Museu Neandertal responde a Joe Biden. “Eram mais espertos do que pensa”

Brainstorm Health / Flickr

O Presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um “raciocínio neandertal”.

“Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza desta doença por causa da maneira como podemos vacinar as pessoas. A última coisa de que precisamos é de um raciocínio neandertal de que está tudo bem, portanto é possível tirar a máscara e esquecer”, disse Joe Biden, na quarta-feira.

Segundo o The Hill, o Museu Neandertal, na Alemanha, reagiu pouco depois e endereçou um convite ao Presidente dos Estados Unidos.

“Caro Joe Biden, nós aprovamos o seu criticismo quanto à decisão de pôr fim aos decretos de uso de máscaras. Ainda assim, recomendamos firmemente que visite o nosso museu, assim que possível. Os neandertais eram mais espertos do que pensa!“, escreveu no Twitter.

O Museu Neandertal localiza-se na cidade alemã de Mettmann e foi fundado em 1996, muito perto da localidade onde, em 1856, foram descobertos ossos de um neandertal. O museu recebe cerca de 160 mil visitantes por ano.

As declarações do Presidente dos Estados Unidos era uma resposta ao governador do Texas, o republicano Greg Abbott, que afirmou que o Estado vai tornar-se no mais populoso a rejeitar a obrigatoriedade de utilização de máscara, medida para combater a propagação do novo coronavírus, assim como outras.

O governador também autorizou a abertura a 100% das lojas e empresas que estavam fechadas devido à pandemia, tendo lembrado que “durante quase meio ano, a maioria das empresas esteve aberta a 75% ou a 50%” e que “demasiados texanos foram afastados de oportunidades de emprego”.

A nova ordem executiva entra em vigor na próxima quarta-feira, 10 de março, dia em que também se acaba com a limitação do número máximo de pessoas que os restaurantes podem receber por mesa, acrescentou Abbott, citado pela Associated Press (AP).

Apesar de considerar que é “tempo de abrir o Texas a 100%”, o governador texano advertiu que “remover as regras estatais não significa o fim da responsabilidade pessoal”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Nem as regiões autónomas são boia de salvação. PSD Açores e PSD Madeira contra OE2022

As regiões autónomas têm historial de votar de forma diferente o Orçamento do Estado, caso seja essa a indicação da comissão política regional e se houver ganhos para a região. Desta vez, parece não ser …

Vulcão, La Palma

Mais lava em movimento. Vulcão de La Palma abre nova boca eruptiva

Um novo desabamento do cone do vulcão de La Palma (Canárias) está a fazer com que uma grande quantidade de lava se desloque, principalmente em direção ao oeste, sobre o fluxo primário de lava. Durante as …