Mudança do Infarmed para o Porto. Costa prometeu, mas não cumpriu

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro prometeu, mas a Comissão Independente para a Descentralização não recebeu nenhum pedido do Governo para estudar deslocalização do Infarmed para o Porto.

A decisão polémica de mudar a localização da Autoridade do Medicamento para o Porto ficou pendente de um estudo, mas nada foi feito. Segundo o Expresso, a Comissão Independente para a Descentralização deveria pronunciar-se sobre a deslocalização, mas o Governo não fez qualquer pedido nesse sentido.

À edição deste sábado do Jornal de Notícias, João Cravinho, presidente da comissão, garante que o Governo não tomou nenhuma iniciativa para que o Infarmed fosse alvo de análise. “Não tivemos qualquer manifestação de interesse para que estudasse a deslocalização da sede do Infarmed.”

Os deputados confiaram à comissão a preparação de um processo de tomada de decisão sobre deslocalizações, desde logo com a criação de um grupo de trabalho para analisar que organismos e serviços do Estado poderiam mudar de localização e para onde e o Infarmed não estava na lista.

Além de não existir uma avaliação específica, a deslocalização do Infarmed de Lisboa para o Porto é uma questão que não faz parte do objeto da comissão, pelo que tem de ser tratada pelas estruturas da própria Administração Pública, explica João Cravinho.

Em dezembro de 2017, cerca de um mês depois de António Costa ter afirmado que o Infarmed iria mesmo para o Porto, foi constituído um grupo de trabalho dedicado para estudar o impacto da mudança, que viria a ser validada pelos peritos no fim de junho do ano seguinte.

O relatório deu luz verde à deslocalização, apontando ineficiências ao atual funcionamento do regulador. Liderado pelo antigo presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues, a conclusão do grupo de trabalho não teve o apoio de Maria do Céu Machado, então a responsável pelo Infarmed, e o ministro da Saúde à data, Adalberto Campos Fernandes, remeteu a decisão para a Comissão de Descentralização. A mesma a quem agora se sabe que nada foi pedido.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …