Se houver vida em Marte, são acidófilos

Jim Peaco, National Park Service / Wikimedia

A Grand Prismatic Spring, no Parque National de Yellowstone, EUA, é um dos locais do planeta onde apenas os extremófilos sobrevivem.

A Grand Prismatic Spring, no Parque National de Yellowstone, EUA, é um dos locais do planeta onde apenas os extremófilos sobrevivem – em particular os termófilos.

Microbiólogos da Universidade de Tomsk que estão a estudar os acidófilos, micro-organismos que têm preferência por meios ácidos e que se banham em águas de esgoto da indústria mineira, acreditam que as criaturas poderão ajudar a extrair metais do seu meio habitual e até a descobrir se há vida em Marte.

Estes extremófilos, chamados acidófilos por apresentarem crescimento óptimo num meio com pH inferior a 4, são capazes de resistir a tudo. Podem sobreviver até em ácido sulfúrico e vivem confortavelmente nas águas das minas, com elevada acidez devido à oxidação de metais residuais.

anna-gerasimchuk / LinkedIn

Anna Gerasimchuk, investigadora do Instituto Biológico da Universidade Estatal de Tomsk.

Anna Gerasimchuk, investigadora do Instituto Biológico da Universidade Estatal de Tomsk / Rússia.

Uma equipa de cientistas russos pretende agora “domesticar” acidófilos, colocando-os ao serviço da biotecnologia, em particular para ajudar a extrair metais dos resíduos da indústria mineira, disse à RVR a investigadora Anna Gerasimchuk, do Instituto Biológico da Universidade Estatal de Tomsk.

“É interessante compreender como é que os acidófilos conseguem sobreviver em ambientes tão adversos e com que mecanismos genéticos e fisiológicos se adaptam a essas condições”, dia a cientista.

“Por outro lado, tais micro-organismos podem ser utilizados em diferentes ramos da biotecnologia e da engenharia genética para depurar ecossistemas com alta concentração de metais pesados, que poluem tais ambientes”, acrescenta Gerasimchuk.

Mas a questão é como encontrar tais micro-organismos, e como os distinguir entre os habitantes das águas do esgoto.

Essa tarefa poderá ser resolvida através da sequenciação do seu genoma, tarefa que os especialistas do Centro da Bioengenharia da Academia de Ciências da Rússia estão a prosseguir.

“Conhecendo o genoma do micro-organismo, é possível aperfeiçoá-los com a ajuda de métodos de engenharia genética”, apontam especialistas.

Michael Daly / Wikimedia

Micrografia de transmissão electrónica de um Deinococcus radiodurans, a bactéria mais resistente do Mundo

Micrografia de transmissão electrónica de um Deinococcus radiodurans, a bactéria mais resistente do Mundo

A bactéria mais forte do mundo

Um exemplo de um extremófilo acidófilo é a Deinococcus radiodurans, uma bactéria radio-resistente que sobrevive ao extremo frio, desidratação, vácuo e ácido.

Este poli-extremófilo está listado no Livro de Recordes do Guiness como “a bacteria mais resistente do Mundo”.

Há vida em Marte?

Segundo Anna Gerasimchuk, os acidófilos podem ajudar-nos a responder a uma pergunta sacramental: há ou pode haver vida em Marte?

Está provado há muito tempo que o Planeta Vermelho tem temperaturas extremamente baixas e um ambiente ácido extremo – condições em que os acidófilos estão em casa.

Se, em tais condições, há vida na Terra, não poderá existir também vida em Marte?

Talvez – e são primos dos acidófilos.

ZAP / RVR

PARTILHAR

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …