Abasteceu mais de 500 vezes sem pagar. Golpe deu prejuízo de 30 mil euros

Usando um cartão presente em vez de um cartão de débito ou crédito, a norte-americana aproveitou-se de um glitch na máquina de pagamento de um posto de combustível. Abasteceu 510 vezes sem pagar um tostão.

Uma norte-americana de Lincoln, no estado de Nebraska, nos EUA, causou um prejuízo de quase 30 mil dólares (mais de 27 mil euros) num posto de combustível da região, após abastecer 510 vezes sem pagar um único tostão pela gasolina.

No total, a mulher de 45 anos roubou 28.012 litros de combustível do mesmo posto de combustível entre novembro de 2022 e junho de 2023, e utilizou a gasolina tanto para abastecer o próprio carro, como para encher o depósito de veículos de terceiros — cujos donos compravam os seus “serviços”.

As autoridades só se aperceberam do esquema após seis meses, quando a polícia local conseguiu rastrear as informações de um cartão presente que Dawn Thompson utilizou para contornar o sistema e roubar os vários milhares de litros de combustível.

A polícia detetou que a criminosa não tinha pontos suficientes acumulados nas suas compras para conseguir abastecer tantas vezes sem pagar e, ao analisar imagens das câmaras de vigilância, notou que o cartão também foi utilizado por outras pessoas de forma clandestina.

O golpe

O esquema utilizado pela cidadã norte-americana para contornar o sistema e conseguir subtrair mais de 28 mil litros de combustível foi ousado e, ao mesmo tempo, bastante simples, mas exigiu um vasto conhecimento na tecnologia usada.

A mulher tirou proveito de uma atualização de software no posto de combustível em que repetiu o golpe. Após ser atualizado, o sistema ficou com uma falha que permitiu que as pessoas usassem seus cartões presente em vez de um cartão de débito ou crédito.

Thompson percebeu que, ao passar o cartão presente duas vezes, a bomba mudava para um “modo de demonstração” que dava combustível gratuitamente ao dono do cartão. A partir daí, foi sempre a abrir: aproveitou-se para roubar um total de 28.012 litros de gasolina, além de passar o cartão por outras pessoas a troco de dinheiro.

A polícia disse que Thompson recebeu pela primeira vez o cartão de recompensa que usou de um homem que precisava de pagar uma dívida de um carro. Segundo a polícia, o homem não pôde ser interrogado porque já faleceu.

Após a falha ser descoberta e corrigida, a mulher foi detida e acusada. A fiança está fixada em 7500 dólares e a próxima audiência vai definir se permanecerá ou não detida na prisão de Lancaster, no dia 11 de abril.

ZAP // CanalTech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.