Explosão magnética nunca antes vista pode desvendar um dos mistérios do Sol

Cientistas da NASA observaram um novo tipo de explosão magnética na camada externa da atmosfera solar, conhecida como coroa.

A explosão, conhecida como reconexão magnética forçada, é desencadeada por uma erupção no Sol que faz com que as linhas do campo magnético emaranhadas se quebrem e se realinhem, disparando partículas e energia.

Os cientistas tinham já testemunhado a reconexão magnética espontânea, que não está necessariamente ligada a erupções no Sol. Porém, as observações do Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA revelaram, pela primeira vez, um evento de reconexão forçada desencadeada por uma dessas erupções.

O evento foi visível claramente quando os cientistas analisaram as observações de plasma do SDO – um dos quatro estados fundamentais da matéria que consiste em partículas carregadas e superaquecidas. Os dados do SDO revelaram uma proeminência – um grande laço de plasma – a sair da superfície visível do sol, conhecida como fotosfera. Numa série de imagens tiradas ao longo de uma hora, a proeminência pode ser vista a cair de volta na fotosfera.

Quando isso aconteceu, a proeminência interagiu com uma coleção de linhas do campo magnético, fazendo com que se reconectassem em forma de “X“, o que provocou uma explosão magnética, fazendo com que a proeminência ganhasse calor, de acordo com um estudo publicado esta semana na revista científica The Astrophysical Journal.



“Esta foi a primeira observação de um controlador externo de reconexão magnética”, disse Abhishek Srivastava, um dos autores do estudo e investigador do Instituto de Tecnologia da Índia (BHU), em comunicado. “Isto pode ser muito útil para entender outros sistemas. Por exemplo, as magnetosferas da Terra e dos planetas, outras fontes de plasma magnetizadas, incluindo experiências em escalas de laboratório, onde o plasma é altamente difusivo e muito difícil de controlar”, disse .

NASA

As últimas observações confirmam uma teoria proposta há cerca de 15 anos. Segundo os autores, os resultados podem ter implicações significativas para a previsão do clima espacial, experiências físicas de partículas na Terra e na nossa compreensão sobre a atmosfera do sol.

Por exemplo, a reconexão magnética poderia explicar um dos grandes mistérios da ciência solar – o facto de a coroa ser milhões de graus mais quente que as camadas inferiores da atmosfera solar. A proeminência ganhou calor durante o evento de reconexão forçada, que poderia ser um mecanismo possível através do qual a coroa é aquecida localmente.

O próximo passo é detetar mais eventos de reconexão forçada, o que fornecerá mais informações sobre o fenómeno.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …

Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses. O alerta da coordenadora da Unidade de Voz …

Tóquio2020. Missão portuguesa deve ser vacinada para diminuir "insegurança" dos atletas

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, deseja que a Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio2020 seja vacinada, quanto antes, considerando que a demora cria "insegurança" entre os atletas e restante …

Rússia proíbe oficialmente casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Rússia proibiu oficialmente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, numa emenda constitucional ratificada esta segunda-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin. Segundo avançou esta terça-feira a NBC, o deputado Pyotr Tolstoy, opositor ao casamento homossexual, …