“Não fui eu que o fiz”. Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

(dr)

Nélio Lucas, ex-CEO da Doyen.

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD do FC Porto.

O advogado de Rui Pinto questionou Nélio Lucas sobre o facto de os ‘dragões’ terem contabilizado um empréstimo de 3 milhões de euros do Banco Carregosa, banco com o qual a Doyen trabalhava em Portugal, sendo que aquele valor coincidia com o de um empréstimo da Doyen ao clube.

“Como é que a operação foi feita? Não me recordo”, respondeu Nélio Lucas. “Não tive [intervenção no empréstimo]. Não fui eu que o fiz, não o assinei, não me recordo”.

À saída do tribunal, confrontado pelos jornalistas sobre o momento em que foi questionado sobre o empréstimo, o ex-presidente da Doyen disse que “a memória não é de ferro”.

“Fui confrontado com algumas situações específicas e a memória não é de ferro”, disse Nélio Lucas, citado pelo Record.

“Tem de perguntar ao FC Porto. Eu não trabalho no FC Porto, não posso falar sobre isso. Já esclareci esse assunto lá dentro. Como o FC Porto registou a operação, tem de perguntar ao FC Porto. Seguramente está documentado e bem documentado, como foi sempre feito pela Doyen em todos os seus contratos”, disse ainda. “Se o FC Porto registou o empréstimo como Banco Carregosa, foi porque foi o Banco Carregosa que fez o empréstimo”.

Pagamento a empresa de filho de Pinto da Costa

Nélio Lucas confirmou o pagamento de 700 mil euros à empresa da qual fazia parte Alexandre Pinto da Costa pela transferência do futebolista brasileiro Casemiro do FC Porto para o Real Madrid.

A informação veio validar documentos divulgados em 2016 pela plataforma criada por Rui Pinto, nos quais se dava conta do pagamento de uma comissão de 1,26 milhões de euros à Vela Management, empresa ligada a Nélio Lucas, e que depois pagou 700 mil euros à Energy Soccer, da qual Alexandre Pinto da Costa era sócio.

“É verdade, era um parceiro da empresa em Portugal”, afirmou Nélio Lucas, em resposta aos advogados de Rui Pinto.

Mais tarde, já no exterior do tribunal, o antigo administrador do fundo de investimento reiterou o seu “orgulho” pelas negociações efetuadas com o filho do presidente do FC Porto.

“Alexandre Pinto da Costa é um empresário como qualquer outro, fez negócios comigo e tenho orgulho nos negócios que fiz com ele. Se puder fazer mais algum com ele, farei”, vincou, em declarações aos jornalistas.

As palavras de Nélio Lucas divergem de alguma forma com recentes afirmações de Pinto da Costa, que, em entrevista à TVI, em 15 de outubro, explicou que o filho não está envolvido nas transferências do clube ‘azul e branco’.

“Hoje, não tem nenhuma ligação ao FC Porto, a não ser a de associado, há 52 anos, que entrou no dia em que nasceu. Hoje, na sua atividade, é empresário de futebol. Não faz negócios connosco, nem pode fazer”, resumiu, então, o líder portista.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Berlusconi hospitalizado no Mónaco com problemas cardíacos

Silvio Berlusconi, antigo primeiro ministro italiano, está hospitalizado no Mónaco, depois de ter sofrido uma arritmia cardíaca. O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está hospitalizado desde segunda-feira no Mónaco, após sofrer um problema cardíaco, explicou esta quinta-feira …

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros …

Pochettino é o treinador mais bem pago da história do PSG

Mauricio Pochettino é o treinador mais bem pago da história dos franceses do Paris Saint-Germain, avança o jornal L'Équipe esta sexta-feira. De acordo com o jornal gaulês, Pochettino recebe cerca de 940 mil euros brutos mensais, …

Real Madrid eliminado da Supertaça. Zidane desvaloriza resultado e nega crise

O Athletic Bilbau venceu por 2-1 o Real Madrid, detentor do troféu, e assegurou a presença na final da Supertaça de Espanha, na qual vai defrontar o FC Barcelona, no domingo. Em Málaga, os bascos beneficiaram …

Vitor Paulo Pereira

Está a nascer em Portugal a primeira fábrica em massa de vacinas (e fica numa vila minhota)

O grupo farmacêutico espanhol Zendal, que fabrica uma das vacinas existentes contra a covid-19, a Novavax, está a construir uma fábrica de produção de larga escala em Portugal, na vila de Paredes de Coura, distrito …

Maioria dos trabalhadores precisa de declaração para ir trabalhar (mas há exceções)

A maioria dos trabalhadores que precise de sair das suas casas para trabalhar durante o novo confinamento generalizado, que entrou em vigor nesta sexta-feira à zero horas, devem fazer-se acompanhar de uma declaração. O primeiro-ministro, …

Benfica encontra alternativa a William Carvalho em antigo médio portista

O Benfica está de olho em Jean-Michaël Seri caso as negociações por William Carvalho falhem. O médio costa-marfinense passou pela equipa B do FC Porto. As negociações entre o SL Benfica e o Bétis começam a …

Merkel quer intensificar as restrições. França antecipa recolher obrigatório para as 18:00

A chanceler alemã Angela Merkel sugere um reforço de medidas para combater a pandemia de Covid-19 na Alemanha, onde já vigora um confinamento parcial, e pediu uma reunião das autoridades na próxima semana. No decurso de …

Costa explica caso do procurador ao Parlamento Europeu com novo lapso

António Costa disse que competia ao Conselho Superior da Magistratura ou do Ministério Público nomear o procurador europeu. Dias antes tinha dito que a responsabilidade era do Governo. O primeiro-ministro assumiu "dois lapsos" na carta enviada …

Otávio testa positivo e falha o Clássico frente ao Benfica. Francisco Conceição chamado a jogo

O jornal Record avança esta quinta-feira que o médio do FC Porto Otávio testou positivo ao novo coronavírus, ficando por isso de fora das escolhas de Sérgio Conceição para o Clássico frente ao Benfica, disputado …