Justiça nega pela 10ª vez liberdade condicional ao assassino de John Lennon

Mark David Chapman, o norte-americano que a 8 de dezembro de 1980 matou John Lennon, viu o seu pedido de liberdade condicional ser negado pela 10ª vez. Chapman vai fazer um novo pedido de liberdade em 2020.

O pedido de liberdade de Chapman, que cumpre pena de prisão de 20 anos, foi-lhe negado uma vez que a sua libertação “seria incompatível com o bem-estar e a segurança da sociedade”, alegou a decisão de acordo com o The Independent.

No acórdão da decisão, o conselho estadual considerou que libertar Chapman não só “mitigaria a gravidade do seu crime“, como também colocava em causa a segurança da sociedade, uma vez que alguém podia tentar prejudicá-lo ou magoá-lo por raiva, vingança ou apenas para ganhar notoriedade.

“Claramente que Chapman planeou e executou cuidadosamente o assassinato de uma pessoa mundialmente conhecida, sem qualquer razão além de ganhar notoriedade”, escreveu o painel de jurados. Chapman vai intentar um novo pedido de liberdade condicional daqui a dois anos, aponta o jornal britânico.

Enquanto o Chapman enfrentava o painel, um grupo de fãs e políticos pediram que a sua libertação fosse negada, durante um comício em Strawberry Fields, no memorial de Lennon no Central Park, em Nova Iorque, que fica localizado em frente à sua antiga casa.

Em audições anteriores, Chapman revelou ainda receber cartas sobre a dor que causaou, lamentando ter escolhido o caminho errado para a fama. O norte-americano disse ainda que cometeu o crime por inveja do Beatle.

O assassino tornou-se elegível para liberdade condicional em 2000 e, desde então, fez dez pedidos, sendo-lhe todos negados pela justiça. Alegando temer pela sua vida e dos seus filhos, Yoko Ono, esposa de Lennon, opôs-se à sua libertação.

No início deste mês, a esposa do assassino de Lennon, Gloria Hiroko Chapman, revelou que o marido lhe contou que iria assassinar o Beatle dois meses antes de cometer o crime.

Mark David Chapman cumpre pena de prisão perpétua por ter assassinado o músico, com 5 disparos de um revólver de calibre 38. John Lennon tinha 40 anos quando foi morto e acabava de regressar à atividade musical após uma pausa.

John Lennon foi um dos fundadores dos Beatles. Formada em Liverpool, a banda britânica é um dos grupos musicais mais bem-sucedidos e aclamados em todo o mundo

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …