“Não sei se Zeinal Bava é corrupto. A culpa é dos accionistas”

RTP / Flickr

Murteira Nabo

Murteira Nabo em entrevista à RDP/Antena 1.

A culpa de Zeinal Bava na Portugal Telecom (PT) foi aceitar “a estratégia definida pelos accionistas”, considera Murteira Nabo, o ex-presidente da telefónica, que não põe as mãos no fogo pelo gestor que ele próprio contratou. “Não sei se é corrupto, nem quero saber”, diz.

Declarações proferidas numa entrevista ao programa da TSF “A Vida do Dinheiro”, onde Francisco Murteira Nabo, ex-ministro e ex-presidente da Galp e da PT, aborda a realidade recente da empresa de telecomunicações, em particular o papel de Zeinal Bava nas decisões que levaram ao seu colapso.

Murteira Nabo assume que não sabe se Bava é responsável pelos crimes de corrupção de que o acusam, no âmbito da Operação Marquês, mas, em termos de gestão, considera que ele é, no fundo, uma vítima das decisões dos accionistas da PT.

Não sei se é corrupto, nem quero saber“, nota o ex-ministro citado pela TSF.

“A estratégia foi errada e o Bava foi apanhado por isso. Se sabia, ou se não sabia, não sei dizer”, acrescenta.

“O grupo empresarial PT definiu estratégicas que a levaram à venda da Vivo. Ora uma empresa que vende uma subsidiária que representa 60% do volume de vendas e 40% dos lucros, que tem 55 milhões de clientes, e que fica sem o dinheiro e sem a indústria, o que é que quer que aconteça?”, questiona Murteira Nabo.

Sublinhando que Zeinal Bava, que foi contratado por ele para a PT, “era um excelente profissional”, Murteira Nabo conclui que “como gestor, o erro que terá cometido é ter aceite uma estratégia ruinosa para a empresa“.

“A culpa não é dele, é dos accionistas que decidiram uma política de dividendos altos e redução dos investimentos”, prossegue o ex-presidente da PT.

“Não deixava o BES apodrecer tanto”

Recentemente designado para o Conselho Consultivo do Banco de Portugal, Murteira Nabo também fala das decisões tomadas pelo órgão supervisor e pelo governo, no âmbito da crise financeira que vem assolando o sector bancário nacional.

Para o ex-ministro, o “Banco de Portugal e o Governo” cometeram “um erro” quando se detectou que “a banca estava cheia de imparidades, que o país e as empresas estavam endividados” e não se fez como na Irlanda e em Espanha, ou seja, “criar um banco mau”.

Empurrámos o assunto com a barriga, convencidos que se resolveria. Mas não resolveu, e o que aconteceu foi termos bancos a cair ao longo dos tempos”, destaca Murteira Nabo.

O ex-presidente da PT acrescenta que o governo de António Costa está também, “a empurrar com barriga alguns problemas estruturais, que não se podem resolver ou não se querem resolver”.

Não vale a pena pensar que há milagres na economia, pois não há“, avisa.

Sobre a queda do BES, o ex-ministro assume que, no lugar do Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, teria “decidido mais cedo”. “Não deixava apodrecer tanto”, destaca numa clara crítica à actuação do dirigente do órgão supervisor.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Nunca percebi como um investimento de 900 milhões de Euros escaparam ao escrutínio do CEO da empresa.
    Será que este sabia? Ou melhor ainda… Já alguém sabe quem investiu este dinheiro todo no BES?

  2. Acho que as dúvidas do Sr. Murteira Nabo, ñ deixa dúvidas de que zeinal bava resvalou. A culpa ñ tem nada a ver c/as facilidades que os accionistas lhe quiseram proporcionaram.

  3. Uma mão lava a outra , no fundo todos beneficiam com a roubalheira, o velhinho zé-povinho paga,tão simples quanto isto e tudo o que for além é pura ficção.Portugal perdeu a capacidade de luta a não ser com gays, aí sim, é notória a evolução….hahahahahahahahahha

RESPONDER

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …