Malta multa empresa usada por Nélio Lucas para administrar Doyen

(dr)

Nélio Lucas, ex-CEO da Doyen.

A autoridade maltesa de combate ao branqueamento de capitais multou a empresa de serviços fiduciários Credence em 261 mil euros devido a diversas falhas no cumprimento das obrigações legais em matéria de prevenção do branqueamento.

A Credence foi a empresa usada por Nélio Lucas para criar e administrar a Doyen Sports, escreve a Tribuna Expresso.

A autoridade maltesa concluiu que clientes da Credence falharam várias obrigações a que estavam sujeitas, por exemplo na verificação da documentação de um dos beneficiários efetivos de uma empresa sua cliente.



Em dois dos casos, a Credence apenas verificou o endereço dado pelos beneficiários dos seus clientes vários meses depois de começar a trabalhar com elas.

A empresa também falhou na monitorização e reporte de transações e empréstimos de vários milhões de euros, que não tinham suporte documental, escreve o semanário.

O ex-presidente da Doyen disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD do FC Porto.

O advogado de Rui Pinto questionou Nélio Lucas sobre o facto de os ‘dragões’ terem contabilizado um empréstimo de 3 milhões de euros do Banco Carregosa, banco com o qual a Doyen trabalhava em Portugal, sendo que aquele valor coincidia com o de um empréstimo da Doyen ao clube.

“Como é que a operação foi feita? Não me recordo”, respondeu Nélio Lucas. “Não tive [intervenção no empréstimo]. Não fui eu que o fiz, não o assinei, não me recordo”.

À saída do tribunal, confrontado pelos jornalistas sobre o momento em que foi questionado sobre o empréstimo, o ex-presidente da Doyen disse que “a memória não é de ferro”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …