/

Não há esperança: 26 mineiros mortos em explosão em mina de carvão

O governo russo admitiu este domingo  a morte de 26 mineiros desaparecidos após uma explosão numa mina de carvão no Norte do país, acrescentando que 6 membros da equipa de resgate também morreram esta madrugada durante uma operação.

“Há muitos mortos. Não há esperança de que as 26 pessoas que se encontram na mina estejam vivas. Podemos dizer que as vítimas mortais ascendem a 36″, afirmou Arkady Dvorkovich, vice-primeiro ministro russo à imprensa local.

Além dos 26 mineiros presos no subsolo e dos membros do serviço de emergência que morreram no decorrer da operação de resgate que falhou, outros quatro trabalhadores já tinham morrido no acidente.

A mina de Severnaya desmoronou-se a uma profundidade de 748 metros, no passado dia 25 de fevereiro, em resultado de duas explosões.

No momento do acidente na mina encontravam-se 110 pessoas no seu interior, das quais 80 foram resgatadas. Na altura, 4mineiros foram dados como mortos.

“Estamos diante de um grande desastre para a Rússia e para a nossa indústria do carvão”, lamentou Dvorkovich.

Antes destas declarações do governante russo, a Vorkutaugol, empresa que explora a unidade já tinha dado como mortos os 26 mineiros e anunciado a fim das operações de salvamento.

“Em tais condições não pode haver sobreviventes. Por isso, hoje a operação de resgate foi suspensa”, disse o representante da empresa à RIA Novosti.

“Estamos a considerar duas decisões – ou a inundação do trecho da mina onde ocorreu a explosão ou o isolamento completo”, acrescentou.

Segundo a Sputnik News, a decisão a tomar é necessária “para extinguir o incêndio” na mina e evitar o risco de uma nova explosão.

Fonte da Vorkutaugol adiantou que não é possível saber “qual foi exactamente a razão das explosões, mas foram encontrados vestígios de metano” no local.

A mina Sévernaya está ativa desde 1966.

O último acidente registado nesta mina aconteceu em julho de 2011, do qual resultou na morte de dois mineiros na sequência de um deslocamento de terras.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.