Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto.

A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para o Porto ficou pendente de um estudo, mas nada foi feito. Segundo o Expresso, a Comissão Independente para a Descentralização deveria pronunciar-se sobre a deslocalização, mas o Governo não fez qualquer pedido nesse sentido.

À edição deste sábado do Jornal de Notícias, João Cravinho, presidente da comissão, garante que o Governo não tomou nenhuma iniciativa para que o Infarmed fosse alvo de análise. “Não tivemos qualquer manifestação de interesse para que estudasse a deslocalização da sede do Infarmed.”

Os deputados confiaram à comissão a preparação de um processo de tomada de decisão sobre deslocalizações, desde logo com a criação de um grupo de trabalho para analisar que organismos e serviços do Estado poderiam mudar de localização e para onde e o Infarmed não estava na lista.

Além de não existir uma avaliação específica, a deslocalização do Infarmed de Lisboa para o Porto é uma questão que não faz parte do objeto da comissão, pelo que tem de ser tratada pelas estruturas da própria Administração Pública, explica João Cravinho.

Em dezembro de 2017, cerca de um mês depois de António Costa ter afirmado que o Infarmed iria mesmo para o Porto, foi constituído um grupo de trabalho dedicado para estudar o impacto da mudança, que viria a ser validada pelos peritos no fim de junho do ano seguinte.

O relatório deu luz verde à deslocalização, apontando ineficiências ao atual funcionamento do regulador. Liderado pelo antigo presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues, a conclusão do grupo de trabalho não teve o apoio de Maria do Céu Machado, então a responsável pelo Infarmed, e o ministro da Saúde à data, Adalberto Campos Fernandes, remeteu a decisão para a Comissão de Descentralização. A mesma a quem agora se sabe que nada foi pedido.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …