“Vergonhoso.” Críticos não poupam Rui Rio e Luís Montenegro vai ganhando pontos

José Coelho / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Foram várias as vozes que se insurgiram contra Rui Rio no pós-legislativas. No PSD, já há quem pense no próximo desafio eleitoral que o partido tem pela frente e Luís Montenegro recolhe apoios. O momento de arranque da candidatura do antigo líder parlamentar será um jantar em Espinho. 

Assim que estivessem contados todos os votos e as piores expectativas se concretizassem, Rui Rio saberia que teria à sua espera as vozes críticas que nunca o pouparam. Assim tem sido neste pós-legislativas, com várias vozes a insurgirem-se, incluindo Miguel Relvas, ex-ministro e ex-secretário-geral do PSD, que pediu um “novo líder”.

Ao mesmo tempo, e no extremo oposto, Luís Montenegro vai recolhendo apoios no seio do partido. Segundo apurou o Público, alguns deles cruzam-se com futuras escolhas para as eleições autárquicas de 2021 uma vez que, no partido, já há muita gente a pensar no próximo desafio eleitoral que o PSD tem pela frente.

Fonte social-democrata ouvida pelo diário afirmou que “o PSD, que já foi o grande partido autárquico, não pode arriscar um mau resultado em 2021, como tendo vindo a acontecer, e quem estiver à frente do partido tem de fazer das autárquicas uma prioridade do mandato”, garantindo que há alinhamentos que estão a ser feitos com Montenegro já a pensar nas eleições locais.

O momento de arranque da candidatura de Luís Montenegro será um jantar na sua terra natal, em Espinho, para comemorar o 10.º aniversário da conquista da câmara municipal pelo PSD. O megajantar, marcado para o próximo sábado, terá 600 convidados.

No dia a seguir Às eleições legislativas, a missão dos críticos de Rio era provar que esta não era uma derrota suave. Bruno Vitorino, líder da distrital de Setúbal, foi um dos mais violentos, ao afirmar que sentiu “vergonha ao ouvir o presidente do PSD a fazer um discurso de quase vitória”.

Mas as críticas estendem-se até aos que já estiveram ao lado do atual líder do partido. É o caso de Carlos Morais, líder da distrital de Viana do Castelo e mandatário de campanha nas eleições internas, que disse que “Rio não se pode queixar, vimo-lo quase a sacudir a água do capote, como se não fosse nada com ele”.

Rui Rocha, líder da distrital de Leiria, não se ficou por menos. “É uma derrota contrariamente ao que o presidente do PSD diz. É claro que não é positivo”, afirmou. Outro líder distrital, Pedro Alves, de Viseu, apontou na mesma direção: “Não há derrotas honrosas”.

Para Emídio Sousa, presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, o resultado “deu para respirar de alívio”, mas “não deixa de ser uma derrota significativa”. Já João Moura, líder da distrital de Santarém, disse que “só não vê quem não quer”. “Não há derrotas morais. É mau em toda a linha.”

A voz da exceção veio de Braga, com José Manuel Fernandes, líder da distrital, a garantir que o PSD “teve um resultado acima das expectativas de quando começou a campanha”. E foi mais longe, dizendo não ver “nestas eleições outro militante que pudesse ter melhores resultados” do que Rui Rio.

Par José Manuel Fernandes, estes números são um “excelente indicador” para as eleições autárquicas, aquelas que Rio colocou como prioritárias quando foi eleito líder do partido.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. O problema deste Montenegro é que não se lhe reconhece nenhum feito na sua vida profissional. Quem é mesmo? O que fez? O que faz? Tudo perguntas para as quais não há respostas à altura.

    • Quem és tu?Uma silhueta apenas.Pois bem.Vou-te dizer quem é o Drº Luis Montenegro:• Licenciado em Direito, desde 1999, pela Universidade Católica Portuguesa (Escola de Direito do Porto)

      • Advogado (cédula profissional n.º44.944-P)

      • Foi Deputado na Assembleia da República (entre as IX e a XIII Legislaturas)

      • Foi Presidente do Grupo Parlamentar do PSD (entre junho de 2011 e julho de 2017)

      • Foi membro da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos desde 2004 até 2017

      • Presidiu à Subcomissão de Administração Interna e desempenhou as funções de coordenador da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e da Comissão de Defesa Nacional

      • Integrou a delegação portuguesa na assembleia parlamentar da NATO

      • Desempenhou funções autárquicas no Município de Espinho desde 1993 até 2013, tendo exercido os cargos de membro da Assembleia Municipal, de Vereador e de Presidente da Assembleia Municipal

      • Exerceu ainda as funções de deputado na Assembleia Metropolitana do Porto

      • Participou como orador e convidado em inúmeras conferências, em Portugal e no estrangeiro, dedicadas a temáticas várias nas áreas da justiça, administração interna, segurança e defesa

      • Tem-se dedicado, a nível profissional, preferencialmente às áreas do Direito Constitucional, Administrativo, laboral e societário; tem acompanhado e intervindo em contratos de aquisição, fusão e internacionalização de empresas. Queres mais?

      • Quero, quero muito mais. Isso de ir à SP&M “sacar” a nota curricular…
        Enfim, uma profunda vergonha. Fez alguma coisa de registo na sua vida profissional? Zero. Se lhe desse metade do meu currículo (e ainda sou mais novo do que ele) ficava bem calado. A nível profissional faz pela vida, mas fará pouco. Ninguém o conhece no direito a nível profissional. Nem no Porto quanto mais no resto do país.
        Acha mesmo que a SP&M está entre os grandes escritórios de advocacia deste país? Nem do Porto quanto mais do país! Anda mesmo muito distraído ou então é muito pouco informado. Qualque que seja a opção é sempre má.
        Tanto é que tudo o que o amigo escreveu são politiquices. E para isso não é preciso ser bom. Basta ter o cartão certo e o amigo correto.

        Não gosto do Rio, mas reconheço que profissionalmente é competente na sua profissão.
        Este nada me diz. Agora se me falasse de outros nomeadamente o Passos Coelho. Esse sim, deu provas e conseguiu fazer andar este país 10 anos para a frente. É pena que entretanto tenhamos voltado 3 ou 4 para trás. Mas nada que não se recomponha. Agora este Montenegro é como o próprio nome indica é um Monte Negro. Tem pouca luz.

        • Hahahaaaa!…
          Muito bom… gostei da ironia de comparar este parasita com o Passos – essa nulidade saída da JSD que nunca fez nada na vida a não ser andar em “empresas” criadas para receber subsidios (e até se “esqueceu” de pagar a Segurança Social)!…
          Ao lado do Passos, até um zero à esquerda como este Montenegro tem um grande currículo!…
          .
          Também é engraçado ver que este artista se acobardou e não concorreu com o Rio, e agora aparece cheio de coragem e de ideias!…

      • Oh João Manuel !!! Só isso ???
        Claro que quero mais !!!
        O RElvas não disse que era preciso renovar, sangue novo…
        Vão voltar os mesmos???
        Tem paciência esse já era !

      • Olha olha, quem és tu, ahhahahahaha, deve ser um Zé ninguém pensou você!
        O Montenegro jamais seria o presidente do psd era vergonhoso se tal viesse a
        acontecer. Se acontecer jamais votarei nele.

  2. Vêm agora os ratos todos que não ajudaram em nada o RR pedir a cabeça dele. Vergonhoso e nem parecem do PPD/PSD do Sá Carneiro. São outras cabeças com outros modos de fazer politiquice. O senhor de gaia tinha mais era de estar calado, porque tudo que diz soa a inveja mal tratada. E o Montenegro, não sei se disse alguma coisa, mas, caladinho esteve, em vez de dar apoio e dar a cara pelo PSD que, pelos vistos, agora está disposto a comandar. Tudo uma vergonha para não dizer outra coisa, porque sou uma pessoa bem educada.

  3. No meu caso, se tirarem o Rui Rio da liderança do PPD/PSD, perdem mais um vontante. Não sou militante nem nunca serei, deste ou doutro partido. Sou sim simpatizante e a esmagadora maioria das vezes vontante, e aguardava à tempos que aparecesse alguém sério que pudesse conduzir os destinos, nomeadamente do país. Agora que apareceu, apesar de não ter ganho as eleições por causa da ilusão em que a maioria dos eleitores vive, querem, aliás desde que conquistou a presidência do partido, destituí-lo. Aguardem 2 anos e irão ver em que ponto o país e a economia irá estar. Aí, a geringonça vai-se desengonçar de vez e iremos de novo a eleições. Aí não teremos ninguém “com eles” no sítio! O “Ronaldo das Finanças” já viu que a economia está a dar o que tinha a dar, agora é a descer, e em breve de novo a pique, pelo que já anunciou a sua saída, não quer ter nada a ver com as medidas difíceis que terão de ser tomadas.

  4. Na minha opinião Rui Rio é o melhor politico que o PSD tem.
    Não sendo ele a continuar a liderar o partido, desejo muito insucesso aos que contribuíram para o mau resultado e que estão desejosos de poder. Garanto que não terão o meu voto em próximas eleições.
    RIP PSD

  5. Se com o sr. Rio já é o que é, então agora com o reaparecimento do sr. Esteves vai ser uma comédia a dobrar e uma casa a arder.

  6. O Rui Rio disse demasiadas vezes que lhe importava mais e em primeiro lugar o país e só depois o partido.
    As carraças não gostaram. A mama seria reduzida.
    A própria comunicação social, tem muitos interesses e vive de polémicas…
    Veja-se o que durante toda a campanha eleitoral passava na Sic, entre vários acontecimentos, o Guterres a apresentar-se em Inglês na ONU e o Passos Coelho a dizer que os subsídios iam ser cortados. Tudo vem à memória no acto eleitoral.
    Deixam de ter o meu voto.
    Mas as vacas estão a emagrecer a papa que estava feita vai deixar de render.

RESPONDER

Centeno com apoios de peso para recandidatura ao Eurogrupo

Ao que tudo indica, o ministro das Finanças não deverá ter grande oposição em Bruxelas caso queira um segundo mandato como presidente do Eurogrupo. De Bruxelas chegam notícias de que Mário Centeno já terá apoios para …

Bruno Lage: "Respeito as opiniões, mas sou eu o treinador"

O Benfica venceu com uma goleada, esta sexta-feira, no terreno do Boavista (4-1) e aumentou provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o FC Porto na liderança do campeonato. No final do jogo, o treinador do …

Homem fez-se passar por assessor de Marcelo para roubar donativos para Pedrógão

Um homem fez-se passar por assessor de Marcelo Rebelo de Sousa tentar enganar os donos do Grupo Solverde e da Casa Ermelinda Freitas, pedindo dinheiro para as vítimas de Pedrógão Grande, que foi devorada pelas …

PCP quer referendo à regionalização em 2021

O líder parlamentar comunista anunciou, esta sexta-feira, a entrega no Parlamento de um projeto de resolução com o calendário da criação das regiões administrativas em 2021, incluindo um referendo entre abril e junho daquele ano. "PS, …

Alcochete. Jogadores vão testemunhar por videoconferência

O coletivo de juízes que está a julgar o processo do ataque à academia de Alcochete, no Tribunal de Monsanto, decidiu, esta sexta-feira, que os jogadores do Sporting testemunhem por videoconferência. O Sporting, na qualidade de …

"Todos os caminhos levam a Putin". Donald Trump deverá ser acusado formalmente nos próximos dias

Os democratas estão a desenvolver o processo de destituição de Donald Trump, reforçando o foco na Federação Russa e nas ligações ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, quando começam a esboçar o texto acusatório do …

Marcha pelo Clima juntou milhares em Madrid. Greta saiu por recomendação da polícia

Milhares de pessoas participaram, esta sexta-feira, em Madrid, na Marcha pelo Clima, encabeçada pela jovem ativista ambiental sueca, que teve de abandonar a manifestação por recomendação da polícia. A Marcha pelo Clima começou às 18h00 locais, …

City vs United. Em Manchester, há uma guerra anónima a ser travada entre oriente e ocidente

Este sábado, Manchester City e Manchester United defrontam-se dentro de campo. Mas fora das quatro linhas decorre uma batalha oculta pelo domínio ideológico de gestão. O dérbi de Manchester é sempre um confronto importante no calendário …

Múmias milenares tinham tatuagens escondidas (e já podemos vê-las)

As tatuagens escondidas em antigas múmias egípcias estão agora a ser reveladas pelos cientistas, usando uma nova tecnologia de infravermelho, permitindo vislumbrar como os membros da sociedade há três mil anos viviam e trabalhavam. Tatuagens semelhantes …

Miguel Albuquerque avisa: deputados madeirenses do PSD podem viabilizar OE

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse esta sexta-feira que os três deputados na Assembleia da República poderão votar o Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. “O Orçamento do …