza Vieira admite possibilidade de "alargar" funcionamento das atividades económicas

O ministro de Estado e da Economia disse que o Conselho de Ministros desta quinta-feira vai analisar "todas as medidas restritivas" atualmente em vigor e terá a possibilidade de "alargar" o funcionamento das atividades económicas. "Eu …

Relatório do Novo Banco. Centeno, Costa e Ramalho ficam mal na fotografia

A versão final do relatório do Novo Banco apontou mais responsabilidades a Mário Centeno e António Costa, visto estarem ambos no governo durante a venda. A tese do Banco de Portugal sobre as injecções de …

OE. PSD fecha a porta a negociações, mas socialistas preferem mantê-la aberta

Rio remete a posição do PSD para declarações de António Costa em que o primeiro-ministro admitiu a intenção de se demitir caso o Orçamento só seja aprovado com votos dos sociais-democratas. Já José Luís Carneiro, …

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …