Encontradas munições da 2ª Guerra Mundial na Suíça. Vila poderá ter de ser evacuada durante 10 anos

Os 170 residentes da vila de Mitholz, na Suíça, poderão ter de deixar as suas casas durante mais de uma década para que as autoridades esvaziem um arsenal subterrâneo com cerca de 3.500 toneladas de munições e explosivos da 2ª Guerra Mundial.

Em 1947, sete mil toneladas desse depósito explodiram num evento que matou nove pessoas e causou vários danos materiais. O Ministério da Defesa suíço estima que o risco atual é “inaceitável”, porque a cobertura do local cedeu ao peso e cobriu com rochas vários dos seus explosivos.

“Dependendo de como o trabalho for realizado, os moradores podem ser evacuados durante mais de 10 anos”, porque o trabalho para remover os explosivos não começará até pelo menos 2031, disse o Ministério da Defesa da Suíça, citado pela Euronews.

Esta medida incluiria o desvio da estrada que passa por Mitholz e exige grandes preparativos, que incluem o controlo de temperatura e emissão de gases, além do movimento de rochas.

Até ao momento, foram instalados diversos sistemas dentro e fora do depósito para medir variações de temperatura e detetar emissões de gás e movimentos do solo, segundo a emissora britânica Sky News.

A Suíça desenvolveu um plano B no caso de algo falhar: enterrar o arsenal debaixo de uma pilha de pedras. No entanto, os locais não querem essa alternativa porque seria “um presente tóxico” para as próximas gerações, segundo disse em entrevista a pessoa responsável pelo projeto, Hanspeter Aellig.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecido na Costa Rica

A Costa Rica passou esta terça-feira a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma batalha que terminou com uma decisão do Supremo Tribunal Constitucional, que entrou em vigor às 00:01 locais (07:01 …