Jeff Bezos quer levar pessoas à Lua (e colonizá-la) já em 2024

(dr) Blue Origin

Jeff Bezos ao lado do Shepard, da Blue Origin

O ano de 2024, tudo indica, será o da odisseia no espaço, da Lua a Marte. Depois das promessas sobre Marte de Elon Musk, o líder da Amazon, Jeff Bezos, anunciou na quinta-feira que vai voltar a colocar o homem na Lua dentro de cinco anos.

A corrida espacial dos bilionários da tecnologia está ao rubro como nunca. A empresa espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, quer levar pessoas à Lua até 2024. A empresa do diretor executivo da Amazon quer estabelecer uma base lunar com humanos nos próximos cinco anos, noticiou o DN Insider.

Nem de propósito, Elon Musk, o diretor executivo da Tesla, quer criar uma base em Marte e começar os primeiros voos ao planeta vermelho através da sua empresa espacial, SpaceX, a partir de 2022. O próprio anunciou já o ano passado que também quer cumprir o feito inédito de levar o ser humano a Marte já em 2024.

Voltando a Jeff Bezos, a Blue Origin divulgou agora o seu novo objetivo com o anúncio do veículo Blue Moon, uma nave espacial não tripulada que pode transportar até 6,5 toneladas para aterrar na Lua, permitindo estabelecer uma estrutura para futuras missões humanas. A empresa está a desenvolver a tecnologia há três anos, explicou o empresário.

“Recebemos um presente – esse satélite próximo da Terra chamado Lua”, disse, explicando depois que os fatores que tornam a Lua um bom alvo para as viagens espaciais, além da sua proximidade com a Terra, são a baixa gravidade e o gelo presente.

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A Blue Origin destacou o seu mais recente anúncio, apelidando-o de ser uma oportunidade de “partilhar a nossa visão de ir ao espaço para trazer benefícios para a Terra”.

Além do anúncio da nave lunar, Jeff Bezos admitiu no evento que deposita grande esperança na criação de uma espécie de naves espaciais flutuantes para futura colónias humanas na Lua.

Foram mesmo partilhados alguns desenhos e esboços para colónias espaciais propostas pelo físico Gerard O’Neill que poderiam ter uma função giratório para simular a gravidade terrestre, permitindo de forma mais capaz sustentar vida humana e vegetal.

“O que vamos ter nesta colónia é uma espécie de Maui [ilha do Havaí] nos seus melhores dias, isto durante todo o ano. Sem chuva, nem terramotos. As pessoas vão querer viver lá”, explicou um Jeff Bezos entusiasmado.

À semelhança do que a SpaceX havia feito, a Blue Origin concluiu já vários lançamentos bem-sucedidos com foguetões reutilizáveis e terá até ao final do ano tecnologia para levar turistas ao espaço.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …