Nave da Virgin Galactic caiu num voo de teste, morreu um dos pilotos

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

A nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, indicou a empresa do milionário britânico Richard Branson na rede social de mensagens curtas Twitter.

Na mesma rede social, a Virgin Galactic refere que a sua parceira, “a empresa Scaled Composites, realizou (hoje) um teste em voo da SpaceShipTwo”, durante o qual “a nave teve uma grave anomalia da qual resultou a sua perda”.

O avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, “aterrou em segurança”, indicou a Virgin.

“A nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, desconhecido neste momento”, adiantou a empresa espacial no mesmo comunicado.

A SpaceShipTwo tem dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

Entretanto, a imprensa internacional já indicou que um dos pilotos morreu e que o outro se encontra ferido em estado grave.

“Vamos trabalhar estreitamente com as autoridades competentes para determinar a causa do acidente”, disse ainda a empresa.

Revés para a Virgin e para o turismo espacial

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17:30 TMG.

As causas do episódio ainda serão apuradas, mas trata-se de um claro revés para uma empresa pioneira na exploração do turismo espacial, avalia um especialista da BBC.

A SpaceShipTwo tinha um design e motor inovadores, que tornaram o seu desenvolvimento excepcionalmente complexo, dificultando a expectativa de Richard Branson de lançar nos próximos meses a primeira aeronave com passageiros ao espaço.

O desastre desta sexta-feira não vai agora certamente dar tranquilidade à longa lista de celebridades e milionários que aguardam na fila para um voo inaugural ao espaço, com um custo estimado de 160 mil euros por pessoa.

Há um ano, a US Weekly anunciou que a cantora Lady Gaga seria a primeira artista a actuar no espaço, numa viagem a bordo de uma nave da Virgin, a ter lugar em 2015.

Antes de embarcar na viagem, Gaga fará um treino vocal especial durante um mês, devido às diferenças de atmosfera.

Além de Lady Gaga, outras celebridades já têm bilhete marcado para uma viagem ao espaço pela Virgin Galactic, como o cantor Justin Bieber e os actores Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Angelina Jolie

Ashton Kutcher e Mila Kunis anunciaram mesmo a intenção de fazer a sua lua de mel no espaço.

A generalidade dos 700 futuros turistas espaciais que já compraram a sua viagem reagiu com choque e consternação à notícia do acidente.

Mas não consta que algum deles queira devolver os bilhetes.

@virgingalactic / Twitter

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …

Maduro prepara reestruturação do Governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu aos ministros do seu Governo que ponham os seus cargos à disposição, a fim de impulsionar uma "reestruturação profunda" do Executivo. O anúncio foi feito este domingo através do …