Jeff Bezos quer levar pessoas à Lua (e colonizá-la) já em 2024

(dr) Blue Origin

Jeff Bezos ao lado do Shepard, da Blue Origin

O ano de 2024, tudo indica, será o da odisseia no espaço, da Lua a Marte. Depois das promessas sobre Marte de Elon Musk, o líder da Amazon, Jeff Bezos, anunciou na quinta-feira que vai voltar a colocar o homem na Lua dentro de cinco anos.

A corrida espacial dos bilionários da tecnologia está ao rubro como nunca. A empresa espacial de Jeff Bezos, Blue Origin, quer levar pessoas à Lua até 2024. A empresa do diretor executivo da Amazon quer estabelecer uma base lunar com humanos nos próximos cinco anos, noticiou o DN Insider.

Nem de propósito, Elon Musk, o diretor executivo da Tesla, quer criar uma base em Marte e começar os primeiros voos ao planeta vermelho através da sua empresa espacial, SpaceX, a partir de 2022. O próprio anunciou já o ano passado que também quer cumprir o feito inédito de levar o ser humano a Marte já em 2024.

Voltando a Jeff Bezos, a Blue Origin divulgou agora o seu novo objetivo com o anúncio do veículo Blue Moon, uma nave espacial não tripulada que pode transportar até 6,5 toneladas para aterrar na Lua, permitindo estabelecer uma estrutura para futuras missões humanas. A empresa está a desenvolver a tecnologia há três anos, explicou o empresário.

“Recebemos um presente – esse satélite próximo da Terra chamado Lua”, disse, explicando depois que os fatores que tornam a Lua um bom alvo para as viagens espaciais, além da sua proximidade com a Terra, são a baixa gravidade e o gelo presente.

tedconference/ Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A Blue Origin destacou o seu mais recente anúncio, apelidando-o de ser uma oportunidade de “partilhar a nossa visão de ir ao espaço para trazer benefícios para a Terra”.

Além do anúncio da nave lunar, Jeff Bezos admitiu no evento que deposita grande esperança na criação de uma espécie de naves espaciais flutuantes para futura colónias humanas na Lua.

Foram mesmo partilhados alguns desenhos e esboços para colónias espaciais propostas pelo físico Gerard O’Neill que poderiam ter uma função giratório para simular a gravidade terrestre, permitindo de forma mais capaz sustentar vida humana e vegetal.

“O que vamos ter nesta colónia é uma espécie de Maui [ilha do Havaí] nos seus melhores dias, isto durante todo o ano. Sem chuva, nem terramotos. As pessoas vão querer viver lá”, explicou um Jeff Bezos entusiasmado.

À semelhança do que a SpaceX havia feito, a Blue Origin concluiu já vários lançamentos bem-sucedidos com foguetões reutilizáveis e terá até ao final do ano tecnologia para levar turistas ao espaço.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …