“Não é óbvio” que Rui Rio se recandidate, diz David Justino

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio com Fernando Negrão (e) e David Justino (d)

O vice-presidente do PSD disse esta quarta-feira que “não é óbvio” que Rui Rio se recandidate à liderança do partido. Para David Justino, tudo dependerá da “vontade” e da “circunstância pessoal” do líder social-democrata.

“Não é óbvio. Se há condições para dar continuidade a este projeto julgo que há. Mas para que essa estratégia possa ser concretizada é necessário um líder. Agora, o facto de se querer assumir como líder está dependente da sua vontade e da sua circunstância pessoal”, disse David Justino, no programa da TSF Almoços Grátis.

Na mesma entrevista, considerou que e Rui Rio só se deverá manifestar sobre esta situação quando o coro de “apresentação de candidaturas” terminar. “Acho que o doutor Rio – como já é reconhecido e característico da sua forma de atuar – não vai expressar-se quando existe este coro autêntico de apresentação de candidaturas, de críticas, de ataques”, afirmou o vice do PSD, um dos conselheiros mais próximos de Rio.

“Não há nenhum tabu” quanto ao assunto, assegurou ainda David Justino, dando conta que o líder do PSD falará assim que tomar uma decisão. Apesar dos resultados, o vice do PSD acredita que “mesmo este resultado eleitoral, não alterou de tal forma as condições que permita inviabilizar uma candidatura”.

O coro de críticas à liderança de Rui Rio insurgiu-se depois dos resultados eleitorais de domingo: o PSD obteve 27,9% dos votos, correspondentes a 77 deputados (e mais de 1,4 milhões de votos), ficando a nove pontos percentuais do PS.

Luís Montenegro, que é a principal figura de oposição interna a Rio, deverá anunciar esta quarta-feira a sua candidatura à liderança do partido em entrevista à SIC.

As eleições diretas no PSD deverão ocorrer no início de janeiro, com o congresso a acontecer um mês depois, recorda ainda a TSF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …

Há novas suspeitas no negócio do lítio. João Galamba rejeita ilegalidades

A aprovação da concessão de exploração de lítio em Cepeda, no concelho de Montalegre, à empresa Lusorecursos Portugal Lithium continua envolta em polémica. Desta vez, surgem suspeitas de ilegalidades relacionadas com divergências no capital social …

Pequenos partidos "roubam" quase um milhão de euros da campanha aos grandes

Escreve o jornal Eco esta sexta-feira que os quatro pequenos partidos que conseguiram eleger deputados para a Assembleia da República têm direito a quase um milhão de euros do total disponível das subvenções de campanha …

Rúben Semedo na mira do Benfica para a próxima época

O Benfica está de olho no defesa-central dos gregos do Olympiacos para a próxima época. Rúben Semedo foi recentemente chamado à seleção para os jogos de apuramento para o Euro 2020. Segundo o Record, Rúben Semedo está …

Violência, voos cancelados e manifestação com cinco colunas marcam continuação dos protestos na Catalunha

Milhares de manifestantes pró-independência da Catalunha concentram-se esta sexta-feira em Barcelona para protestar contra a condenação pelo Tribunal Supremo espanhol dos 12 dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha em 2017. Os manifestantes, organizados …

Morreu Rui Jordão, o "quase herói" do Euro 84

Rui Jordão, antigo avançado que passou pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, morreu esta sexta-feira aos 67 anos. O luso-angolano faleceu devido a problemas cardíacos. Internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco, …

Rio tentado a recandidatar-se por temer pelo futuro do PSD

O atual líder do PSD, Rui Rio, pondera uma recandidatura ao cargo por temer pelo futuro do partido, escreve o jornal Público esta sexta-feira. Rui Rio pouco ou nada tem revelado sobre a decisão: desde as …

Adiamento do Brexit ainda em cima da mesa. Juncker fala em situação "extremamente complicada"

Apesar de Londres ter chegado a acordo com Bruxelas, o acordo ainda não passou pelo Parlamento britânico. Em cima da mesa continua o adiamento do Brexit. Os líderes mundiais mostram-se agradados e, acima de tudo, aliviados …