Universidade não tem provas de que o novo líder do PP concluiu quatro cadeiras do mestrado

ZIPI / EPA

Pablo Casado sucede a Mariano Rajoy na presidência do Partido Popular espanhol

A Universidade Rey Juan Carlos não tem documentos que comprovem que Pablo Casado tenha apresentado os trabalhos que serviram de avaliação a quatro cadeiras do mestrado em Direito Público que o político espanhol garante ter concluído.

Esta segunda-feira, a chefe do Tribunal de Madrid, Carmen Rodríguez Medel, divulgou um comunicado no qual afirma que a Universidade Rey Juan Carlos não tem na sua posse documentos que comprovem que Pablo Casado, o mais recente líder do Partido Popular, tenha concluído quatro cadeiras do mestrado em Direito Público.

Segundo o jornal espanhol El Independiente, a universidade informou a juíza que está a investigar as licenciaturas e mestrados de Casado e a informação de que “não consta” que o novo líder do PP tenha apresentado os trabalhos que, supostamente, serviram de avaliação a quatro cadeiras do mestrado, no ano letivo 2008-2009.

Isto significa que não existe qualquer documento, seja “emails ou outro tipo de comunicação”, que comprovem a entrega dos trabalhos das cadeiras em causa.

O Observador realça, no entanto, que fontes oficiais da universidade espanhola já vierem afirmar que “não há obrigação de registar e arquivar os trabalhos” dos alunos, isto porque estes devem ser guardados pelos professores dos vários cursos.

Este motivo fez com que a juíza pedisse ao diretor do mestrado, Enrique Álvarez Conde, assim como à professora Alicia López de los Mozos, também responsável pelo curso, que “se conservaram os trabalhos, contribuam” para a investigação, numa tentativa de os convencer a mostrar provas de que estes trabalhos foram mesmo entregues por Casado.

Há, porém, fontes próximas do político que garantem que os trabalhos de avaliação foram entregues, defendendo que a universidade não tem o dever de os arquivar, uma vez que foram feitos há 10 anos e que não se trata de uma tese de mestrado.

O currículo de Pablo Casado levou à abertura de investigações universitárias e judiciais depois de, em abril, o jornal espanhol El País ter publicado um artigo que referia que Casado também tinha frequentado um mestrado, mas não se lembrava “de ter ido às aulas”.

Carmen Rodríguez Medel ordenou ainda que a RTVE, uma rede de televisão espanhola, disponibilize a gravação do dia 10 de abril, dia em que Pablo Casado deu explicações à comunicação social sobre o mestrado que frequentou.

Além disto, a juíza pediu à Guardia Civil que forneça informações sobre a atividade laboral de Casado durante o ano letivo 2008-2009, assim como relações “diretas ou indiretas” com “membros em cargos públicos, em partidos políticos ou na Universidade Rey Juan Carlos”.

Pablo Casado, eleito este fim de semana, está a ser investigado por alegados crimes de falsificação de documentos, prevaricação administrativa e suborno. O jornal sublinha que as suspeitas sobre a sua carreira académica já eram conhecidas quando foi escolhido para liderar o PP.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …