Justiça nega pela 10ª vez liberdade condicional ao assassino de John Lennon

Mark David Chapman, o norte-americano que a 8 de dezembro de 1980 matou John Lennon, viu o seu pedido de liberdade condicional ser negado pela 10ª vez. Chapman vai fazer um novo pedido de liberdade em 2020.

O pedido de liberdade de Chapman, que cumpre pena de prisão de 20 anos, foi-lhe negado uma vez que a sua libertação “seria incompatível com o bem-estar e a segurança da sociedade”, alegou a decisão de acordo com o The Independent.

No acórdão da decisão, o conselho estadual considerou que libertar Chapman não só “mitigaria a gravidade do seu crime“, como também colocava em causa a segurança da sociedade, uma vez que alguém podia tentar prejudicá-lo ou magoá-lo por raiva, vingança ou apenas para ganhar notoriedade.

“Claramente que Chapman planeou e executou cuidadosamente o assassinato de uma pessoa mundialmente conhecida, sem qualquer razão além de ganhar notoriedade”, escreveu o painel de jurados. Chapman vai intentar um novo pedido de liberdade condicional daqui a dois anos, aponta o jornal britânico.

Enquanto o Chapman enfrentava o painel, um grupo de fãs e políticos pediram que a sua libertação fosse negada, durante um comício em Strawberry Fields, no memorial de Lennon no Central Park, em Nova Iorque, que fica localizado em frente à sua antiga casa.

Em audições anteriores, Chapman revelou ainda receber cartas sobre a dor que causaou, lamentando ter escolhido o caminho errado para a fama. O norte-americano disse ainda que cometeu o crime por inveja do Beatle.

O assassino tornou-se elegível para liberdade condicional em 2000 e, desde então, fez dez pedidos, sendo-lhe todos negados pela justiça. Alegando temer pela sua vida e dos seus filhos, Yoko Ono, esposa de Lennon, opôs-se à sua libertação.

No início deste mês, a esposa do assassino de Lennon, Gloria Hiroko Chapman, revelou que o marido lhe contou que iria assassinar o Beatle dois meses antes de cometer o crime.

Mark David Chapman cumpre pena de prisão perpétua por ter assassinado o músico, com 5 disparos de um revólver de calibre 38. John Lennon tinha 40 anos quando foi morto e acabava de regressar à atividade musical após uma pausa.

John Lennon foi um dos fundadores dos Beatles. Formada em Liverpool, a banda britânica é um dos grupos musicais mais bem-sucedidos e aclamados em todo o mundo

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …