Indícios em mar oculto sugerem que lua de Saturno poderia acolher vida

JPL-Caltech / NASA

Esquema das camadas de Encelado

Esquema em camadas de Encelado com um oceano em profundidade e geisers a expelir matérial rico em minerais

Uma equipa internacional de cientistas da Alemanha, EUA e Japão encontrou indícios de actividade hidrotérmica em Encelado, uma das 62 luas de Saturno. Segundo os cientistas, este tipo de actividade, nos oceanos da Terra, produz substâncias químicas que sustentam a vida.

A sonda espacial Cassini, da agência espacial americana NASA, encontrou pequenos fragmentos de rocha, expelidos para o espaço por geisers de Encelado, com sinais de actividade hidrotérmica.

Segundo um estudo, publicado na revista Nature, este é o primeiro indício de actividade hidrotérmica fora da Terra, o que sugere a existência de um mar tépido, rico em minerais, por baixo da superfície gelada do satélite.

As condições ambientais em profundidade, debaixo da superfície do satélite, poderiam ser semelhantes às que deram lugar à vida na Terra, afirmam os cientistas.

Segundo Gabriel Tobie, investigador da Universidade de Nantes citado pela RT, “as fontes hidrotérmicas poderiam ter sido o berço dos primeiros organismos vivos na Terra primitiva.

A equipa de investigadores descobriu ainda outros dados acerca das condições ambientais subterrâneas do satélite, depois de encontrar partículas nanométricas ricas em silício expelidas de Encelado.

O tamanho e composição destas partículas sugerem que terão sido produzidas a altas temperaturas, no leito do mar.

Encelado, a 6ª maior das luas de Saturno, foi descoberto em 1789 por William Herschel, mas pouco se sabia sobre o satélite antes de as duas naves Voyager passaram pela região no início dos anos 80.

Em 2005, a Cassini fez vários voos próximos da lua de Saturno, dando a conhecer detalhes da sua superfície, entre os quais formações semelhantes a geisers junto ao pólo sul do satélite, que expelem para o espaço o material que foi agora analisado.

Há um ano, a missão Cassino tinha já revelado a existência de um oceano escondido em Encelado, a 9 quilómetros de profundidade. Com a actividade hidrotérmica agora descoberta no satélite, é pacífico afirmar que Encelado é o ambiente mais acolhedor para a vida até agora encontrado fora da Terra.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Protestos continuam em Londres. Ativistas invadem centro financeiro

Centenas de ativistas pelo clima do grupo Extinction Rebellion invadiram esta segunda-feira o centro financeiro de Londres para manifestarem repúdio por as grandes corporações financiarem os combustíveis fósseis. Muitos manifestantes, protegidos da intensa chuva com lonas …

"Tenho muitas dívidas, muito financiamento por pagar"

Isabel dos Santos explicou em entrevista à Lusa a origem dos seus investimentos, salientando serem totalmente privados, o que a levou a criar muitas dívidas. Disse ainda que os empresários têm dificuldade em trabalhar e …

Estados Unidos autorizados a aplicar taxas sobre produtos europeus

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou oficialmente esta segunda-feira os Estados Unidos a aplicar taxas alfandegárias sobre 7500 milhões de dólares de importações oriunda da União Europeia devido aos subsídios dados à Airbus. A OMC …

Tribunal rejeita providência cautelar requerida pela Ordem dos Enfermeiros contra ministério

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar pedida pela Ordem dos Enfermeiros (OE) contra o Ministério da Saúde no processo de sindicância à OE, anunciou esta segunda-feira o Governo. Em comunicado, o …

Paraísos fiscais. Portugal transferiu 672 milhões em 2018

Os bancos a operar em Portugal transferiram 672 milhões de euros no ano passado para territórios que constavam das listas de offshores problemáticos da União Europeia. Em 2018, os bancos a operar em Portugal transferiram 672 …

Discurso da Rainha. Entre crime, saúde e imigração, o Brexit foi destaque

Várias propostas de lei relacionadas com o Brexit destacam-se no programa do governo britânico para os próximos meses apresentado esta segunda-feira pela rainha Isabel II no parlamento, o qual inclui a implementação de um eventual …

Conservadores polacos vencem legislativas com maioria absoluta

Os conservadores nacionalistas no poder na Polónia venceram as eleições legislativas com 45,16% dos votos, de acordo com os resultados oficiais que se referem à contagem de 82,79% das circunscrições. O partido conservador eurocético Lei e …

Ambulâncias rejeitadas no Hospital de Setúbal por sobrelotação das urgências

Ambulâncias que chegavam ao Hospital de São Bernardo, em Setúbal, durante a tarde de domingo, foram encaminhadas para outros hospitais. As urgências do centro hospitalar estavam sobrelotadas. Entre as 12h e as 16h30 deste domingo, o …

Professores regressam à greve ao trabalho extraordinário

A paralisação poderá comprometer as avaliações intercalares dos alunos, alertam os sindicatos que pedem o cumprimento do horário de 35 horas semanais. A greve dos professores ao trabalho extraordinário regressa esta segunda-feira às escolas, sem data …

Caos na Síria. Bombardeamentos turcos levam à fuga de centenas de militantes do Daesh presos

Cerca de 800 militantes do Daesh fugiram neste domingo da prisão de Ain Issa, de acordo com a administração autónoma curda, que acusa a Turquia de ter dado “cobertura aérea” para que a fuga fosse …