Moçambique. Mulheres vítimas de abuso sexual a troco de comida

Há mulheres moçambicanas a serem forçadas a atos sexuais em troca de ajuda humanitária, na sequência do ciclone Idai.

Uma reportagem do Jornal de Notícias em Moçambique mostra como numa aldeia a 80 quilómetros da Beira há mulheres a ser forçadas a atos sexuais para receberem os donativos enviados para o país.

O jornal conta a história de uma mulher, mãe de três filhos entre os 2 e os 12 anos de idade, e cuja identidade foi ocultada, que já foi violada pelo menos três vezes por um dos chefes da aldeia de Lamego. Como contrapartida, a moçambicana recebeu um saco de 10 quilogramas de arroz, o único alimento que ela e os filhos têm comido nas últimas semanas.

Os donativos que têm chegado ao país através de Governos e organizações não governamentais são distribuídos pelos chefes das aldeias. No entanto, estão a registar-se em Moçambique vários casos de corrupção, e haverá, de acordo com o JN, uma grande quantidade de bens a serem desviados para mercearias, que cobram pelos produtos alimentares.

São os chefes das aldeias quem decide quem tem direito aos donativos e, segundo a reportagem, é frequente que várias mulheres sejam deixadas sem acesso a comida.

O chefe da aldeia terá dito a LIG (nome que o JN dá à mulher pata proteger a sua identidade) que ela não tinha direito a comida: “Tu não. Tu não levas comida. Vai para casa. Eu depois logo chego lá e dou-te o saco”, disse-lhe. Nesse mesmo dia, o chefe da aldeia deslocou-se a casa da mulher e violou-a, deixando-lhe o saco de arroz.

Mas este não é caso único e várias mulheres da aldeia relataram ao diário situações semelhantes, inclusivamente com uma menor de 14 anos. “Exigem sexo com a menina em troca de sacos de 10 quilos de feijão ou de arroz”, contou uma mulher.

Ao JN, o chefe da aldeia negou todas as acusações e assegurou ainda que nenhum donativo foi vendido. “Mas que violações? O senhor viu alguma coisa? Não viu porque não há. Negro africano gosta muito de difamar, É tudo mentira”, afirmou.

O ciclone Idai fez mais de 600 mortos, cerca de 1600 feridos e afetou mais de 1,5 milhões de pessoas, de acordo com o mais recente balanço realizado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Agora a culpa também é dos ex-colonizadores portugueses? Se nem eles próprios se entendem exploram, e não só, o seu próprio povo… Haja paciência para estes africanos.

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …