Nem menino, nem menina: Alemanha regista bebés com género “indeterminado”

D. Sharon Pruitt / Flickr

foto: D. Sharon Pruitt / Flickr

foto: D. Sharon Pruitt / Flickr

A Alemanha vai tornar-se, a 1 de novembro, o primeiro país europeu a permitir o registo de bebés como sendo de género “indeterminado”, para abranger as crianças com órgãos genitais ambíguos – cerca de uma em cada duas mil.

De acordo com o jornal alemão Der Spiegel, os pais de crianças com características de ambos os géneros podem não optar por nenhuma das categorias – feminino ou masculino -, esperando até mais tarde ou até mesmo nunca declarar um dos géneros, mantendo a expressão “indeterminado” ou “não especificado” nos certificados de nascimento.

Estima-se que uma em cada 1.500 a 2.000 crianças nasça como “intersexo”, ou seja, nem rapaz nem rapariga, devido a cerca de 60 situações diagnosticadas como distúrbios do desenvolvimento sexual. Estas situações incluem cromossomas atípicos, gónadas (ovários e/ou testículos) ou genitais com um desenvolvimento invulgar.

As autoridades alemãs ainda não esclareceram se a medida, que pretende combater a discriminação, se aplicará igualmente a passaportes e outros documentos de identificação.

A Austrália e o Nepal já permitem que os adultos assinalem masculino, feminino ou “terceiro género” nos seus documentos oficiais.

“Intersexo” em vez de “hermafrodita”

Um relatório publicado pela Comissão Europeia no ano passado refere que “intersexo” diz respeito a pessoas que “têm traços genéticos, hormonais e físicos que não são exclusivamente masculinos ou femininos, mas são típicos de ambos simultaneamente ou não se podem definir claramente como um deles”.

Estes traços “podem manifestar-se em características secundárias sexuais como massa muscular, distribuição de pelo, mamas ou estatura; características sexuais primárias como órgãos reprodutivos e genitais; e/ou estruturas de cromossomas e hormonas”.

O termo, acrescenta o documento, “substituiu a expressão ‘hermafrodita’, utilizada largamente nos séculos XVIII e XIX”.

Segundo o relatório, “infelizmente, a discriminação contra pessoas trans e intersexo permanece muito disseminada e assume variadas formas”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …