Se houver vida em Marte, são acidófilos

Jim Peaco, National Park Service / Wikimedia

A Grand Prismatic Spring, no Parque National de Yellowstone, EUA, é um dos locais do planeta onde apenas os extremófilos sobrevivem.

A Grand Prismatic Spring, no Parque National de Yellowstone, EUA, é um dos locais do planeta onde apenas os extremófilos sobrevivem – em particular os termófilos.

Microbiólogos da Universidade de Tomsk que estão a estudar os acidófilos, micro-organismos que têm preferência por meios ácidos e que se banham em águas de esgoto da indústria mineira, acreditam que as criaturas poderão ajudar a extrair metais do seu meio habitual e até a descobrir se há vida em Marte.

Estes extremófilos, chamados acidófilos por apresentarem crescimento óptimo num meio com pH inferior a 4, são capazes de resistir a tudo. Podem sobreviver até em ácido sulfúrico e vivem confortavelmente nas águas das minas, com elevada acidez devido à oxidação de metais residuais.

anna-gerasimchuk / LinkedIn

Anna Gerasimchuk, investigadora do Instituto Biológico da Universidade Estatal de Tomsk.

Anna Gerasimchuk, investigadora do Instituto Biológico da Universidade Estatal de Tomsk / Rússia.

Uma equipa de cientistas russos pretende agora “domesticar” acidófilos, colocando-os ao serviço da biotecnologia, em particular para ajudar a extrair metais dos resíduos da indústria mineira, disse à RVR a investigadora Anna Gerasimchuk, do Instituto Biológico da Universidade Estatal de Tomsk.

“É interessante compreender como é que os acidófilos conseguem sobreviver em ambientes tão adversos e com que mecanismos genéticos e fisiológicos se adaptam a essas condições”, dia a cientista.

“Por outro lado, tais micro-organismos podem ser utilizados em diferentes ramos da biotecnologia e da engenharia genética para depurar ecossistemas com alta concentração de metais pesados, que poluem tais ambientes”, acrescenta Gerasimchuk.

Mas a questão é como encontrar tais micro-organismos, e como os distinguir entre os habitantes das águas do esgoto.

Essa tarefa poderá ser resolvida através da sequenciação do seu genoma, tarefa que os especialistas do Centro da Bioengenharia da Academia de Ciências da Rússia estão a prosseguir.

“Conhecendo o genoma do micro-organismo, é possível aperfeiçoá-los com a ajuda de métodos de engenharia genética”, apontam especialistas.

Michael Daly / Wikimedia

Micrografia de transmissão electrónica de um Deinococcus radiodurans, a bactéria mais resistente do Mundo

Micrografia de transmissão electrónica de um Deinococcus radiodurans, a bactéria mais resistente do Mundo

A bactéria mais forte do mundo

Um exemplo de um extremófilo acidófilo é a Deinococcus radiodurans, uma bactéria radio-resistente que sobrevive ao extremo frio, desidratação, vácuo e ácido.

Este poli-extremófilo está listado no Livro de Recordes do Guiness como “a bacteria mais resistente do Mundo”.

Há vida em Marte?

Segundo Anna Gerasimchuk, os acidófilos podem ajudar-nos a responder a uma pergunta sacramental: há ou pode haver vida em Marte?

Está provado há muito tempo que o Planeta Vermelho tem temperaturas extremamente baixas e um ambiente ácido extremo – condições em que os acidófilos estão em casa.

Se, em tais condições, há vida na Terra, não poderá existir também vida em Marte?

Talvez – e são primos dos acidófilos.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …