Mulher que “morreu” com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. No entanto, passados dez dias a idosa foi dada como viva e tinha vencido a doença.

Os familiares não queriam acreditar quando receberam a notícia de que a mulher estava viva, uma vez que tinham realizado um funeral e, supostamente, a tinham enterrado um caixão com o corpo lá dentro. Contudo, devido às normas implementadas devido à pandemia o caixão estava fechado.

No sábado passado, Rogelia, regressou ao lar, transportada por uma ambulância do hospital onde tinha estado internada. A idosa entrou pela porta do lar, para regressar à instituição, uma vez que já tinham terminado os tratamentos a que tinha sido sujeita. Os funcionários da instituição ficaram em choque quando viram que afinal a mulher estava viva e de boa saúde.

O lar classifica o episódio como um “infeliz acontecimento” e explica que houve uma confusão de identificação da mulher com a colega do quarto quando esta esteve internada. Como tal, a família enterrou Concepción Arias, a colega de quarto de Rogelia.

Júlio Blanco, o sobrinho de Rogelia, disse que não entende o sucedido “porque tenho certeza que falavam comigo da minha tia. Contaram-me que ela cantava quando estava feliz e Rogelia é assim!”.

Por outro lado, o irmão de “Conchita” – como era carinhosamente tratada – dirigiu-se até ao lar para visitar a irmã que julgava estar a recuperar da doença. Quando chegou à instituição no sábado, Maximino Arias percebeu que quem tinha falecido teria sido Concepción.

“Quando cheguei lá, deram-me a notícia que a minha irmã estava morta há 10 dias”, contou Maximino ao La Voz de Galicia. O idoso de 85 anos revela que a única coisa que disseram foi “que lamentavam muito o erro e que agora o tribunal teria de agir e dar autorização para a transferência do corpo”.

A Fundação San Rosendo, que administra o lar, explicou que a confusão de identidade se deu quando Rogelia Blanco e outros residentes com teste positivo, foram transferidos para Pereiro de Aguiar.

“Entre os idosos transferidos estavam estas duas mulheres que foram colocadas no mesmo quarto”, referiu a fundação num comunicado.

A instituição lamenta pelo “infeliz incidente” que descreveu como um “acontecimento único, entre as mais de 100 transferências que foram realizadas nos últimos meses”.

  Ana Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Avisos de voto contra complicam xadrez orçamental. Governo tem um dilema em mãos (e até Marcelo está preocupado)

O Governo tem 15 dias para dar o braço a torcer. Com o Bloco de Esquerda, o PAN, os Verdes e o PCP a acenar com o voto contra, as contas complicam-se e nasce assim …

Com contas certas, Leão prometeu um Orçamento de investimento — só possível graças à bazuca

Apesar de falar em contas certas, João Leão prometeu um Orçamento de investimento. No entanto, sem a bazuca de Bruxelas, Leão pouco dá à economia. Sem contar com o dinheiro que vem da bazuca de Bruxelas, …

"Situação dramática" no Hospital de Leiria e nova demissão em bloco. Milhões do OE não chegam para curar o SNS

Depois da demissão em bloco de médicos no Hospital de Setúbal, a equipa da Urgência de Psiquiatria do Porto também bateu com a porta. E no Hospital de Leiria vive-se uma "situação dramática" quando os …

Novo estudo associa desodorizantes a mutações genéticas semelhantes às do cancro da mama

Investigadores suíços apuraram que os sais de alumínio presentes nos desodorizantes anti-transpirantes provocam as mesmas mutações genéticas que são encontradas no cancro da mama, em experiências com hamsters. A eventual influência dos desodorizantes no desenvolvimento do …

Vox volta a anexar Portugal ao mapa espanhol a propósito do Dia da Hispanidade

Esta é já uma atitude repetida, uma vez que o partido espanhol de extrema-direita já havia incluído Portugal no mapa de território espanhol. O partido nacionalista espanhol VOX divulgou um cartaz alusivo ao Dia da Hispanidade, …

Assembleia da República debate diplomas sobre ordens profissionais

Propostas de PS, PAN, IL e Cristina Figueiredo serão debatidas hoje, com abstenção garantida de PSD e do PCP. A Assembleia da República debate hoje os diplomas do PS, PAN, IL e Cristina Rodrigues sobre ordens …

Quase meio século depois, cientistas desvendaram o "mistério de Manu"

Quase meio século depois, os cientistas conseguiram finalmente resolver o "Mistério de Manu", relativo a uma planta tropical encontrada no Peru. Em 1973, Robin Foster descobriu no Parque Nacional de Manu, no Peru, uma planta com …

Afinal, a corrosão até pode aumentar a durabilidade de um material

Ao contrário do que se possa pensar, a corrosão até pode ser benéfica para um material, aumentado a sua durabilidade, revela um novo estudo. A corrosão é, regra geral, provocada pelo oxigénio. Os metais têm uma …

Encontrada explicação para a superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu

Um novo estudo descobriu que as rochas altamente porosas são responsáveis pela superfície surpreendentemente irregular do asteroide Bennu. Os cientistas pensavam que a superfície do asteroide Bennu seria como uma praia arenosa, abundante em areia fina …

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …