/

“Não é óbvio” que Rui Rio se recandidate, diz David Justino

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio com Fernando Negrão (e) e David Justino (d)

O vice-presidente do PSD disse esta quarta-feira que “não é óbvio” que Rui Rio se recandidate à liderança do partido. Para David Justino, tudo dependerá da “vontade” e da “circunstância pessoal” do líder social-democrata.

“Não é óbvio. Se há condições para dar continuidade a este projeto julgo que há. Mas para que essa estratégia possa ser concretizada é necessário um líder. Agora, o facto de se querer assumir como líder está dependente da sua vontade e da sua circunstância pessoal”, disse David Justino, no programa da TSF Almoços Grátis.

Na mesma entrevista, considerou que e Rui Rio só se deverá manifestar sobre esta situação quando o coro de “apresentação de candidaturas” terminar. “Acho que o doutor Rio – como já é reconhecido e característico da sua forma de atuar – não vai expressar-se quando existe este coro autêntico de apresentação de candidaturas, de críticas, de ataques”, afirmou o vice do PSD, um dos conselheiros mais próximos de Rio.

“Não há nenhum tabu” quanto ao assunto, assegurou ainda David Justino, dando conta que o líder do PSD falará assim que tomar uma decisão. Apesar dos resultados, o vice do PSD acredita que “mesmo este resultado eleitoral, não alterou de tal forma as condições que permita inviabilizar uma candidatura”.

O coro de críticas à liderança de Rui Rio insurgiu-se depois dos resultados eleitorais de domingo: o PSD obteve 27,9% dos votos, correspondentes a 77 deputados (e mais de 1,4 milhões de votos), ficando a nove pontos percentuais do PS.

Luís Montenegro, que é a principal figura de oposição interna a Rio, deverá anunciar esta quarta-feira a sua candidatura à liderança do partido em entrevista à SIC.

As eleições diretas no PSD deverão ocorrer no início de janeiro, com o congresso a acontecer um mês depois, recorda ainda a TSF.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.