Musk confessa estar “exausto” e as ações da Tesla afundam 8%

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Em entrevista ao New York Times, Elon Musk revelou estar “exausto e cansado”, apontando o ano de 2017 como um dos “mais difíceis” da sua carreira. O mercado reagiu às declarações do fundador da Tesla e a empresa perdeu na sexta-feira 8% em bolsa – cerca de 3,7 mil milhões de euros.

As ações da Tesla estava nesta sexta-feira a cair 8%, para 309 dólares um dos valores mais baixos do ano. A perda de 8% retira 4,2 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) de capitalização bolsista, aponta o Expresso.

A notícia dá conta da “fadiga e dificuldades” de Musk que estaria à procura de um novo executivo para a Tesla que o libertasse da pressão diária. O jornal diz ainda que a direção da empresa está preocupada com o recurso de Musk a ansiolíticos, medicamentos para combater a insónia e a “drogas recreativas”.

A direção da Tesla será ouvida na próxima semana pela Securities and Exchange Commission, o supervisor do mercado norte-americano, no âmbito da suspeita de manipulação do mercado.

A 7 de agosto, Elon Musk supreendeu os mercados ao escrever no Twitter que tinha “financiamento garantido” para retirar a Tesla de bolsa, pagando 420 dólares por ação.

Perante o anúncio do CEO, as ações da empresa dispararam cerca de 11%, causando perdas calculadas em 1,3 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) aos investidores a descoberto que apostam na queda das ações da Tesla. Desde então, as ações já caíram mais de 15%.

Na mesma entrevista ao jornal norte-americano, Musk reconheceu que o ano de 2017 foi “doloroso e angustiante”, classificando-o como o mais “difícil da sua carreira”.

O CEO confessou que quase falhou o casamento do irmão neste verão e passara o seu aniversário nos escritórios da Tesla, acompanhando os esforços para atingir a meta da produção do novo modelo.

“Houve vezes em que não saí da fábrica durante três ou quatro dias, dias em que não fui à rua. O preço a pagar é que não vejo os meus filhos, nem os meus amigos”, disse.

Questionado sobre se o estado de exaustão teria afetado a sua condução de saúde, Musk reconheceu que, na verdade, “a situação não é ótima” e que os seus amigos “estão realmente preocupados”. Mas, garantiu que não está nos seus planos abandonar as funções executivas da Tesla.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …