NASA garante que em 10 anos descobriremos vida extra-terrestre

NASA

A NASA está a explorar o nosso Sistema Solar e além a fim de compreender o funcionamento do Universo, em busca de água e vida entre as estrelas.

Há vida fora da Terra? Aparentemente sim, e provavelmente iremos descobrir a sua existência nos próximos 10 anos. Segundo a cientista-chefe da NASA, Ellen Stofan, teremos registos de vida noutros outros planetas até 2025.

Ellen Stofan acredita que serão encontrados sinais de vida fora da Terra durante a próxima década, e que nos próximos 20 anos teremos provas irrefutáveis de vida extra-terrestre.

“Sabemos onde procurar. Sabemos como procurar”, afirmou Stofan, num debate transmitido na NASA TV sobre a possibilidade de encontrar outros “mundos habitáveis”.

“Na maior parte dos casos, nós já temos a tecnologia e estamos a caminho de a poder usar para encontrar vida extra-terrestre”, acrescentou a cientista-chefe da NASA, citada pela BBC.

“Estamos definitivamente no caminho certo para o conseguir.”

De que estamos à procura? E onde?

As primeiras descobertas de vida fora da Terra provavelmente estão mais perto do que imaginamos, mas não serão homenzinhos verdes em naves espaciais. Serão, provavelmente, alguma espécie de plâncton ou de alga. Se calhar, verde.

Sabemos já que há muita água no Sistema Solar. É quase certo que existam oceanos de água salgada sob as conchas geladas das luas de Júpiter, Europa e Ganimedes, assim como na lua de Saturno, Encelado.

A água é mantida líquida pela gravidade intensa dos planetas gigantes onde as luas orbitam, que os deforma e contribui para o aquecimento dos seus núcleos.

NASA / Flickr

A geóloga Ellen Stofan, cientista-chefe da NASA

Acredita-se que Encelado tenha actividade vulcânica nas profundezas de seu oceano, o que manteria a água aquecida a uma temperatura de 93º.

E calcula-se que haja mais água nos oceanos das três luas do que todos os oceanos da Terra juntos.

Não é ainda possível saber se lá há vida – mas são óptimos sítios para começar a procurar.

E também há Marte, é claro.

É quase certo que o planeta vermelho teve oceanos, algures no seu passado distante, e há provas fotográficas de que ainda existe muita água escondida sob a superfície. Às vezes a água borbulha e forma rios temporários.

O rover Curiosity, veículo construído pela NASA para explorar a superfície de Marte, descobriu recentemente “moléculas orgânicas que contêm carbono”.

Isso significaria “blocos de vida em construção”. É deles que nós somos feitos.

No entanto, água e moléculas não significam vida.

(dr) NASA

Mars River, o veículo que a NASA desenvolveu para a exploração de Marte

O rover Curiosity, o veículo que a NASA desenvolveu para a exploração de Marte

Confiança na descoberta

A NASA traçou como objectivo enviar astronautas a Marte até 2030, um passo que Ellen Stofan acredita que será a “chave” para procurar sinais de vida.

“Mesmo com as câmaras de alta tecnologia do Curiosity, encontrar fósseis com o rover é muito difícil – às vezes é preciso procurar debaixo da pedra, não na pedra em si”, diz Stofan.

“Sou uma geóloga. Saio para o campo e abro rochas à procura de fósseis”, acrescenta.

“A certa altura, será mesmo vital colocar humanos na superfície de Marte – geólogos, astrobiólogos, químicos – para procurar provas da existência de vida, que se possam trazer de volta para a Terra para a comunidade científica analisar”.

A expectativa dos cientistas não é elevada. Se houver vida em Marte, provavelmente serão acidófilos – ou algo igualmente estranho e fascinante.

Mas se houver algures lá por cima homenzinhos verdes que teimam em não aparecer por cá, mais cedo ou mais tarde iremos nós pregar-lhes uma visita.

ZAP / BBC

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo razão para tanto alarido. Só qum nunca tenha visto o Coelho ou o Portas e os seus ministros é que pode ficar espantado com a existência de extraterrestres.

  2. AAahahaha o martelo ou seja MARCELO DE SOUSA ja acha que o seu BARCO REBELO ,ja começe a ficar cheioea sua parte CATEDRATRICA começa a querer deitar FOGO,e ai uiuii va ter de CHAMAR FORÇAS ARMADAS -etcetcetc pois ja começa a PREVER BATALHAS no MEDITERANEO -PACIFICO,no COSMOS etcec, vai la até a .as BARRACAS CUBATAS vão ABANAR iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii…………….

    A.G.P:
    .

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …