Moçambique. Mulheres vítimas de abuso sexual a troco de comida

Há mulheres moçambicanas a serem forçadas a atos sexuais em troca de ajuda humanitária, na sequência do ciclone Idai.

Uma reportagem do Jornal de Notícias em Moçambique mostra como numa aldeia a 80 quilómetros da Beira há mulheres a ser forçadas a atos sexuais para receberem os donativos enviados para o país.

O jornal conta a história de uma mulher, mãe de três filhos entre os 2 e os 12 anos de idade, e cuja identidade foi ocultada, que já foi violada pelo menos três vezes por um dos chefes da aldeia de Lamego. Como contrapartida, a moçambicana recebeu um saco de 10 quilogramas de arroz, o único alimento que ela e os filhos têm comido nas últimas semanas.

Os donativos que têm chegado ao país através de Governos e organizações não governamentais são distribuídos pelos chefes das aldeias. No entanto, estão a registar-se em Moçambique vários casos de corrupção, e haverá, de acordo com o JN, uma grande quantidade de bens a serem desviados para mercearias, que cobram pelos produtos alimentares.

São os chefes das aldeias quem decide quem tem direito aos donativos e, segundo a reportagem, é frequente que várias mulheres sejam deixadas sem acesso a comida.

O chefe da aldeia terá dito a LIG (nome que o JN dá à mulher pata proteger a sua identidade) que ela não tinha direito a comida: “Tu não. Tu não levas comida. Vai para casa. Eu depois logo chego lá e dou-te o saco”, disse-lhe. Nesse mesmo dia, o chefe da aldeia deslocou-se a casa da mulher e violou-a, deixando-lhe o saco de arroz.

Mas este não é caso único e várias mulheres da aldeia relataram ao diário situações semelhantes, inclusivamente com uma menor de 14 anos. “Exigem sexo com a menina em troca de sacos de 10 quilos de feijão ou de arroz”, contou uma mulher.

Ao JN, o chefe da aldeia negou todas as acusações e assegurou ainda que nenhum donativo foi vendido. “Mas que violações? O senhor viu alguma coisa? Não viu porque não há. Negro africano gosta muito de difamar, É tudo mentira”, afirmou.

O ciclone Idai fez mais de 600 mortos, cerca de 1600 feridos e afetou mais de 1,5 milhões de pessoas, de acordo com o mais recente balanço realizado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora a culpa também é dos ex-colonizadores portugueses? Se nem eles próprios se entendem exploram, e não só, o seu próprio povo… Haja paciência para estes africanos.

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …