Musk confessa estar “exausto” e as ações da Tesla afundam 8%

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Em entrevista ao New York Times, Elon Musk revelou estar “exausto e cansado”, apontando o ano de 2017 como um dos “mais difíceis” da sua carreira. O mercado reagiu às declarações do fundador da Tesla e a empresa perdeu na sexta-feira 8% em bolsa – cerca de 3,7 mil milhões de euros.

As ações da Tesla estava nesta sexta-feira a cair 8%, para 309 dólares um dos valores mais baixos do ano. A perda de 8% retira 4,2 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) de capitalização bolsista, aponta o Expresso.

A notícia dá conta da “fadiga e dificuldades” de Musk que estaria à procura de um novo executivo para a Tesla que o libertasse da pressão diária. O jornal diz ainda que a direção da empresa está preocupada com o recurso de Musk a ansiolíticos, medicamentos para combater a insónia e a “drogas recreativas”.

A direção da Tesla será ouvida na próxima semana pela Securities and Exchange Commission, o supervisor do mercado norte-americano, no âmbito da suspeita de manipulação do mercado.

A 7 de agosto, Elon Musk supreendeu os mercados ao escrever no Twitter que tinha “financiamento garantido” para retirar a Tesla de bolsa, pagando 420 dólares por ação.

Perante o anúncio do CEO, as ações da empresa dispararam cerca de 11%, causando perdas calculadas em 1,3 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) aos investidores a descoberto que apostam na queda das ações da Tesla. Desde então, as ações já caíram mais de 15%.

Na mesma entrevista ao jornal norte-americano, Musk reconheceu que o ano de 2017 foi “doloroso e angustiante”, classificando-o como o mais “difícil da sua carreira”.

O CEO confessou que quase falhou o casamento do irmão neste verão e passara o seu aniversário nos escritórios da Tesla, acompanhando os esforços para atingir a meta da produção do novo modelo.

“Houve vezes em que não saí da fábrica durante três ou quatro dias, dias em que não fui à rua. O preço a pagar é que não vejo os meus filhos, nem os meus amigos”, disse.

Questionado sobre se o estado de exaustão teria afetado a sua condução de saúde, Musk reconheceu que, na verdade, “a situação não é ótima” e que os seus amigos “estão realmente preocupados”. Mas, garantiu que não está nos seus planos abandonar as funções executivas da Tesla.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …

Mais três mortes e 278 novos casos. Infeções aumentam no Norte

Portugal tem atualmente 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, circunstâncias em que os casos ativos estão ligados a um fenómeno comum, anunciou esta quarta-feira a ministra da Saúde em conferência de imprensa. Esses surtos, …

Oito bebés em Portugal têm a mesma doença que Matilde (e já tomaram o medicamento mais caro do mundo)

Em Portugal, há oito bebés com até 2 anos que já tiveram autorização para tomar Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo que pode ser a esperança para os casos de Atrofia Muscular Espinhal. O Jornal …

Praia de Copacabana será a primeira com reserva no areal para banhistas

A praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, Brasil, será o local de testes de um sistema de marcação de lugares no areal através de uma aplicação digital criada pela prefeitura carioca para evitar a …

Podemos e braço direito de Iglesias investigados por alegado financiamento ilegal

O Podemos está a ser investigado na sequência de denúncias sobre eventuais irregularidades de financiamento do partido espanhol liderado por Pablo Iglesias, vice-presidente do Governo espanhol. De acordo com o El Español, em causa está uma …