Moçambique. Mulheres vítimas de abuso sexual a troco de comida

Há mulheres moçambicanas a serem forçadas a atos sexuais em troca de ajuda humanitária, na sequência do ciclone Idai.

Uma reportagem do Jornal de Notícias em Moçambique mostra como numa aldeia a 80 quilómetros da Beira há mulheres a ser forçadas a atos sexuais para receberem os donativos enviados para o país.

O jornal conta a história de uma mulher, mãe de três filhos entre os 2 e os 12 anos de idade, e cuja identidade foi ocultada, que já foi violada pelo menos três vezes por um dos chefes da aldeia de Lamego. Como contrapartida, a moçambicana recebeu um saco de 10 quilogramas de arroz, o único alimento que ela e os filhos têm comido nas últimas semanas.

Os donativos que têm chegado ao país através de Governos e organizações não governamentais são distribuídos pelos chefes das aldeias. No entanto, estão a registar-se em Moçambique vários casos de corrupção, e haverá, de acordo com o JN, uma grande quantidade de bens a serem desviados para mercearias, que cobram pelos produtos alimentares.

São os chefes das aldeias quem decide quem tem direito aos donativos e, segundo a reportagem, é frequente que várias mulheres sejam deixadas sem acesso a comida.

O chefe da aldeia terá dito a LIG (nome que o JN dá à mulher pata proteger a sua identidade) que ela não tinha direito a comida: “Tu não. Tu não levas comida. Vai para casa. Eu depois logo chego lá e dou-te o saco”, disse-lhe. Nesse mesmo dia, o chefe da aldeia deslocou-se a casa da mulher e violou-a, deixando-lhe o saco de arroz.

Mas este não é caso único e várias mulheres da aldeia relataram ao diário situações semelhantes, inclusivamente com uma menor de 14 anos. “Exigem sexo com a menina em troca de sacos de 10 quilos de feijão ou de arroz”, contou uma mulher.

Ao JN, o chefe da aldeia negou todas as acusações e assegurou ainda que nenhum donativo foi vendido. “Mas que violações? O senhor viu alguma coisa? Não viu porque não há. Negro africano gosta muito de difamar, É tudo mentira”, afirmou.

O ciclone Idai fez mais de 600 mortos, cerca de 1600 feridos e afetou mais de 1,5 milhões de pessoas, de acordo com o mais recente balanço realizado.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora a culpa também é dos ex-colonizadores portugueses? Se nem eles próprios se entendem exploram, e não só, o seu próprio povo… Haja paciência para estes africanos.

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …