NASA publica foto inédita do coração de Marte

HiRISE / NASA

O 'coração' de Marte

O ‘coração’ de Marte

A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem rara da superfície marciana, na qual se pode observar a rocha-mãe do planeta vermelho.

De acordo com a NASA, a maior parte da superfície do quarto planeta do nosso sistema solar está coberta de materiais de grão fino que ocultam a sua base rochosa, mais conhecida como rocha-mãe.

Mas a nova imagem agora divulgada pela agência espacial norte-americana mostra o “coração” de Marte quase completamente exposto, excepto em pequenas áreas cobertas por dunas de areia.

Na conta do Twitter da HiRISE, os astrónomos da NASA classificaram a rocha-mãe captada na fotografia como o “coração de Marte“. E a foto é simplesmente… soberba.

A fotografia foi tirada pela câmera de alta resolução HiRISE, instalada a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.  A MRO tem a finalidade de procurar indícios de existência de água no passado remoto de Marte. A sonda foi lançada para o planeta vermelho pelo Jet Propulsion Laboratory, da NASA, a 10 de agosto de 2005.

A missão da MRO é realizar fotografias de alta definição da superfície de Marte. Irá analisar rochas, procurar água subterrânea, e indícios acerca da forma como a água e a poeira se distribuem na atmosfera marciana, além de vigiar o clima global do planeta.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Com o devido respeito que eu até nem sou de brincar com estas coisas, mas não resisto a fazer o seguinte comentário:
    Se fosse eu a baptizar este local a minha proposta seria “A Vagina de Marte”.
    E é bom saber que “planeta” afinal pode ser uma palavra feminina, até termina em “a”.

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …