Museu Neandertal responde a Joe Biden. “Eram mais espertos do que pensa”

Brainstorm Health / Flickr

O Presidente eleito dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden

O Museu Neandertal, na Alemanha, endereçou um convite ao Presidente norte-americano Joe Biden, depois de o governante ter considerado a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara um “raciocínio neandertal”.

“Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza desta doença por causa da maneira como podemos vacinar as pessoas. A última coisa de que precisamos é de um raciocínio neandertal de que está tudo bem, portanto é possível tirar a máscara e esquecer”, disse Joe Biden, na quarta-feira.

Segundo o The Hill, o Museu Neandertal, na Alemanha, reagiu pouco depois e endereçou um convite ao Presidente dos Estados Unidos.

“Caro Joe Biden, nós aprovamos o seu criticismo quanto à decisão de pôr fim aos decretos de uso de máscaras. Ainda assim, recomendamos firmemente que visite o nosso museu, assim que possível. Os neandertais eram mais espertos do que pensa!“, escreveu no Twitter.

O Museu Neandertal localiza-se na cidade alemã de Mettmann e foi fundado em 1996, muito perto da localidade onde, em 1856, foram descobertos ossos de um neandertal. O museu recebe cerca de 160 mil visitantes por ano.

As declarações do Presidente dos Estados Unidos era uma resposta ao governador do Texas, o republicano Greg Abbott, que afirmou que o Estado vai tornar-se no mais populoso a rejeitar a obrigatoriedade de utilização de máscara, medida para combater a propagação do novo coronavírus, assim como outras.

O governador também autorizou a abertura a 100% das lojas e empresas que estavam fechadas devido à pandemia, tendo lembrado que “durante quase meio ano, a maioria das empresas esteve aberta a 75% ou a 50%” e que “demasiados texanos foram afastados de oportunidades de emprego”.

A nova ordem executiva entra em vigor na próxima quarta-feira, 10 de março, dia em que também se acaba com a limitação do número máximo de pessoas que os restaurantes podem receber por mesa, acrescentou Abbott, citado pela Associated Press (AP).

Apesar de considerar que é “tempo de abrir o Texas a 100%”, o governador texano advertiu que “remover as regras estatais não significa o fim da responsabilidade pessoal”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …

Encontrada "impressão digital" do megatsunami provocado pelo asteróide que matou os dinossauros

Cientistas encontraram uma "impressão digital" no centro do Luisiana, nos Estados Unidos, do megatsunami provocado pelo asteróide que levou à extinção dos dinossauros. A devastação causada pelo asteróide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de …

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …