Nave da Virgin Galactic caiu num voo de teste, morreu um dos pilotos

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

A nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, indicou a empresa do milionário britânico Richard Branson na rede social de mensagens curtas Twitter.

Na mesma rede social, a Virgin Galactic refere que a sua parceira, “a empresa Scaled Composites, realizou (hoje) um teste em voo da SpaceShipTwo”, durante o qual “a nave teve uma grave anomalia da qual resultou a sua perda”.

O avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, “aterrou em segurança”, indicou a Virgin.

“A nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, desconhecido neste momento”, adiantou a empresa espacial no mesmo comunicado.

A SpaceShipTwo tem dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

Entretanto, a imprensa internacional já indicou que um dos pilotos morreu e que o outro se encontra ferido em estado grave.

“Vamos trabalhar estreitamente com as autoridades competentes para determinar a causa do acidente”, disse ainda a empresa.

Revés para a Virgin e para o turismo espacial

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17:30 TMG.

As causas do episódio ainda serão apuradas, mas trata-se de um claro revés para uma empresa pioneira na exploração do turismo espacial, avalia um especialista da BBC.

A SpaceShipTwo tinha um design e motor inovadores, que tornaram o seu desenvolvimento excepcionalmente complexo, dificultando a expectativa de Richard Branson de lançar nos próximos meses a primeira aeronave com passageiros ao espaço.

O desastre desta sexta-feira não vai agora certamente dar tranquilidade à longa lista de celebridades e milionários que aguardam na fila para um voo inaugural ao espaço, com um custo estimado de 160 mil euros por pessoa.

Há um ano, a US Weekly anunciou que a cantora Lady Gaga seria a primeira artista a actuar no espaço, numa viagem a bordo de uma nave da Virgin, a ter lugar em 2015.

Antes de embarcar na viagem, Gaga fará um treino vocal especial durante um mês, devido às diferenças de atmosfera.

Além de Lady Gaga, outras celebridades já têm bilhete marcado para uma viagem ao espaço pela Virgin Galactic, como o cantor Justin Bieber e os actores Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Angelina Jolie

Ashton Kutcher e Mila Kunis anunciaram mesmo a intenção de fazer a sua lua de mel no espaço.

A generalidade dos 700 futuros turistas espaciais que já compraram a sua viagem reagiu com choque e consternação à notícia do acidente.

Mas não consta que algum deles queira devolver os bilhetes.

@virgingalactic / Twitter

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …

Vaticano acusado de conhecer má conduta de bispo argentino desde 2015

O Vaticano recebeu informações entre 2015 e 2017 de que um bispo argentino próximo do papa exibia um comportamento "obsceno" e foi acusado de má conduta com seminaristas, segundo um religioso citado pela Associated Press. As …