França. Mulher pede indemnização ao governo após pai contrair covid-19 no hospital e morrer

Mário Cruz / Lusa

Em março, Fabien Cohen-Ganouna, com 79 anos e imunodeprimido, foi hospitalizado devido a uma fratura na anca. Apesar de ficar numa sala de pressão negativa para evitar contágios, alguns dos profissionais de saúde que o trataram tinham covid-19 e transmitiam-lhe o vírus, acabando este por morrer.

“É um crime que os profissionais de saúde não sejam vacinados”, indicou a filha, Johanna Cohen-Ganouna, ao Parisien, citado pelo Observador, frisando que caso “estivessem protegidos contra a doença” o pai estaria vivo. Fabien Cohen-Ganouna já tinha tomado duas doses da vacina contra a covid-19.

A mulher quer processar o primeiro-ministro, Jean Castex, pelo desleixo e falta de cuidados no hospital, buscando uma indemnização para “honrar a memória” do pai e fazer justiça “a todas as famílias a que isto aconteceu”. “Espero que a vacinação passe a ser obrigatória para os profissionais de saúde que lidem com pacientes imunodeprimidos”, disse.

Durante o tempo em que esteve internado hospital Albert-Chenevier, em Créteil, Paris, Fabien Cohen-Ganouna não recebeu visitas devido ao perigo de contrair alguma doença. Contudo, nos seus “últimos dias de vida”, a filha conseguiu visitá-lo, mas viu que os “profissionais de saúde nem sequer utilizavam máscara”.

O pedido de indemnização não busca responsabilizar os profissionais de saúde que transmitiram a doença, mas sim o governo, por não obrigar que estes sejam vacinados. De acordo com o advogado da família, “92% dos médicos estão vacinados, mas apenas 55% dos profissionais de saúde estão inoculados”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto não faz qualquer sentido, até porque, afirmam as autoridades, ter estas vacinas não impede os contágios nem a sua propagação.

RESPONDER

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …

Portugal regista 19 mortes e 2.076 novos casos de covid-19

Portugal registou esta terça-feira 2.076 novos casos de infeção por covid-19 e mais 19 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se …

Disney obriga todos os trabalhadores a estarem vacinados contra a covid-19

A multinacional Walt Disney Company emitiu um comunicado onde exige que todos os seus trabalhadores sejam vacinados contra a covid-19. De acordo com o comunicado, citado pelo The Washington Post, os funcionários da maior empresa de …

Novo Banco afasta plano agressivo de saídas até ao final do ano

O Novo Banco afasta, até ao final do ano, a possibilidade de avançar com um plano mais agressivo de saídas de trabalhadores para cumprir as metas definidas por Bruxelas. De acordo com o Jornal de Negócios, …

Doença volta um ano depois a Wuhan e autoridades ordenam testes em massa

A cidade chinesa de Wuhan, no centro do país, anunciou hoje uma campanha de testes em massa à sua população de onze milhões de pessoas, depois de detetar três casos locais de doentes com Covid-19 …

Grécia com a pior vaga de calor dos últimos 30 anos. Governo pede à população para limitar consumo de energia

A Grécia está a ser atingida pela "pior vaga de calor" desde há mais de 30 anos, alertou esta segunda-feira o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que apelou para que a população limite o consumo de …

É (quase) certo: melhor participação de sempre de Portugal em Jogos Olímpicos

Terceira medalha já igualou os dois melhores registos de sempre. Mas é muito provável que Portugal ainda conquiste, no mínimo, mais uma medalha. Claro que o título deste artigo é arriscado. Mas não é assim tão …

Tiago Barbosa Ribeiro formaliza candidatura à Câmara do Porto e diz ter "ótima" relação com Costa

Secretário-geral do Partido Socialista não esteve presente na apresentação da candidatura do Tiago Barbosa Ribeiro à Câmara Municipal, a qual só aconteceu depois da desistência de Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, por falta …