Musk confessa estar “exausto” e as ações da Tesla afundam 8%

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

Em entrevista ao New York Times, Elon Musk revelou estar “exausto e cansado”, apontando o ano de 2017 como um dos “mais difíceis” da sua carreira. O mercado reagiu às declarações do fundador da Tesla e a empresa perdeu na sexta-feira 8% em bolsa – cerca de 3,7 mil milhões de euros.

As ações da Tesla estava nesta sexta-feira a cair 8%, para 309 dólares um dos valores mais baixos do ano. A perda de 8% retira 4,2 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) de capitalização bolsista, aponta o Expresso.

A notícia dá conta da “fadiga e dificuldades” de Musk que estaria à procura de um novo executivo para a Tesla que o libertasse da pressão diária. O jornal diz ainda que a direção da empresa está preocupada com o recurso de Musk a ansiolíticos, medicamentos para combater a insónia e a “drogas recreativas”.

A direção da Tesla será ouvida na próxima semana pela Securities and Exchange Commission, o supervisor do mercado norte-americano, no âmbito da suspeita de manipulação do mercado.

A 7 de agosto, Elon Musk supreendeu os mercados ao escrever no Twitter que tinha “financiamento garantido” para retirar a Tesla de bolsa, pagando 420 dólares por ação.

Perante o anúncio do CEO, as ações da empresa dispararam cerca de 11%, causando perdas calculadas em 1,3 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) aos investidores a descoberto que apostam na queda das ações da Tesla. Desde então, as ações já caíram mais de 15%.

Na mesma entrevista ao jornal norte-americano, Musk reconheceu que o ano de 2017 foi “doloroso e angustiante”, classificando-o como o mais “difícil da sua carreira”.

O CEO confessou que quase falhou o casamento do irmão neste verão e passara o seu aniversário nos escritórios da Tesla, acompanhando os esforços para atingir a meta da produção do novo modelo.

“Houve vezes em que não saí da fábrica durante três ou quatro dias, dias em que não fui à rua. O preço a pagar é que não vejo os meus filhos, nem os meus amigos”, disse.

Questionado sobre se o estado de exaustão teria afetado a sua condução de saúde, Musk reconheceu que, na verdade, “a situação não é ótima” e que os seus amigos “estão realmente preocupados”. Mas, garantiu que não está nos seus planos abandonar as funções executivas da Tesla.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …

Petição quer enfermeiros como profissão de desgaste rápido e subsídio de risco. 2.500 já assinaram

Mais de 2.500 pessoas já assinaram uma petição online que defende a atribuição do estatuto de profissão de desgaste rápido aos enfermeiros, bem como a atribuição de um subsídio de risco. No texto, os promotores defendem …