“Raciocínio Neandertal”. Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

jlhervàs / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de “raciocínio Neanderthal”.

“Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza desta doença por causa da maneira como podemos vacinar as pessoas. A última coisa de que precisamos é de um raciocínio Neandertal de que está tudo bem, portanto é possível tirar a máscara e esquecer”, disse Joe Biden.

“Espero que todos percebam, nesta fase, que estas máscaras fazem a diferença“, adiantou o Presidente norte-americano numa declaração na Casa Branca, sem esquecer a sua própria máscara.

O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, afirmou, esta terça-feira, que o Estado vai tornar-se no mais populoso a rejeitar a obrigatoriedade de utilização de máscara, medida para combater a propagação do novo coronavírus, assim como outras, que foi imposta há cerca de oito meses e pelo qual foi fortemente criticado.

Segundo a rádio TSF, o governador também autorizou a abertura a 100% das lojas e empresas que estavam fechadas devido à pandemia, tendo lembrado que “durante quase meio ano, a maioria das empresas esteve aberta a 75% ou a 50%” e que “demasiados texanos foram afastados de oportunidades de emprego”.

A nova ordem executiva entra em vigor na próxima quarta-feira, 10 de março, dia em que também se acaba com a limitação do número máximo de pessoas que os restaurantes podem receber por mesa, acrescentou Abbott, citado pela Associated Press (AP).

Apesar de considerar que é “tempo de abrir o Texas a 100%”, o governador texano advertiu que “remover as regras estatais não significa o fim da responsabilidade pessoal”.

Nova Iorque autoriza casamentos com 150 pessoas

No estado de Nova Iorque, conta o semanário Expresso, foi anunciado que os casamentos com um máximo de 150 pessoas vão voltar a poder realizar-se, a partir de 15 de março, desde que cumpridas algumas regras.

Todos os participantes na cerimónia terão de usar máscara, exceto no momento de comer ou beber, e apresentar um teste PCR negativo à covid-19 realizado até 72 horas antes do evento.

Os funcionários dos locais onde os casamentos se realizam devem ainda ser submetidos a testes a cada duas semanas, acrescenta o semanário, adiantando ainda que as pessoas que já tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 até duas semanas antes do evento ficam isentas destas regras.

Relativamente ao copo de água, as mesas têm de estar a dois metros de distância e os comensais de cada mesa só podem dançar na respetiva zona, não se podendo misturar com outros grupos, nem deslocar-se de uma zona para outra.

Os músicos que atuem no casamento também devem estar distanciados dos convidados, especialmente se tocarem instrumentos de sopro, adianta o jornal.

Os Estados Unidos registaram 2136 mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, além de 57.900 novos casos. Desde o início da pandemia, o país acumulou 516.456 óbitos e 28.717.134 casos da doença.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …