/

Mulher infetada com covid-19 deu à luz um bebé saudável com anticorpos

Uma mulher de Singapura que contraiu a covid-19 durante a gravidez deu à luz um menino saudável com anticorpos contra o novo coronavírus, avança esta semana a imprensa internacional.

De acordo com o The Straits Times, Celine Ng-Chan, de 31 anos, estava grávida de dez semanas quando descobriu que ficou infetada com o coronavírus, que provoca a covid-19, depois de umas férias com a família na Europa, em março passado.

No início deste mês, deu à luz um menino saudável e com anticorpos contra o vírus.

“É muito interessante. O pediatra disse que os meus anticorpos desapareceram, mas Aldrin tem anticorpos contra a covid-19 (…) O meu medico suspeita que tenha havido uma transferência dos meus anticorpos para o bebé durante a gravidez”, disse em declarações mesmo jornal, citadas pela revista norte-americana Vice.

Tal como escreve a revista, Ng-Chan é uma das várias mulheres de Singapura que contraíram o novo coronavírus durante a gravidez.

No entanto, não se sabe ainda se uma mulher consegue transmitir o novo coronavírus ao feto ou ao bebé durante a gravidez ou o parto. Não se sabe também se os anticorpos detetados no sangue de Aldrin o tornam imune à covid-19.

“Ainda não se sabe se a presença destes anticorpos num bebé recém-nascido confere um grau de proteção contra a infeção por covid-19, muito menos se sabe sobre o tempo de duração desa proteção”, disse a professora associada Tan Hak Koon do Hospital Infantil e Feminino KK ao jornal The Straits Times.

Citando a diretrizes recentes do Royal College of Obstetricians and Gynecologists do Reino Unido, a professora recorda que é incomum, segundo as evidências atuais, a transmissão de covid-19 de uma grávida para o bebé através do parto ou gravidez.

Ng-Chan e Aldrin fazem agora parte de um estudo científico que analisa como é que a covid-19 pode afetar a saúde das mulheres grávidas e dos seus bebés.

“Acho que, sendo uma das poucas mães grávidas em Singapura a ter covid-19 durante a gravidez, é muito importante fazer agora parte da investigação para que possamos descobrir mais e talvez lutar melhor contra o vírus”, disse.

“Sou muito abençoada por ter Aldrin… é [um bebé] muito saudável. Sinto-me aliviada agora que a minha jornada da covid-19 finalmente acabou”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.