Museu de Nova Iorque retira estátua de Roosevelt por glorificar racismo

O Museu Americano de História Natural vai retirar uma estátua de Theodore Roosevelt, 26º. Presidente dos Estados Unidos, após anos de acusações de que glorifica o colonialismo e a discriminação racial, anunciou o autarca de Nova Iorque.

A estátua de bronze, que se encontra numa das entradas do museu desde 1940, retrata Roosevelt a cavalo, com um nativo americano e um africano ao lado.

“O Museu Americano de História Natural pediu para remover a estátua de Theodore Roosevelt, porque retrata explicitamente os negros e indígenas como subjugados e racialmente inferiores”, disse o mayor Bill de Blasio em comunicado. “É a decisão certa e o momento certo para remover esta problemática estátua”, concluiu.

A responsável do museu, Ellen Futter, explicou ao jornal The New York Times que o público da instituição “ficou profundamente comovido com o crescente movimento pela justiça racial que surgiu após o homicídio de George Floyd”, o afroamericano que morreu às mãos da Polícia.

“Temos assistido à atenção do mundo e o país tem-se voltado cada vez mais para estátuas como símbolos poderosos e dolorosos do racismo sistémico“, disse Futter àquele jornal, sem precisar quando a estátua vai ser retirada.

Futter disse que as objeções do museu se limitam à estátua, e não à figura de Roosevelt, um conservador museológico pioneiro cujo pai foi membro fundador da instituição e que serviu como governador de Nova Iorque antes de se tornar no 26.º presidente dos Estados Unidos, de 1901 a 1909.

O museu vai dar o nome do antigo Presidente ao Salão da Biodiversidade, “em reconhecimento do seu legado”, acrescentou Futter.

Theodore Roosevelt IV, bisneto do antigo Presidente, apoia a decisão, defendendo que “a composição da estátua equestre não reflete o [seu] legado”. “É tempo de remover a estátua e seguir em frente”, disse ao The New York Times.

A estátua foi alvo de vandalismo em 2017, quando manifestantes derramaram líquido vermelho no pedestal, simbolizando sangue, e apelaram à sua remoção, considerando que se tratava de um símbolo “do patriarcado, da supremacia branca e do colonialismo dos primeiros colonos”.

Os protestos antirracistas após o homicídio de George Floyd deram origem à vandalização e remoção de várias estátuas de figuras controversas.

Uma multidão derrubou e atirou para as águas do porto de Bristol a estátua do comerciante de escravos do século XVII Edward Colston, mas o monumento foi já recuperado pela autarquia para que possa ser colocada num museu.

A estátua de outro esclavagista do século XVIII, Robert Milligan, foi removida de Londres na sequência de uma petição popular. A estátua de Winston Churchill foi coberta com tábuas de madeira para evitar ser vandalizada por “manifestantes violentos”.

Outros monumentos, como uma estátua do imperialista Cecil Rhodes, na universidade de Oxford, e a estátua do fundador da polícia britânica Robert Peel na praça central de Manchester, são alvo de controvérsia.

Uma estátua do rei Balduíno, tio do atual monarca e do príncipe Laurent, falecido em 1993, apareceu também coberta de tinta vermelha no centro histórico de Bruxelas.

A estátua do explorador Cristóvão Colombo vai ser retirada da cidade a que deu nome, Colombo, no Estado norte-americano do Ohio.

Em Washingyon, manifestantes antirracismo derrubaram e incendiaram a única estátua de um general confederado.

A permanência da estátua do navegador português Gaspar Corte-Real em São João da Terra Nova, no este do Canadá, está a ser analisada pelo governo provincial local.

Em Braga, a estátua do Cónego Melo, no centro da cidade de Braga, foi vandalizada. Já em Lisboa, foi vandalizada, a estátua do Padre António Vieira no Largo Trindade Coelho. O conjunto de esculturas, que inclui uma do padre António Vieira e outras de três crianças, foi pintado com tinta vermelha, tendo sido igualmente escrita a palavra “Descoloniza” na base do monumento.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. E a ‘estupidez’ continua a imperar. Vamos apagar tudo o que remeta à história?

    A história deve estar viva e ser ensinada, isso sim, para que os mesmos erros não sejam cometidos.

  2. A idiotice continua a espalhar-se. Não tarda nada é preciso inverter o caminho da ignorância, e isso pode ser muito mais radical. Esperemos que o bom senso perdido regresse.

  3. Estão a ignorar a História. Não será dessa maneira que evitaremos o aprendizado com o passado.
    Será que vão acabar com as visitas a Auschwitz também ?
    Vamos acordar ! Não se devem esconder as cicatrizes que nos lembram do sofrimento.

  4. As pessoas ainda não perceberam que este atual movimento apenas tenciona apagar a história para garantir que volta a acontecer.
    Infelizmente, este estado de direto que existe agora é com muito bonito mas muito ideológico para o mundo que vivemos. Infelizmente, a ganância tomou conta do mundo e para se poder garantir às classes mais ricas a sua continuação, eles têm que que garantir que o mundo volta a ser o que era. E por isso que estão a tolerar estas estupideces que é para ter argumentos para um dia futuro poderem “virar isto tuso do avesso”.
    O racismo sempre existiu e a única maneira de ele desaparecer não é com este tipo de atitudes (que penso é mais para ajudar os racistas do que para os “destruir”), mas sim apresentando-se uma sociedade mais tolerante, solidária, educada e responsável… Mas isso da muito trabalho e demora!!!

  5. Os dois presidentes americanos menos racistas que existiram foram Kennedy e Teddy Roosewelt, juro que não consigo entender as motivações do prefeito de Nova Iorque ter feito essa imensa burrice. Considerar um dos maiores presidentes da história, reduzindo-o a insignificância desse prefeito é realmente atroz. Quando se fala em escravos, o termo deriva de eslavos, que eram povos russos, poloneses e ucranianos que eram explorados e muitas vezes escravizados na Europa Oriental, principalmente pelos Hunos!

  6. Tem uma passagem em apocalipse que diz: vão mandar destruir todas as bíblias do mundo, e que nunca mais se propague a palavra. Todos buscarão sequiosamente por Deus, mas jamais irão encontrá-lo. A burrice das pessoas que mandar fazer uma coisa dessas com a estátua de um dos maiores defensores da igualdade racial da História dos Estados Unidos, é realmente atroz!

  7. Que eu saiba, muitos dos perfeitos das cidades que estão a retirar os símbolos históricos, também descendem de gente que participou na colonização logo, … Também tem de ser retirados, …
    Cambada de oportunistas, …

RESPONDER

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …

Centeno quer que BdP possa vender bancos sem aval da Autoridade da Concorrência. Regulador está contra

As novas regras da banca preveem que o Banco de Portugal (BdP) possa alienar total ou parcialmente um banco a outra instituição sem ter de esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência. Porém, o regulador …

Ruben Amorim falou do "campeonato cheio de artistas", mas fintou arbitragem após novo empate

O Sporting empatou o segundo jogo consecutivo e Ruben Amorim acabou expulso já depois do apito final no jogo com o Famalicão (1-1). Fintando o tema da arbitragem, o treinador dos leões falou de um …

"Só amamos as batalhas difíceis." Sócrates culpa silêncio da esquerda pela ascensão da extrema-direita

"Passei sete anos a defender-me da mentira da fortuna escondida e no final ouço, pela primeira vez, que há indícios de um crime que já prescreveu." José Sócrates escreveu um artigo de opinião, no jornal …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: O Alpinista Descendente

Maior animação no topo da tabela. Um líder em queda, o dragão europeu, uma águia mais artística. Números e frases da semana, visto da Linha de Fundo. Fama sem proveito Sporting CP (Pedro Gonçalves 25') 1 …

Mourinho soma mais uma derrota. Ingleses desiludidos com o seu futebol

O Tottenham atrasou-se, este domingo, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões, com uma derrota caseira por 3-1 perante o Manchester United. Em Londres, na 31.ª jornada da Premier League, o Tottenham até esteve em …

TAP alarga ainda mais medidas voluntárias. Podem sair mais 600 pessoas

Elevado interesse de muitos funcionários levou a companhia aérea a criar uma fase intermédia, que começou no domingo e dura até sexta-feira, que pode levar à saída de mais 600 pessoas. A TAP anunciou que vai …

AC Milan define preço a pagar por Rafael Leão

Face ao interesse de clubes como Everton e Juventus, o AC Milan definiu a fasquia das futuras propostas por Rafael Leão: no mínimo, 50 milhões de euros. A cumprir a sua segunda temporada ao serviço do …

Empresas esqueceram-se de levantar 72 milhões do fundo de compensação

Empresas deixaram 72 milhões de euros por reclamar relativos a dinheiro descontado para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT), mas ainda o podem fazer. Desde 2013, as novas contratações exigem que seja descontado 1% do …

Boris terá recusado cimeira para estabilizar situação na Irlanda do Norte

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, terá recusado a realização de uma cimeira de urgência com o seu congénere da Irlanda. De acordo com o The Guardian, a proposta do Governo de Dublin para uma …