Narciso Miranda absolvido

rtppt / Flickr

Narciso Miranda, ex-presidente da Câmara de Matosinhos

Narciso Miranda, ex-presidente da Câmara de Matosinhos

O ex-presidente da Câmara de Matosinhos Narciso Miranda foi absolvido esta quinta-feira, enquanto líder de uma mutualista, dos crimes de simulação de roubo, abuso de confiança, peculato e participação económica em negócio.

“Estou muito satisfeito, sinto-me um cidadão livre, consciente, responsável e sério e lamento que se tenha gasto tanto tempo e dinheiro com processos deste género”, disse o ex-autarca aos jornalistas, à saída da sala de audiências do Tribunal de Matosinhos.

Narciso Miranda estava acusado, enquanto presidente do conselho de administração da Associação de Socorros Mútuos de S. Mamede Infesta (ASMSMI), em Matosinhos, de adjudicar serviços a empresas de que faziam parte familiares, alguns deles de forma ilegal ou nunca realizados, e simular o roubo de um smartphone para receber um modelo mais recente.

O tribunal deu como provado que Narciso Miranda adjudicou serviços a empresas de que faziam parte a sua filha, mas devido ao facto da acusação não referir que a mutualista era de utilidade pública, com registo na Segurança Social, o crime de peculato e participação económica em negócio não tinha enquadramento.

O advogado do ex-autarca, Artur Marques, explicou que a acusação do Ministério Público (MP) não continha um facto “essencial” para qualificar ou não Narciso Miranda como funcionário público para efeitos penais.

“Agora o MP pode recorrer da decisão ou reabrir-se um novo inquérito com base nos factos que aqui já foram julgados”, disse.

Narciso Miranda lamentou os efeitos colaterais do processo e criticou a sua origem, apesar de manifestar “um enorme respeito” pela justiça.

“Admito que hoje algumas pessoas, poucas, estejam muito tristes, mas é a lei da vida”, frisou.

O coletivo de juízes salientou que Narciso Miranda acordou com o ex-sócio da filha simular a prestação de serviços à mutualista, tarefas que nunca pretenderam que fossem prestadas, cujo objetivo era o enriquecimento ilegítimo.

A simulação de negócios lesou a associação em 17.500 euros, dada esta pagar um vencimento mensal à empresa da filha e ex-sócio de 2.500 euros, verba que, posteriormente, foi restituída.

Contudo, o coletivo não comprovou que Narciso Miranda se tenha apropriado do dinheiro.

O Tribunal de Matosinhos absolveu a filha de Narciso Miranda, mas condenou o seu ex-sócio a uma pena suspensa de 16 meses por falsificação de documentos, ambos arguidos no processo.

O ex-presidente da câmara vai também ser julgado no âmbito de outro processo pelos crimes de falsificação de documentos e abuso de confiança.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas que brincadeira é esta? O tribunal diz que “devido ao facto da acusação não referir que a mutualista era de utilidade pública” não se pode condenar este gatuno. Há juízes que são verdadeiros criminosos. Então mas é preciso a acusação dizer? O tribunal não pode constatar isso? Chamem já o Carlos Alexandre, que ele até encontra o telemóvel escondido num cofre do banco!

  2. Fosca-se toda a merda se safa perante a justica, ….isto comeca a ser cronico, um filho da mae que simula o roubo dum Iphone por causa de umas centenas de euros…..imaginem…o que nao deve ter roubado na vida a frente da camara e outras situacoes por onde tem oassado…..enfim um politico serio…..

RESPONDER

Cotrim Figueiredo: "Siza Vieira não tem peso político para levar a sua avante”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "não tem peso político para levar a sua avante" neste Governo, disse o deputado da Iniciativa Liberal João Cotrim Figueiredo, que é também candidato único à liderança do …

Arranca hoje a "contra-cimeira" contra "hipocrisia dos governos"

Enquanto na chamada "zona verde" se prepara a semana das negociações de alto nível da COP25, começa este sábado em Madrid uma contra-cimeira em que os movimentos ativistas procuram um contraponto ao que chamam a …

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …