Não coma fruta com casca (pela sua saúde)

A DECO – Associação de Defesa do Consumidor lança um alerta a quem consome fruta em Portugal, recomendando que o melhor é mesmo não comer a casca. Isto por causa da presença de pesticidas e da cera de abelha, um aditivo alimentar que pode causar alergias.

Numa nota no seu site, a DECO refere que há fruta vendida em Portugal que tem resíduos de cera de abelha, “um aditivo alimentar permitido na União Europeia”, mas que pode conter “substâncias susceptíveis de causar reacções alérgicas“.

Esta cera é usada pelos produtores frutícolas, mas também em produtos de confeitaria, como o chocolate, e em frutos secos, como esclarece a DECO, notando que tem por finalidade servir de revestimento, transportar corantes, ou funcionar como espessante e estabilizador.

A DECO recomenda, assim, os “indivíduos mais sensíveis” a consultarem o seu médico para terem conhecimento dos “riscos do consumo, até porque a cera não sai com a lavagem“.

A associação também comenta os benefícios da casca da fruta, reconhecendo que há “maiores concentrações de vitaminas e minerais na superfície que reveste a fruta”. Contudo, “a casca é o local que retém também mais concentrações das substâncias nocivas, que não são removidas com a lavagem”, caso sejam usados pesticidas na produção.

Desta forma, “na dúvida sobre a origem da fruta, o melhor é descascar“, conclui a DECO.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. A fruta produzida através de agricultura biológica não leva com cera nem pesticidas.
    Mais cara, mas poupamos na saúde…

    • Infelizmente não é verdade!
      Embora a fruta de “agricultura biológica”, não leve tantos ou mesmo nenhum pesticida ao longo do crescimento, são na mesma efetuadas após a colheita lavagens que já incluem certos produtos, como a cera.
      Na verdade os produtos de “agricultura biológica”, apesar de serem de melhor qualidade e mais biológicos, não deixam de ser apenas mais uma técnica comercial. Algo semelhante aos produtos designados de ‘Gourmet’.

  2. Não sei a que fruta se refere a DECO, mas se forem maçãs, as produzidas em Portugal (normalmente) não levam nada disso!
    Já a fruta/”lixo” importada, normalmente, vem toda “encerada”!…

  3. As maçãs (em Particular em Portugal) são varias vezes sulfatadas antes de serem comercializadas. As unicas que não o são tem o buraco da lagarta.

    • só as maçãs é que tem buraco da lagarta? e as martas não? isto claro quando não são geneticamente modificadas, com a diferença que as lagartas se movem em sentido contrário.

  4. Sr. Alves, para fazer uma afirmação dessas sobre a agricultura biológica é porque tem conhecimento dessa pratica e como produtor e consumidor agradeço que informe os Portugueses de quais são os produtores que refere.

    Bem aja a todos

    • Já há muitos anos que eu “apanhei a mania” de não comer nada com casca.
      De figos não gosto, mas as uvas, as ameixas e o tomate são descascados.
      Só mesmo as cerejas e os morangos é que eu não descasco.
      Aparentemente é uma boa mania 🙂

  5. Boa tarde.
    Confiar a 100% só nas minhas maçãs e pêras (1 árvore de cada); não lhes coloco nada e este ano tenho muito poucas…. e quase nunca estão “bichadas” (i.e. o tal buraco da lagarta!); o que têm, às vezes é “pedrado”, umas imperfeições na casca, típicas da zona Oeste. E eu, até o caroço como!!!! ahahahahahaha

    • Qual a variedade? Na região do Oeste cultivam-se Galas, Golden, Reinetas, RedDelicius, Fuji, Grannys (as minhas preferidas)!
      Conheço alguns produtores da região! Muito boa gente! E grande parte da produção é para exportação!

      • Bom dia Sr. Diogo Santos. A nossa macieira é uma híbrida de 3 variedades: Fuji, Pink Lady e Red Delicious – o que gera maçãs rijinhas, sumarentas e mt doces! Tivémos imensa sorte! 🙂 Tem 10 anos no nosso jardim e está um “monstro”! A pereira é PACKAMS, os mesmos 10 anos, mas é mt atreita a pragas (que não tratamos c/pesticidas!) e tem 1/6 do tamanho da macieira; o ano passado carregou c/cerca de 20kgs, mas este ano nem 3ks dará! A macieira o ano passado deve ter dado uns 100kgs ou mais (sem comtar c/o que cai), mas este ano nem aos 50 deve chegar! Tal como refere, triste é termos produtos de altíssima qualidade e serem exportados e depois, comprarmos o que não tem tanta qualidade/menos saudáveis mas a preços mais baixos. Mas percebo o conceito, se Portugal não tem capacidade económica para consumir, que remédio têm os produtores senão exportar, pois é disso que vivem. Ainda ontem, chegámos a casa, perto de Mafra, e tinha uma alface tenrinha e 100% bio ao portão, acabada de cortar; parecia uma couve portuguesa!!! E nem sei quem foi!!!! 🙂 Cumprimentos e excelente semana!

RESPONDER

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …