É turca, tem 24 anos e mede mais de dois metros. Rumeysa Gelgi é a mulher mais alta do mundo

Aos 24 anos, Rumeysa Gelgi foi confirmada como a mulher mais alta do mundo pelo Guinness World Records.

A jovem turca mede cerca de 2,15 metros. A sua altura surpreendente deve-se a uma condição chamada síndrome de Weaver, que faz com que as pessoas tenham um ritmo crescimento acelerado, referiu o Guinness World Records em comunicado.

Em 2018, quando tinha apenas 18 anos, Gelgi já tinha sido considerada a adolescente mais alta do mundo, mas agora contabilizou um novo recorde.

Contudo, a condição de Gelgi trás-lhe alguns dissabores no dia a dia, uma vez que a jovem está dependente de uma cadeira de rodas para se deslocar. Ainda assim, consegue andar com a ajuda de um andarilho se o caminho for curto e acessível.

A mais recente detentora do título de mulher mais alta do mundo quer agora inspirar todas as pessoas que sofrem com condições médicas raras, mostrando-lhes que é possível viver de forma plena.

Cada desvantagem pode ser transformada numa vantagem. Aceite-se como é, esteja ciente do seu potencial e dê o seu melhor”, referiu a jovem em comunicado.

Gelgil admite que o facto de ser mais alta do que a maioria das pessoas faz com que esta condição seja vista com surpresa quando caminha na rua, porém refere que, normalmente, quem a rodeia acaba por ser solidário.

Por sua vez, o Guinness World Records afirma que “é uma honra dar as boas-vindas a Rumeysa. O seu espírito indomável e orgulho de se destacar da multidão é uma inspiração”.

“A categoria de mulher viva mais alta não muda com frequência, por isso estamos animados para partilhar essa notícia com o mundo”, pode ler-se no comunicado.

Coincidentemente, o homem vivo mais alto do mundo, Sultan Kösen, também é da Turquia e tem 2,51 centímetros de altura.

O Guinness World Records destaca, no entanto, que o facto de os recordistas masculino e feminino mais altos do mundo serem do mesmo país é “uma ocorrência rara”.

Segundo a CNN, a mulher mais alta já registada foi Zeng Jinlian, que vivia na província de Hunan, na China. A asiática media 2,46, mas faleceu em fevereiro de 1982.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …