Museu Neandertal responde a Joe Biden. “Eram mais espertos do que pensa”

Brainstorm Health / Flickr

O Presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um “raciocínio neandertal”.

“Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza desta doença por causa da maneira como podemos vacinar as pessoas. A última coisa de que precisamos é de um raciocínio neandertal de que está tudo bem, portanto é possível tirar a máscara e esquecer”, disse Joe Biden, na quarta-feira.

Segundo o The Hill, o Museu Neandertal, na Alemanha, reagiu pouco depois e endereçou um convite ao Presidente dos Estados Unidos.

“Caro Joe Biden, nós aprovamos o seu criticismo quanto à decisão de pôr fim aos decretos de uso de máscaras. Ainda assim, recomendamos firmemente que visite o nosso museu, assim que possível. Os neandertais eram mais espertos do que pensa!“, escreveu no Twitter.

O Museu Neandertal localiza-se na cidade alemã de Mettmann e foi fundado em 1996, muito perto da localidade onde, em 1856, foram descobertos ossos de um neandertal. O museu recebe cerca de 160 mil visitantes por ano.

As declarações do Presidente dos Estados Unidos era uma resposta ao governador do Texas, o republicano Greg Abbott, que afirmou que o Estado vai tornar-se no mais populoso a rejeitar a obrigatoriedade de utilização de máscara, medida para combater a propagação do novo coronavírus, assim como outras.

O governador também autorizou a abertura a 100% das lojas e empresas que estavam fechadas devido à pandemia, tendo lembrado que “durante quase meio ano, a maioria das empresas esteve aberta a 75% ou a 50%” e que “demasiados texanos foram afastados de oportunidades de emprego”.

A nova ordem executiva entra em vigor na próxima quarta-feira, 10 de março, dia em que também se acaba com a limitação do número máximo de pessoas que os restaurantes podem receber por mesa, acrescentou Abbott, citado pela Associated Press (AP).

Apesar de considerar que é “tempo de abrir o Texas a 100%”, o governador texano advertiu que “remover as regras estatais não significa o fim da responsabilidade pessoal”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …