/

Encontradas munições da 2ª Guerra Mundial na Suíça. Vila poderá ter de ser evacuada durante 10 anos

1

Os 170 residentes da vila de Mitholz, na Suíça, poderão ter de deixar as suas casas durante mais de uma década para que as autoridades esvaziem um arsenal subterrâneo com cerca de 3.500 toneladas de munições e explosivos da 2ª Guerra Mundial.

Em 1947, sete mil toneladas desse depósito explodiram num evento que matou nove pessoas e causou vários danos materiais. O Ministério da Defesa suíço estima que o risco atual é “inaceitável”, porque a cobertura do local cedeu ao peso e cobriu com rochas vários dos seus explosivos.

“Dependendo de como o trabalho for realizado, os moradores podem ser evacuados durante mais de 10 anos”, porque o trabalho para remover os explosivos não começará até pelo menos 2031, disse o Ministério da Defesa da Suíça, citado pela Euronews.

Esta medida incluiria o desvio da estrada que passa por Mitholz e exige grandes preparativos, que incluem o controlo de temperatura e emissão de gases, além do movimento de rochas.

Até ao momento, foram instalados diversos sistemas dentro e fora do depósito para medir variações de temperatura e detetar emissões de gás e movimentos do solo, segundo a emissora britânica Sky News.

A Suíça desenvolveu um plano B no caso de algo falhar: enterrar o arsenal debaixo de uma pilha de pedras. No entanto, os locais não querem essa alternativa porque seria “um presente tóxico” para as próximas gerações, segundo disse em entrevista a pessoa responsável pelo projeto, Hanspeter Aellig.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.