Jeff Bezos quer levar pessoas à Lua (e colonizá-la) já em 2024

(dr) Blue Origin

Jeff Bezos ao lado do Shepard, da Blue Origin

O ano de 2024, tudo indica, será o da odisseia no espaço, da Lua a Marte. Depois das promessas sobre Marte de Elon Musk, o líder da Amazon, Jeff Bezos, anunciou na quinta-feira que vai voltar a colocar o homem na Lua dentro de cinco anos.

A corrida espacial dos bilionários da tecnologia está ao rubro como nunca. A empresa espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, quer levar pessoas à Lua até 2024. A empresa do diretor executivo da Amazon quer estabelecer uma base lunar com humanos nos próximos cinco anos, noticiou o DN Insider.

Nem de propósito, Elon Musk, o diretor executivo da Tesla, quer criar uma base em Marte e começar os primeiros voos ao planeta vermelho através da sua empresa espacial, SpaceX, a partir de 2022. O próprio anunciou já o ano passado que também quer cumprir o feito inédito de levar o ser humano a Marte já em 2024.

Voltando a Jeff Bezos, a Blue Origin divulgou agora o seu novo objetivo com o anúncio do veículo Blue Moon, uma nave espacial não tripulada que pode transportar até 6,5 toneladas para aterrar na Lua, permitindo estabelecer uma estrutura para futuras missões humanas. A empresa está a desenvolver a tecnologia há três anos, explicou o empresário.

“Recebemos um presente – esse satélite próximo da Terra chamado Lua”, disse, explicando depois que os fatores que tornam a Lua um bom alvo para as viagens espaciais, além da sua proximidade com a Terra, são a baixa gravidade e o gelo presente.

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A Blue Origin destacou o seu mais recente anúncio, apelidando-o de ser uma oportunidade de “partilhar a nossa visão de ir ao espaço para trazer benefícios para a Terra”.

Além do anúncio da nave lunar, Jeff Bezos admitiu no evento que deposita grande esperança na criação de uma espécie de naves espaciais flutuantes para futura colónias humanas na Lua.

Foram mesmo partilhados alguns desenhos e esboços para colónias espaciais propostas pelo físico Gerard O’Neill que poderiam ter uma função giratório para simular a gravidade terrestre, permitindo de forma mais capaz sustentar vida humana e vegetal.

“O que vamos ter nesta colónia é uma espécie de Maui [ilha do Havaí] nos seus melhores dias, isto durante todo o ano. Sem chuva, nem terramotos. As pessoas vão querer viver lá”, explicou um Jeff Bezos entusiasmado.

À semelhança do que a SpaceX havia feito, a Blue Origin concluiu já vários lançamentos bem-sucedidos com foguetões reutilizáveis e terá até ao final do ano tecnologia para levar turistas ao espaço.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …