/

Neil Ferguson demite-se de cargo público depois de quebrar isolamento (por amor)

O epidemiologista Neil Ferguson aconselhou o Governo de Boris Johnson a fechar o país, mas foi o próprio a furar o isolamento social. Acabou por se demitir do cargo de conselheiro público.

Vários académicos e cientistas motivaram a decisão do Governo britânico de “fechar” o país, como parte de um pacote de medidas de confinamento rigorosas a tomar para conter a propagação do novo coronavírus. Por trás dessa decisão esteve Neil Ferguson, que criou um modelo de transmissão que sugeria a possibilidade de morrerem cerca de 250 mil pessoas caso não fossem tomadas medidas drásticas.

No entanto, nem o próprio cientista aguentou o isolamento social. De acordo com o Telegraph, Neil Ferguson recebeu em sua casa uma mulher, pelo menos duas vezes durante este período, com quem manterá uma relação de intimidade.

As visitas terão ocorrido a 30 de março e a 8 de abril. O diário identificou a mulher em causa como Antonia Staats, de 38 anos, que é casada e reside com o marido e com os dois filhos.

O alegado caso extraconjugal motivou várias críticas pelo facto de o especialista ter feito o oposto do que defendeu. Segundo o Público, o epidemiologista veio a público assumir o erro e anunciar a sua saída do Grupo Consultivo Científico para as Emergências (SAGE).

“Aceito que cometi um erro de julgamento e tomei a atitude errada”, disse.

Agi na convicção de que estava imune, tendo tido resultados positivos no teste do coronavírus e tendo-me isolado completamente durante quase duas semanas após o desenvolvimento dos sintomas. Lamento profundamente qualquer enfraquecimento das mensagens claras em torno da necessidade contínua de distanciamento social”, justificou o especialista em comunicado.

James Brokenshire, secretário de Estado britânico para a Segurança, considerou que Ferguson tomou “a atitude certa” ao demitir-se do SAGE, acrescentando a importância de “assegurar a clareza da mensagem sobre a manutenção das regras e requisitos em matéria de distanciamento social”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.