//

São João da Terra Nova, no Canadá, pondera retirar estátua de navegador português

13

A permanência da estátua do navegador português Gaspar Corte-Real em São João da Terra Nova, no este do Canadá, está a ser analisada pelo governo provincial local, anunciou o premier Dwight Ball, em declarações aos média.

Vários grupos aborígenes em Labrador acreditam que Corte-Real, na expedição em 1501, poderá ter escravizado 57 indígenas, enviando-os para a Europa.

O chefe do governo de Terra Nova e Labrador disse que não tem pressão direta para retirar a estátua, mas que “vai lançar uma revisão sobre essa hipótese e outras estruturas com uma história questionável”.

“Vamos analisar alguns factos. Este processo vai necessitar de envolver o público, não há nenhuma questão sobre isso. Temos um bom mecanismo em vigor onde podemos alcançar as pessoas na Terra Nova e Labrador”, afirmou Dwight Ball.

O monumento de Corte-Real está localizado em frente ao Confederation Building, o parlamento provincial de Terra Nova e Labrador, tendo sido doado por Portugal em 1965, como “agradecimento pela hospitalidade” daquela região aos pescadores portugueses.

O premier acrescentou que esta revisão de monumentos não se aplica apenas ao de Gastar Corte-Real. “Há vários monumentos que se vêm ver ao longo da província e que não refletem o que somos hoje. Temos de estar abertos a uma mudança, fazendo-o trabalhando com as autoridades, grupos públicos, historiadores e com o próprio governo. Façam a pesquisa, a análise. Estamos preparados para fazer a mudança”, sublinhou Ball.

A contestação gerada contra estátuas de personalidades ligadas à escravatura surgiu na sequência de manifestações desencadeadas em todo o mundo, depois da morte do afro-americano George Floyd, asfixiado por um polícia branco, em 25 de maio.

Esses protestos antirracistas deram origem no mundo à vandalização de várias estátuas de figuras controversas, como as do navegador do século XV Cristóvão Colombo.

Em Lisboa, também a estátua do padre António Vieira foi vandalizada.

ZAP // Lusa

 

13 Comments

  1. Está tudo maluquinho…
    Agora, para serem coerentes com a retirada das estátuas, só os nativos podem ficar no Canadá – todos os outros descendentes de europeus tem que ser expulsos para a Europa!….

  2. E continua a profunda estupidez e falta de noção provocada pela narrativa dos Dem. progressistas (regressistas) e o grupo terrorista ANTIFA: agora em todo o mundo a história vai ser apagada? as ruas vão mudar de nome?

    Quando é que as leis são aplicadas e os atos de vandalismo param de vez? — P.F. deixem-se de inventar desculpa ou conectar assuntos que nada têm que ver entre si.

    O sindrome da ‘estupidez’ já chegou a Portugal, e claro que o Canadá – com o ineficiente Trudeau – só podia dar continuidade a esta ‘pandemia.’

    Será que não têm nada com que se ocupar e gastar o dinheiro dos contribuintes? E que tal melhorarem as condições do país em vez de andarem a delapidar a história e criar a desunião?

    No minimo vergonhoso!

    • Não se trata de coerencia. Trata-se de destruir toda e qualquer referencia, para poder ser destruida a sociedade tal como a conhecemos e ser trocada por outra totalmente diferente, onde a privacidade é coisa horrorosa. Passo a passo.
      Por isso, a oposição a sério, a haver, nunca virá nem de “governantes”, nem de “tecnologicas” (parte da mesma liga), nem de ninguem com poder (ou quase). Nestes, os “ou quase”, já lhes fizeram “a ficha”: são conhecidos como populistas. Por isso, a vacina já foi inoculada à pelos menos 4 anos, senão mais. Se fores nem que seja um dedo contra isto, és populista ou pior. Tás tramado. E agora?

      • Acho interessante os ‘istas’ e os ‘ismos’ – tão habituado a esse tipo de ‘rant’.

        O mais interessante é a incoerência a ilogicidade. Siga. 🙂

  3. Acho interessante os ‘istas’ e os ‘ismos’ – tão habituado a esse tipo de ‘rant’.

    O mais interessante é a incoerência a ilogicidade. Siga. 🙂

  4. Aparecem meia duzia de iluminados que nada percebem de história e do tempo em que os factos ocorreram e toca a destruir monumentos. Será que estes iluminados também querem anarquia para conseguirem saquear umas loja e obter “coisas” sem terem que trabalhar? Garanto que é mais isto. Temos, sem medo, que os combater. Ignorantes

  5. Estamos perante uma minoria com falta de bom senso que está a despertar uma maioria silenciosa para votar na extrema direita.
    Penso que a esquerdalha não está a ver bem filme que vai passar dentro de uns tempos não muito longínquos

  6. Quero ver se as estátuas de Karl Marx também vão abaixo… Ainda bem que temos umas poucas almas tão virtuosas que são tão capazes de ajuizar que estátuas ficam e quais vão. É o “mito do bom selvagem”. Só nós ocidentais temos o pecado original. Todos os outros povos viviam em harmonia entre si e os vizinhos e estrangeiros. O mundo era lindo até à chegada do homem branco, com exceção de cabeças de crianças a rolar pelos monumentos, apedrejamentos, chacinas, escravos, etc. Fazendo as contas, o grupo que mais escravizou, incluindo incontáveis europeus e africanos, desde há vários séculos até há bem pouco tempo, foram os muçulmanos, sob a graça do seu profeta, que ele próprio chacinou, violou e escravizou. Que tal começarem então pelas mesquitas?

  7. Toda a população mundial é migrante de qualquer lado.
    Ninguém pode nos dias de hoje eu sou deste país porque se andar seculos para trás vai descobrir que os
    seus antepassados afinal eram oriundos de outro lado.
    Tudo isto se passa porque afinal morre um negro nos EUA e de repente todos são esclavagistas, colonos,
    racistas e por aí fora.
    Convém que também deem cabo das pirâmides, dos templos romanos,etc.
    COmo já o disse há muito : liberdade a mais é no que dá.

  8. Ao que isto chega ! Agora, a classe negra arma-se em dona do mundo ! Parem com esta paranóia destruidora dos patrimónios históricos mundiais.

  9. Invés de se preocuparem com o passado, que deve servir de exemplo mas não pode ser alterado, preocupem-se com o presente. Quantos portugueses não tem sido escravizados em Espanha, França, etc? Quantos emigrantes tem vivido em condições subumanas aqui em Portugal? Agora é que se lembraram disso devido à pandemia.
    Quanto ao racismo, preconceito há de todas as formas. Uma das coisas que eu disse depois do caso George Floyd, foi: porque o slogan Black lives matter? Deveria ter sido all lives matter! Só o slogan desta campanha mostra desconsideracao.
    Há racismo de todas as formas, contra pretos, brancos, chineses, indianos, índios, etc. De brancos contra pretos, de pretos contra brancos, de pretos contra ciganos, etc, etc. Porque é que eu tenho de pagar porque uns quantos brancos de classe alta escravizaram pretos e índios. Não fui eu que o fiz e posso assegurar que a minha família directa também não. Agora o que o pessoal se esquece é que os portugueses não inventaram a escravidão, ela já existia há muito tempo. Antes dos portugueses e espanhóis começarem com o tráfico, já existia na Europa, escravos negros ou do médio Oriente na Europa, graças aos muçulmanos. E quando os portugueses chegaram a Angola, foi a própria rainha de Angola que lhes ofereceu escravos, de tribos inimigas. Eu acho curioso é que vemos uma série de documentários sobre a escravidão, do quão mau ela era, mas esquecem se de enaltecer os vários escravos que conseguiram escapar dela e serem grandes senhores, ou então de referir que vários escravos eram bem tratados. Houve escravos que se tornaram ricos, que casaram com brancos e eram bem tratados, houve um escravo africano que se tornou samurai, etc etc. Não vamos menosprezar a escravidão e o que ela significa, mas temos de demonstrar que não podemos permitir que ela volte a acontecer.
    Não podemos permitir também a misoginia, o ódio e abuso contra mulheres, (e de certas mulheres contra homens também!), nem contra os lgbt, nem contra religião etc.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.