Elon Musk faz troça da nova nave espacial de Jeff Bezos

websummit / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla

O multimilionário e CEO da Tesla, Elon Musk, fez troça da nova nave espacial esta semana apresentada por Jeff Bezos. O projeto, que foi apelidado de Blue Moon e visa colonizar a Lua em 2024, despertou uma reação quase imediata de Musk.

No Twitter, e partilhando uma notícia do jornal norte-americano New York Times sobre o projeto de Bezos, Musk partilhou uma imagem do veículo lunar, substituindo a palavra Lua (moon) pela palavra bolas (balls) – ou seja, renomeou o projeto para Blue Balls.

“Oh, pára de provocar, Jeff“, escreveu Musk, recorrendo a um emoji.

https://twitter.com/elonmusk/status/1126686813840535552

Questionado pelos internautas sobre o projeto de Bezos, Musk voltou a apontar baterias ao novo veículo lunar: “A competição é boa, leva a um resultado melhor para todos, mas colocar a palavra ‘azul’ numa bola é um branding [marca] questionável”, airou.

O norte-americano Jeff Bezos, dono da Amazon e fundador da Blue Origin, revelou a 9 de maio os planos da sua empresa para levar a cabo viagens à Lua. O empresário apresentou ainda um protótipo daquela que será a nave utilizada na missão.

Tal como anunciou Bezos, a Blue Moon, que terá o tamanho de uma casa, será equipada com um novo motor BE-7. A fábrica, desenvolvimento ao longo de três anos, poderá transportar até quatro destes rovers.

À semelhança do que a SpaceX havia feito, a Blue Origin de Bezos concluiu já vários lançamentos bem-sucedidos com foguetões reutilizáveis e terá até ao final do ano tecnologia para levar turistas ao espaço.

Mais do que uma simples troca de “piadas”, Elon Musk e Jeff Bezos estão a disputar a corrida espacial, que tem como como objetivo visitar e explorar outros planetas, como Marte, ou satélites, como a Lua, a curto prazo.

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Lamentável …a humanidade vivendo nesse Chaos ..e esse energúmeno abarrotado de dinheiro só quer fazer bobagem…vai se preocupar com o essencial e não com o ego !!!

  2. Quando eu nasci, os EUA e a URSS rivalizavam na corrida espacial. Hoje do alto dos meus 48 anos, assisto ao impensável… Quem rivaliza na corrida espacial são dois homens que têm mais dinheiro para gastar em fogetões, do que as maiores economias do mundo.

    Isto é patético… Que merda de sistemas político-sociais são estes que permitem estas acumulações absurdas de riqueza e ao mesmo tempo permitem que haja milhões de sem-abrigo, deficientes a morrer às portas dos hospitais por não terem seguro de saúde, idosos a definhar por abandono da família que não tem dinheiro para lhes pagar um lar… E uma esmagadora maioria da população a ganhar ordenados que não dão até meio do mês… Enquanto estes FDP andam todos a fugir aos impostos e a meter os lucros em off-shore, para depois aparecerem todos risonhos a dizer que vão lançar uma nave à Lua e a Marte.

    Eu só pergunto, epá… Que M E R D A é esta?

    • Isso é capitalismo. Que o socialismo/comunismo não progrediu em país nenhum no mundo, o capitalismo é responsável pela maior desigualdade econômica no mundo todo. 1% da população detém 90% da riqueza mundial, enquanto isso milhões de crianças morrem de fome no mundo todo, principalmente na África. Não sou contra a exploração espacial, é da natureza humana. Pena que ajudar seu próximo a não morrer de fome também não seja da natureza humana.

  3. Quem tem um pouco de curiosidade em tecnologia avançada assim como eu e outros mais, sabe que esse comportamento desses dois é só pura distração, porque os militares reservistas de alta patente dos EUA e da RÚSSIA, já deram o seu testemunho sobre a utilização da tecnologia antigravitacional em nave espaciais fabricadas pelo homem e que eles escondem da população mundial !!!

  4. Tristes comentários. Um não leu a notícia, outro tem um pensamento básico de 1a ordem e outro é um.maluco da conspiração sem noção da realidade. É por isto que tenho pouca esperança e pouco respeito pela raça humana.

    • Seu comentário é mais raso que um pires de leite. Votou no Bolonsaro, né?!? Sem emprego, sem aposentadoria, sem educação e lendo Olavo de Carvalho. Imagina isso com uma arma na mão…

      • Primeiro, o meu comentário não era dirigido a si nem a nenhum dos seus comentários, dos quais até nem discordo.

        Segundo, você está num site de notícias Português, e que eu saiba os Portugueses não votam nas eleições do Brasil.

        Terceiro, o seu comentário não faz sentido nenhum nem tem nada a ver com o que afirmei. Aliás, relativamente ao que afirmei, você não refutou coisa nenhuma, denotando enorme falta de capacidade intelectual e reforçando ainda mais as minhas afirmações.

        Por último, e uma vez que o seu comentário é totalmente incoerente com o que eu afirmei (e com a realidade), admito que o senhor se tenha enganado e o seu comentário não fosse dirigido a mim. Se foi esse o caso, as minhas desculpas.

        Cumprimentos.

    • Tu é que és um básico e rasteiro, Nuno. Ataques ad hominem por discordância sem nehum contra-argumento… É do melhor! Qualquer um que leia a notícia (que independentemente de ser sobre as picardias entre dois oligarcas, denota que são oligarcas e quanto poder económico têm), percebe que isto é obsceno e que a função do Estado enquanto representante democrático da população por contrato social (ler Rousseau), deveria ser evitar esta desigualdade que faz de 1% trilionários à custa de uma maioria do planeta na miséria. E não me venhas com patranhas de que nuca houve tanta riqueza no mundo como agora porque, essa riqueza deve-se aos avanços do conhecimento e da tecnologia, e não ao sistema capitalista. Os sitemas que mais riqueza a bem distribuida criam, são os sistemas como na Escandinávia, onde não há “vedetas” económicas, mas onde a população média vive incrivelmente melhor e onde há incrivelmente menos pobreza.

      Tu tens razão: És Tuga e não votas Bolsonaro. Estás é todo lixado que o André Ventura e o José Pinto Coelho neste país não vão longe. Mais valia emigrares para o Brasil.

      • Caro Miguel, que grande confusão. Apenas confirma o que disse sobre o pensamento de 1ª ordem. Não basta citar Rousseau. É preciso entende-lo no contexto geral do mundo. Por partes:

        1 – Embora com um título “click-bait”, a notícia é essencialmente sobre exploração espacial. Não fui eu que puxei o tópico do poder económico destes senhores de modo a justificar quaisquer opiniões não relacionadas com a notícia.

        2 – Goste-se ou não do sistema vigente, o Musk e o Bezos são responsáveis por incríveis “avanços do conhecimento e da tecnologia”, que de outra forma não teriam sido atingidos e que se calhar estão ou vão melhorar a vida de muita gente. Portanto achar que isto das companhias espaciais privadas é tudo muito obsceno é um raciocínio de 1ª ordem. Como é (ou deveria ser) óbvio, as coisas não são tão lineares e também há pontos muito positivos, se calhar ao nível da sobrevivência da raça humana.

        3 – Fala em ataques “ad hominem”, mas quem está a ser acusado de votar em idiotas de extrema-direita sou eu. Ora, uma vez que nada disse para justificar tal acusação, facilmente se conclui que a falta de argumentos é um problema seu. Acusações de fascismo são uma estratégia típica de quem está demasiado à esquerda e não tem argumentos para debater. E digo-lhe mais, na minha opinião, a extrema-direita (e a extrema-esquerda, já agora), é baseada em raciocínios básicos de 1ª ordem que falham completamente em perceber a complexidade do mundo. Nem Bolsonaros nem Chavez. Nem Hitlers nem Stalins. O futuro, a existir, não passará por nenhuma dessas ideias simplistas, e como a História já o demonstrou, criminosas.

        Cumprimentos

  5. Nem socialismo nem capitalismo resolvera o problema da humanidade, o ser humano tem suas raízes de procedência demoníaca o egoismo e suas vaidades de seus lideres superam suas razoes, a raça humana esta fadada a sua auto destruição o ser humano é um erro no seu feitio.

  6. A China muito próximo de ter seu reator de fusão nuclear usando hélio 3, disponível na lua. Enquanto os americanos pensam, os chineses já estão fazendo.

  7. quem é quer ir morar para a Lua ou Marte?
    não tem oxigénio, não tem água, não tem vegetação…..
    só se forem os chineses, porque são obrigados.

  8. Tem que entender que o capitalismo não é esse bicho papão e muito menos acúmulo de riqueza. O esforço para conseguir riquezas é o que faz o mundo progredir. Qual empresa farmacêutica iria querer investir se não possui lucro? Como a informática e tecnologia teria evoluído se não desse pra acumular riquezas assim? Todo dia milhões de pessoas estudam, progridem, aperfeiçoam e principalmente, inovam com o sonho de acumular riquezas assim, sem isso, não existiria nem o carro como conhecemos hoje ou o avião, ainda bem que Ford e Howard Hughes, capitalistas doentes, gostavam de fortunas. Vide Honda e outros tantos… Mas parece que tem gente que não entende como o capitalismo é bom pra evolução. Só sendo desentendido ou um preguiçoso que odeia meritocracia, pra reclamar assim. Inveja alheia provavelmente. Bill Gates foi uma das pessoas que mais doou no mundo e investiu para acabar com condições pobres entre outros, e nem por isso deixou de gastar com tecnologia como Elon Musk…

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …