Mulheres e crianças refugiadas estão a ser alvo de abusos sexuais

BBC

Mais de um milhão de sírios estão refugiados na Turquia desde o início dos conflitos em 2011

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) denunciou esta sexta-feira que mulheres e crianças refugiadas estão a ser vítimas de abusos sexuais durante a travessia para os países do norte da Europa.

Segundo a agência das Nações Unidas, as denúncias que tem recebido indicam que estes crimes estão a ser cometidos por elementos de redes de tráfico de seres humanos.

“Temos ouvido relatos horríveis de crianças forçadas a ter relações sexuais com traficantes em troca do pagamento da sua viagem”, disse a porta-voz do ACNUR, Melissa Fleming.

A representante referiu que, neste momento, não se sabe a real dimensão deste problema, mas “as denúncias são suficientemente significativas para tornar pública” esta situação.

Melissa Fleming explicou que há “um grande número” de menores que viajam sozinhos nas atuais rotas migratórias, e sem a supervisão de um adulto podem tornar-se em “presas fáceis” para os criminosos.

A porta-voz acrescentou que o ACNUR tem recebido denúncias de todos os países de trânsito, países atravessados pelos migrantes que desejam chegar às principais economias da União Europeia, como é o caso da Alemanha, destacando ainda que os relatos revelam que “os culpados são os traficantes e as redes criminosas”.

A representante indicou que também existem casos nos centros de acolhimento de migrantes, sendo os suspeitos outros refugiados ou migrantes.

O ACNUR e um conjunto de organizações não-governamentais vão avançar em breve com uma investigação exaustiva sobre estas denúncias.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …