Mulher que “morreu” com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. No entanto, passados dez dias a idosa foi dada como viva e tinha vencido a doença.

Os familiares não queriam acreditar quando receberam a notícia de que a mulher estava viva, uma vez que tinham realizado um funeral e, supostamente, a tinham enterrado um caixão com o corpo lá dentro. Contudo, devido às normas implementadas devido à pandemia o caixão estava fechado.

No sábado passado, Rogelia, regressou ao lar, transportada por uma ambulância do hospital onde tinha estado internada. A idosa entrou pela porta do lar, para regressar à instituição, uma vez que já tinham terminado os tratamentos a que tinha sido sujeita. Os funcionários da instituição ficaram em choque quando viram que afinal a mulher estava viva e de boa saúde.

O lar classifica o episódio como um “infeliz acontecimento” e explica que houve uma confusão de identificação da mulher com a colega do quarto quando esta esteve internada. Como tal, a família enterrou Concepción Arias, a colega de quarto de Rogelia.

Júlio Blanco, o sobrinho de Rogelia, disse que não entende o sucedido “porque tenho certeza que falavam comigo da minha tia. Contaram-me que ela cantava quando estava feliz e Rogelia é assim!”.

Por outro lado, o irmão de “Conchita” – como era carinhosamente tratada – dirigiu-se até ao lar para visitar a irmã que julgava estar a recuperar da doença. Quando chegou à instituição no sábado, Maximino Arias percebeu que quem tinha falecido teria sido Concepción.

“Quando cheguei lá, deram-me a notícia que a minha irmã estava morta há 10 dias”, contou Maximino ao La Voz de Galicia. O idoso de 85 anos revela que a única coisa que disseram foi “que lamentavam muito o erro e que agora o tribunal teria de agir e dar autorização para a transferência do corpo”.

A Fundação San Rosendo, que administra o lar, explicou que a confusão de identidade se deu quando Rogelia Blanco e outros residentes com teste positivo, foram transferidos para Pereiro de Aguiar.

“Entre os idosos transferidos estavam estas duas mulheres que foram colocadas no mesmo quarto”, referiu a fundação num comunicado.

A instituição lamenta pelo “infeliz incidente” que descreveu como um “acontecimento único, entre as mais de 100 transferências que foram realizadas nos últimos meses”.

Ana Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …