NASA publica foto inédita do coração de Marte

HiRISE / NASA

O 'coração' de Marte

O ‘coração’ de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho.

De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do nosso sistema solar está coberta de materiais de grão fino que ocultam a sua base rochosa, mais conhecida como rocha-mãe.

Mas a nova imagem agora divulgada pela agência espacial norte-americana mostra o “coração” de Marte quase completamente exposto, excepto em pequenas áreas cobertas por dunas de areia.

Na conta do Twitter da HiRISE, os astrónomos da NASA classificaram a rocha-mãe captada na fotografia como o “coração de Marte“. E a foto é simplesmente… soberba.

A fotografia foi tirada pela câmera de alta resolução HiRISE, instalada a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.  A MRO tem a finalidade de procurar indícios de existência de água no passado remoto de Marte. A sonda foi lançada para o planeta vermelho pelo Jet Propulsion Laboratory, da NASA, a 10 de agosto de 2005.

A missão da MRO é realizar fotografias de alta definição da superfície de Marte. Irá analisar rochas, procurar água subterrânea, e indícios acerca da forma como a água e a poeira se distribuem na atmosfera marciana, além de vigiar o clima global do planeta.

Avatar ZAP // Sputnik News

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito que eu até nem sou de brincar com estas coisas, mas não resisto a fazer o seguinte comentário:
    Se fosse eu a baptizar este local a minha proposta seria “A Vagina de Marte”.
    E é bom saber que “planeta” afinal pode ser uma palavra feminina, até termina em “a”.

RESPONDER

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …