“Não fui eu que o fiz”. Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

(dr)

Nélio Lucas, ex-CEO da Doyen.

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD do FC Porto.

O advogado de Rui Pinto questionou Nélio Lucas sobre o facto de os ‘dragões’ terem contabilizado um empréstimo de 3 milhões de euros do Banco Carregosa, banco com o qual a Doyen trabalhava em Portugal, sendo que aquele valor coincidia com o de um empréstimo da Doyen ao clube.

“Como é que a operação foi feita? Não me recordo”, respondeu Nélio Lucas. “Não tive [intervenção no empréstimo]. Não fui eu que o fiz, não o assinei, não me recordo”.

À saída do tribunal, confrontado pelos jornalistas sobre o momento em que foi questionado sobre o empréstimo, o ex-presidente da Doyen disse que “a memória não é de ferro”.

“Fui confrontado com algumas situações específicas e a memória não é de ferro”, disse Nélio Lucas, citado pelo Record.

“Tem de perguntar ao FC Porto. Eu não trabalho no FC Porto, não posso falar sobre isso. Já esclareci esse assunto lá dentro. Como o FC Porto registou a operação, tem de perguntar ao FC Porto. Seguramente está documentado e bem documentado, como foi sempre feito pela Doyen em todos os seus contratos”, disse ainda. “Se o FC Porto registou o empréstimo como Banco Carregosa, foi porque foi o Banco Carregosa que fez o empréstimo”.

Pagamento a empresa de filho de Pinto da Costa

Nélio Lucas confirmou o pagamento de 700 mil euros à empresa da qual fazia parte Alexandre Pinto da Costa pela transferência do futebolista brasileiro Casemiro do FC Porto para o Real Madrid.

A informação veio validar documentos divulgados em 2016 pela plataforma criada por Rui Pinto, nos quais se dava conta do pagamento de uma comissão de 1,26 milhões de euros à Vela Management, empresa ligada a Nélio Lucas, e que depois pagou 700 mil euros à Energy Soccer, da qual Alexandre Pinto da Costa era sócio.

“É verdade, era um parceiro da empresa em Portugal”, afirmou Nélio Lucas, em resposta aos advogados de Rui Pinto.

Mais tarde, já no exterior do tribunal, o antigo administrador do fundo de investimento reiterou o seu “orgulho” pelas negociações efetuadas com o filho do presidente do FC Porto.

“Alexandre Pinto da Costa é um empresário como qualquer outro, fez negócios comigo e tenho orgulho nos negócios que fiz com ele. Se puder fazer mais algum com ele, farei”, vincou, em declarações aos jornalistas.

As palavras de Nélio Lucas divergem de alguma forma com recentes afirmações de Pinto da Costa, que, em entrevista à TVI, em 15 de outubro, explicou que o filho não está envolvido nas transferências do clube ‘azul e branco’.

“Hoje, não tem nenhuma ligação ao FC Porto, a não ser a de associado, há 52 anos, que entrou no dia em que nasceu. Hoje, na sua atividade, é empresário de futebol. Não faz negócios connosco, nem pode fazer”, resumiu, então, o líder portista.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …