Não coma fruta com casca (pela sua saúde)

A DECO – Associação de Defesa do Consumidor lança um alerta a quem consome fruta em Portugal, recomendando que o melhor é mesmo não comer a casca. Isto por causa da presença de pesticidas e da cera de abelha, um aditivo alimentar que pode causar alergias.

Numa nota no seu site, a DECO refere que há fruta vendida em Portugal que tem resíduos de cera de abelha, “um aditivo alimentar permitido na União Europeia”, mas que pode conter “substâncias susceptíveis de causar reacções alérgicas“.

Esta cera é usada pelos produtores frutícolas, mas também em produtos de confeitaria, como o chocolate, e em frutos secos, como esclarece a DECO, notando que tem por finalidade servir de revestimento, transportar corantes, ou funcionar como espessante e estabilizador.

A DECO recomenda, assim, os “indivíduos mais sensíveis” a consultarem o seu médico para terem conhecimento dos “riscos do consumo, até porque a cera não sai com a lavagem“.

A associação também comenta os benefícios da casca da fruta, reconhecendo que há “maiores concentrações de vitaminas e minerais na superfície que reveste a fruta”. Contudo, “a casca é o local que retém também mais concentrações das substâncias nocivas, que não são removidas com a lavagem”, caso sejam usados pesticidas na produção.

Desta forma, “na dúvida sobre a origem da fruta, o melhor é descascar“, conclui a DECO.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A fruta produzida através de agricultura biológica não leva com cera nem pesticidas.
    Mais cara, mas poupamos na saúde…

    • Infelizmente não é verdade!
      Embora a fruta de “agricultura biológica”, não leve tantos ou mesmo nenhum pesticida ao longo do crescimento, são na mesma efetuadas após a colheita lavagens que já incluem certos produtos, como a cera.
      Na verdade os produtos de “agricultura biológica”, apesar de serem de melhor qualidade e mais biológicos, não deixam de ser apenas mais uma técnica comercial. Algo semelhante aos produtos designados de ‘Gourmet’.

  2. Não sei a que fruta se refere a DECO, mas se forem maçãs, as produzidas em Portugal (normalmente) não levam nada disso!
    Já a fruta/”lixo” importada, normalmente, vem toda “encerada”!…

  3. As maçãs (em Particular em Portugal) são varias vezes sulfatadas antes de serem comercializadas. As unicas que não o são tem o buraco da lagarta.

    • só as maçãs é que tem buraco da lagarta? e as martas não? isto claro quando não são geneticamente modificadas, com a diferença que as lagartas se movem em sentido contrário.

  4. Sr. Alves, para fazer uma afirmação dessas sobre a agricultura biológica é porque tem conhecimento dessa pratica e como produtor e consumidor agradeço que informe os Portugueses de quais são os produtores que refere.

    Bem aja a todos

    • Já há muitos anos que eu “apanhei a mania” de não comer nada com casca.
      De figos não gosto, mas as uvas, as ameixas e o tomate são descascados.
      Só mesmo as cerejas e os morangos é que eu não descasco.
      Aparentemente é uma boa mania 🙂

  5. Boa tarde.
    Confiar a 100% só nas minhas maçãs e pêras (1 árvore de cada); não lhes coloco nada e este ano tenho muito poucas…. e quase nunca estão “bichadas” (i.e. o tal buraco da lagarta!); o que têm, às vezes é “pedrado”, umas imperfeições na casca, típicas da zona Oeste. E eu, até o caroço como!!!! ahahahahahaha

    • Qual a variedade? Na região do Oeste cultivam-se Galas, Golden, Reinetas, RedDelicius, Fuji, Grannys (as minhas preferidas)!
      Conheço alguns produtores da região! Muito boa gente! E grande parte da produção é para exportação!

      • Bom dia Sr. Diogo Santos. A nossa macieira é uma híbrida de 3 variedades: Fuji, Pink Lady e Red Delicious – o que gera maçãs rijinhas, sumarentas e mt doces! Tivémos imensa sorte! 🙂 Tem 10 anos no nosso jardim e está um “monstro”! A pereira é PACKAMS, os mesmos 10 anos, mas é mt atreita a pragas (que não tratamos c/pesticidas!) e tem 1/6 do tamanho da macieira; o ano passado carregou c/cerca de 20kgs, mas este ano nem 3ks dará! A macieira o ano passado deve ter dado uns 100kgs ou mais (sem comtar c/o que cai), mas este ano nem aos 50 deve chegar! Tal como refere, triste é termos produtos de altíssima qualidade e serem exportados e depois, comprarmos o que não tem tanta qualidade/menos saudáveis mas a preços mais baixos. Mas percebo o conceito, se Portugal não tem capacidade económica para consumir, que remédio têm os produtores senão exportar, pois é disso que vivem. Ainda ontem, chegámos a casa, perto de Mafra, e tinha uma alface tenrinha e 100% bio ao portão, acabada de cortar; parecia uma couve portuguesa!!! E nem sei quem foi!!!! 🙂 Cumprimentos e excelente semana!

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …