Justiça nega pela 10ª vez liberdade condicional ao assassino de John Lennon

Mark David Chapman, o norte-americano que a 8 de dezembro de 1980 matou John Lennon, viu o seu pedido de liberdade condicional ser negado pela 10ª vez. Chapman vai fazer um novo pedido de liberdade em 2020.

O pedido de liberdade de Chapman, que cumpre pena de prisão de 20 anos, foi-lhe negado uma vez que a sua libertação “seria incompatível com o bem-estar e a segurança da sociedade”, alegou a decisão de acordo com o The Independent.

No acórdão da decisão, o conselho estadual considerou que libertar Chapman não só “mitigaria a gravidade do seu crime“, como também colocava em causa a segurança da sociedade, uma vez que alguém podia tentar prejudicá-lo ou magoá-lo por raiva, vingança ou apenas para ganhar notoriedade.

“Claramente que Chapman planeou e executou cuidadosamente o assassinato de uma pessoa mundialmente conhecida, sem qualquer razão além de ganhar notoriedade”, escreveu o painel de jurados. Chapman vai intentar um novo pedido de liberdade condicional daqui a dois anos, aponta o jornal britânico.

Enquanto o Chapman enfrentava o painel, um grupo de fãs e políticos pediram que a sua libertação fosse negada, durante um comício em Strawberry Fields, no memorial de Lennon no Central Park, em Nova Iorque, que fica localizado em frente à sua antiga casa.

Em audições anteriores, Chapman revelou ainda receber cartas sobre a dor que causaou, lamentando ter escolhido o caminho errado para a fama. O norte-americano disse ainda que cometeu o crime por inveja do Beatle.

O assassino tornou-se elegível para liberdade condicional em 2000 e, desde então, fez dez pedidos, sendo-lhe todos negados pela justiça. Alegando temer pela sua vida e dos seus filhos, Yoko Ono, esposa de Lennon, opôs-se à sua libertação.

No início deste mês, a esposa do assassino de Lennon, Gloria Hiroko Chapman, revelou que o marido lhe contou que iria assassinar o Beatle dois meses antes de cometer o crime.

Mark David Chapman cumpre pena de prisão perpétua por ter assassinado o músico, com 5 disparos de um revólver de calibre 38. John Lennon tinha 40 anos quando foi morto e acabava de regressar à atividade musical após uma pausa.

John Lennon foi um dos fundadores dos Beatles. Formada em Liverpool, a banda britânica é um dos grupos musicais mais bem-sucedidos e aclamados em todo o mundo

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …