Musk confessa estar “exausto” e as ações da Tesla afundam 8%

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Em entrevista ao New York Times, Elon Musk revelou estar “exausto e cansado”, apontando o ano de 2017 como um dos “mais difíceis” da sua carreira. O mercado reagiu às declarações do fundador da Tesla e a empresa perdeu na sexta-feira 8% em bolsa – cerca de 3,7 mil milhões de euros.

As ações da Tesla estava nesta sexta-feira a cair 8%, para 309 dólares um dos valores mais baixos do ano. A perda de 8% retira 4,2 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) de capitalização bolsista, aponta o Expresso.

A notícia dá conta da “fadiga e dificuldades” de Musk que estaria à procura de um novo executivo para a Tesla que o libertasse da pressão diária. O jornal diz ainda que a direção da empresa está preocupada com o recurso de Musk a ansiolíticos, medicamentos para combater a insónia e a “drogas recreativas”.

A direção da Tesla será ouvida na próxima semana pela Securities and Exchange Commission, o supervisor do mercado norte-americano, no âmbito da suspeita de manipulação do mercado.

A 7 de agosto, Elon Musk supreendeu os mercados ao escrever no Twitter que tinha “financiamento garantido” para retirar a Tesla de bolsa, pagando 420 dólares por ação.

Perante o anúncio do CEO, as ações da empresa dispararam cerca de 11%, causando perdas calculadas em 1,3 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) aos investidores a descoberto que apostam na queda das ações da Tesla. Desde então, as ações já caíram mais de 15%.

Na mesma entrevista ao jornal norte-americano, Musk reconheceu que o ano de 2017 foi “doloroso e angustiante”, classificando-o como o mais “difícil da sua carreira”.

O CEO confessou que quase falhou o casamento do irmão neste verão e passara o seu aniversário nos escritórios da Tesla, acompanhando os esforços para atingir a meta da produção do novo modelo.

“Houve vezes em que não saí da fábrica durante três ou quatro dias, dias em que não fui à rua. O preço a pagar é que não vejo os meus filhos, nem os meus amigos”, disse.

Questionado sobre se o estado de exaustão teria afetado a sua condução de saúde, Musk reconheceu que, na verdade, “a situação não é ótima” e que os seus amigos “estão realmente preocupados”. Mas, garantiu que não está nos seus planos abandonar as funções executivas da Tesla.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …

Voto prévio no Senado aponta para absolvição de Trump

Na terça-feira, 45 dos 50 republicanos no Senado votaram contra a continuidade do julgamento ao ex-Presidente Donald Trump, considerando inconstitucional que um chefe de Estado que já terminou o mandato seja julgado no Congresso. De acordo …

Estudo revela que um terço dos inquiridos foi vítima de violência doméstica pela primeira vez na pandemia

Quinze por cento dos inquiridos num estudo sobre violência doméstica em tempos de covid-19 reportou a ocorrência deste crime na sua casa e um terço das vítimas disse ter sido agredida pela primeira vez durante …

Portugal regista valor mais baixo de nascimentos desde 2015

Cerca de 85.500 bebés nasceram em Portugal em 2020, o valor mais baixo desde 2015, ano em que foram realizados 85.056 “testes do pezinho”, revelam dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge …