/

Mulheres e crianças refugiadas estão a ser alvo de abusos sexuais

BBC

Mais de um milhão de sírios estão refugiados na Turquia desde o início dos conflitos em 2011

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) denunciou esta sexta-feira que mulheres e crianças refugiadas estão a ser vítimas de abusos sexuais durante a travessia para os países do norte da Europa.

Segundo a agência das Nações Unidas, as denúncias que tem recebido indicam que estes crimes estão a ser cometidos por elementos de redes de tráfico de seres humanos.

“Temos ouvido relatos horríveis de crianças forçadas a ter relações sexuais com traficantes em troca do pagamento da sua viagem”, disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming.

A representante referiu que, neste momento, não se sabe a real dimensão deste problema, mas “as denúncias são suficientemente significativas para tornar pública” esta situação.

Melissa Fleming explicou que há “um grande número” de menores que viajam sozinhos nas atuais rotas migratórias, e sem a supervisão de um adulto podem tornar-se em “presas fáceis” para os criminosos.

A porta-voz acrescentou que o ACNUR tem recebido denúncias de todos os países de trânsito, países atravessados pelos migrantes que desejam chegar às principais economias da União Europeia, como é o caso da Alemanha, destacando ainda que os relatos revelam que “os culpados são os traficantes e as redes criminosas”.

A representante indicou que também existem casos nos centros de acolhimento de migrantes, sendo os suspeitos outros refugiados ou migrantes.

O ACNUR e um conjunto de organizações não-governamentais vão avançar em breve com uma investigação exaustiva sobre estas denúncias.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.