Nave da Virgin Galactic caiu num voo de teste, morreu um dos pilotos

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

A nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, indicou a empresa do milionário britânico Richard Branson na rede social de mensagens curtas Twitter.

Na mesma rede social, a Virgin Galactic refere que a sua parceira, “a empresa Scaled Composites, realizou (hoje) um teste em voo da SpaceShipTwo”, durante o qual “a nave teve uma grave anomalia da qual resultou a sua perda”.

O avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, “aterrou em segurança”, indicou a Virgin.

“A nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, desconhecido neste momento”, adiantou a empresa espacial no mesmo comunicado.

A SpaceShipTwo tem dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

Entretanto, a imprensa internacional já indicou que um dos pilotos morreu e que o outro se encontra ferido em estado grave.

“Vamos trabalhar estreitamente com as autoridades competentes para determinar a causa do acidente”, disse ainda a empresa.

Revés para a Virgin e para o turismo espacial

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17:30 TMG.

As causas do episódio ainda serão apuradas, mas trata-se de um claro revés para uma empresa pioneira na exploração do turismo espacial, avalia um especialista da BBC.

A SpaceShipTwo tinha um design e motor inovadores, que tornaram o seu desenvolvimento excepcionalmente complexo, dificultando a expectativa de Richard Branson de lançar nos próximos meses a primeira aeronave com passageiros ao espaço.

O desastre desta sexta-feira não vai agora certamente dar tranquilidade à longa lista de celebridades e milionários que aguardam na fila para um voo inaugural ao espaço, com um custo estimado de 160 mil euros por pessoa.

Há um ano, a US Weekly anunciou que a cantora Lady Gaga seria a primeira artista a actuar no espaço, numa viagem a bordo de uma nave da Virgin, a ter lugar em 2015.

Antes de embarcar na viagem, Gaga fará um treino vocal especial durante um mês, devido às diferenças de atmosfera.

Além de Lady Gaga, outras celebridades já têm bilhete marcado para uma viagem ao espaço pela Virgin Galactic, como o cantor Justin Bieber e os actores Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Angelina Jolie

Ashton Kutcher e Mila Kunis anunciaram mesmo a intenção de fazer a sua lua de mel no espaço.

A generalidade dos 700 futuros turistas espaciais que já compraram a sua viagem reagiu com choque e consternação à notícia do acidente.

Mas não consta que algum deles queira devolver os bilhetes.

@virgingalactic / Twitter

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …