Universidade não tem provas de que o novo líder do PP concluiu quatro cadeiras do mestrado

ZIPI / EPA

Pablo Casado sucede a Mariano Rajoy na presidência do Partido Popular espanhol

A Universidade Rey Juan Carlos não tem documentos que comprovem que Pablo Casado tenha apresentado os trabalhos que serviram de avaliação a quatro cadeiras do mestrado em Direito Público que o político espanhol garante ter concluído.

Esta segunda-feira, a chefe do Tribunal de Madrid, Carmen Rodríguez Medel, divulgou um comunicado no qual afirma que a Universidade Rey Juan Carlos não tem na sua posse documentos que comprovem que Pablo Casado, o mais recente líder do Partido Popular, tenha concluído quatro cadeiras do mestrado em Direito Público.

Segundo o jornal espanhol El Independiente, a universidade informou a juíza que está a investigar as licenciaturas e mestrados de Casado e a informação de que “não consta” que o novo líder do PP tenha apresentado os trabalhos que, supostamente, serviram de avaliação a quatro cadeiras do mestrado, no ano letivo 2008-2009.

Isto significa que não existe qualquer documento, seja “emails ou outro tipo de comunicação”, que comprovem a entrega dos trabalhos das cadeiras em causa.

O Observador realça, no entanto, que fontes oficiais da universidade espanhola já vierem afirmar que “não há obrigação de registar e arquivar os trabalhos” dos alunos, isto porque estes devem ser guardados pelos professores dos vários cursos.

Este motivo fez com que a juíza pedisse ao diretor do mestrado, Enrique Álvarez Conde, assim como à professora Alicia López de los Mozos, também responsável pelo curso, que “se conservaram os trabalhos, contribuam” para a investigação, numa tentativa de os convencer a mostrar provas de que estes trabalhos foram mesmo entregues por Casado.

Há, porém, fontes próximas do político que garantem que os trabalhos de avaliação foram entregues, defendendo que a universidade não tem o dever de os arquivar, uma vez que foram feitos há 10 anos e que não se trata de uma tese de mestrado.

O currículo de Pablo Casado levou à abertura de investigações universitárias e judiciais depois de, em abril, o jornal espanhol El País ter publicado um artigo que referia que Casado também tinha frequentado um mestrado, mas não se lembrava “de ter ido às aulas”.

Carmen Rodríguez Medel ordenou ainda que a RTVE, uma rede de televisão espanhola, disponibilize a gravação do dia 10 de abril, dia em que Pablo Casado deu explicações à comunicação social sobre o mestrado que frequentou.

Além disto, a juíza pediu à Guardia Civil que forneça informações sobre a atividade laboral de Casado durante o ano letivo 2008-2009, assim como relações “diretas ou indiretas” com “membros em cargos públicos, em partidos políticos ou na Universidade Rey Juan Carlos”.

Pablo Casado, eleito este fim de semana, está a ser investigado por alegados crimes de falsificação de documentos, prevaricação administrativa e suborno. O jornal sublinha que as suspeitas sobre a sua carreira académica já eram conhecidas quando foi escolhido para liderar o PP.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …