Nave da Virgin Galactic caiu num voo de teste, morreu um dos pilotos

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

A nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, indicou a empresa do milionário britânico Richard Branson na rede social de mensagens curtas Twitter.

Na mesma rede social, a Virgin Galactic refere que a sua parceira, “a empresa Scaled Composites, realizou (hoje) um teste em voo da SpaceShipTwo”, durante o qual “a nave teve uma grave anomalia da qual resultou a sua perda”.

O avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, “aterrou em segurança”, indicou a Virgin.

“A nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, desconhecido neste momento”, adiantou a empresa espacial no mesmo comunicado.

A SpaceShipTwo tem dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

Entretanto, a imprensa internacional já indicou que um dos pilotos morreu e que o outro se encontra ferido em estado grave.

“Vamos trabalhar estreitamente com as autoridades competentes para determinar a causa do acidente”, disse ainda a empresa.

Revés para a Virgin e para o turismo espacial

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17:30 TMG.

As causas do episódio ainda serão apuradas, mas trata-se de um claro revés para uma empresa pioneira na exploração do turismo espacial, avalia um especialista da BBC.

A SpaceShipTwo tinha um design e motor inovadores, que tornaram o seu desenvolvimento excepcionalmente complexo, dificultando a expectativa de Richard Branson de lançar nos próximos meses a primeira aeronave com passageiros ao espaço.

O desastre desta sexta-feira não vai agora certamente dar tranquilidade à longa lista de celebridades e milionários que aguardam na fila para um voo inaugural ao espaço, com um custo estimado de 160 mil euros por pessoa.

Há um ano, a US Weekly anunciou que a cantora Lady Gaga seria a primeira artista a actuar no espaço, numa viagem a bordo de uma nave da Virgin, a ter lugar em 2015.

Antes de embarcar na viagem, Gaga fará um treino vocal especial durante um mês, devido às diferenças de atmosfera.

Além de Lady Gaga, outras celebridades já têm bilhete marcado para uma viagem ao espaço pela Virgin Galactic, como o cantor Justin Bieber e os actores Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Angelina Jolie

Ashton Kutcher e Mila Kunis anunciaram mesmo a intenção de fazer a sua lua de mel no espaço.

A generalidade dos 700 futuros turistas espaciais que já compraram a sua viagem reagiu com choque e consternação à notícia do acidente.

Mas não consta que algum deles queira devolver os bilhetes.

@virgingalactic / Twitter

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …